Tire Uma Soneca!

Sara Mednick é uma psicóloga que trabalha na University of  California, onde conduz sua pesquisa sobre sono, mais especificamente sobre os efeitos da soneca na mente e na memória. Em 2006, ela publicou o livro Take a Nap! Change Your Life (Tire uma soneca! Mude sua vida), tendo grande repercussão na mídia e sendo convidada a dar entrevistas nas principais mídias americanas.

Esse momento badalado de Mednick foi relatado em um recente artigo da revista Nature intitulado “Scientists as Stars“. Em sua página pessoal é possível conhecer melhor a pesquisa de Sara e ter acesso a publicações. Acesse a página dela “aqui“.

A pesquisa de Mednick, relatada no livro, demonstra que mesmo quantidades pequenas de sono como alguns minutos pode influenciar a performance de uma pessoa consideravelmente. Dentre os benefícios da soneca, Mednick descreve exemplos como aumento da atenção, aumento da criatividade, diminuição do stress, melhoria de habilidades motoras, melhoria da vida sexual e diminuição do risco de ataques cardíacos. Parece que a soneca anda sendo injustamente desprezada por nós. No video abaixo, Mednick comenta sobre sua pesquisa:

Nessa entrevista abaixo, Mednick comenta sua pesquisa e mostra um aparelho desenvolvido para tirar sonecas.

Mednick também faz uma comparação interessante entre a soneca e o café, encontrando dados que sugerem melhores efeitos da soneca em relação ao efeito do café na performance. No vídeo abaixo, Mednick explica de forma mais completa a sua pesquisa:

O sono parece ter uma grande importância para o nosso cérebro e para o nosso comportamento, de tal forma que mesmo quantidades pequenas de sono podem ser de grande utilidade para nós.

Referência:

Mednick, S. & Ehrman, M. (2006). Take a Nap! Change Your Life. New York: Workman Publishing Company.

Vance E (2010). Science communication: Scientist as star. Nature, 468 (7322), 365-6 PMID: 21085151

Discussão - 4 comentários

  1. Jéssica disse:

    viu? Sempre soube que a soneca fazia bem, mas nunca me deram ouvidos.
    O próximo passo é convencer a Universidade de fazer o cantinho da soneca, para nós, pobres alunos.
    Mas falando mais sobre o post, TODAS as pessoas se beneficiariam disso? Ou apenas algumas? Pq tem gente que diz que fica lento depois de dar uma dormidinha de alguns minutos, ou fica nervoso, ou com dor de cabeça, etc. Ou seria algo ao qual temos que nos acostumar?
    O blog tá ótimo, André, continue assim
    Beijo

  2. Olá, André. Eu não cheguei a ver os vídeos (posso fazê-lo depois, quando eu estiver com mais tempo), mas fiquei me perguntando sobre COMO fazer do sono um aliado, isto é, em que dose, quando e de quanto em quanto tempo dormir pode ser benéfico ou o contrário. Já ouvi por aí que dormir uns 15 minutos depois do almoço é uma prática revigorante…

    Um abraço, meu caro.

  3. André Rabelo disse:

    @Jéssica
    Obrigado pelo comentário Jéssica!
    Quanto à sua pergunta, as coisas não funcionam bem assim quando se trata de pesquisa experimental. O que os resultados dessa linha de pesquisa vem apresentando é que, em média, existe uma diferença significativa na performance de pessoas que cochilam, mas existem diferenças individuais nisso. O que se sabe ainda é mt primitivo e pelo que li até agora ainda não se investigou muito a fundo as diferenças individuais que influenciam o efeito da soneca.

    um abraço,
    André

  4. André Rabelo disse:

    @Daniel F. Gontijo
    Olá Daniel, obrigado pelo comentário!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro em si, mas pelo que vi na internet e nos vídeos, existem efeitos positivos para diferentes tempos de duração da soneca. Por exemplo, 25 minutos de soneca tem efeito sobre algumas funções cognitivas, 45 minutos tem efeito sobre mais algumas e assim por diante. Os vídeos que coloquei dão mais alguns detalhes, porém a regra de ouro é que quanto mais tempo a soneca durar, maiores serão os efeitos positivos, desde que não seja em excesso, é claro.

    um abraço,
    André

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM