The Changing Ape

The Changing Ape (algo como O Macaco Mutante ou que se modifica) foi um documentário produzido em 2010, onde a antropóloga Jill Pruetz, que por 9 anos se dedicou a estudar uma população de Chimpanzés em Fongoli, no Senegal, compartilha achados importantes que, segundo ela, podem reescrever o nosso entendimento do que é ser um humano e ser um chimpanzé.

Pruetz fez muitas filmagens que revelam comportamentos inesperados desses chimpanzés. A caça, a cultura, a diversão e o manuseio de ferramentas foram por muitos tempo aspectos considerados como delimitadores que separavam nós dos outros animais. Os dados que Pruetz relata e ilustra nas filmagens bota em questionamento o quanto esses aspectos realmente nos diferenciam, visto que muitos deles puderam ser observados nos chimpanzés de Fongoli.

Como é apontado no documentário, os novos dados encontrados por primatologistas, psicólogos e antropólogos que estudam a chamada “ciência dos primatas” vem trazendo à tona uma discussão que não agrada muito à nossa vaidade humana – ou mudamos aquilo que entendemos como a natureza humana ou consideramos os macacos seres humanos.

O documentário pode ser visto no youtube (seguem abaixo as partes do documentário).

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.