A Natureza Humana – Entre o Amor e a Guerra

Uma série de vídeos  foi produzida em 2010, patrocinada pela The Leakey Foundation, onde os primatologistas Frans de Waal e Richard Wrangham, assim como o psicólogo Steven Pinker, discutem a natureza humana. Os vídeos exploram perguntas como: Somos pacíficos ou agressivos por natureza? Tendemos a criar conflitos ou a cooperar?  Macacos possuem um senso de “justiça”? O que ocorre quando o poder é concentrado em um indivíduo ou uma nação?

De Waal apresenta evidências produzidas no âmbito da primatologia que podem nos ajudar a entender muitas características que temos em comum com símios como os bonobos e os chimpanzés.

Os vídeos são bem pequenos e podem ser vistos abaixo.

Discussão - 2 comentários

  1. Hugo disse:

    Parabéns André!

    Nos falamos há muito tempo... mas continuo lendo o blog.
    Realmente muito bom.
    Acho interessante como o olhar da ciência pode gerar uma nova análise sobre as ações humanas.
    Em última instância, independente de traços evolutivos, a compreensão do caminho que nos trouxe nos permite, dentro do possível, fazer escolhas mais sábias entre o instinto natural e a lógica social.
    Negar a ciência é abrir mão do direito que a capacidade investigativa do homem nos dá, de influenciar ativamente a evolução que seguirá.

    Abs,
    Hugo

  2. André Rabelo disse:

    @Hugo
    Olá Hugo, obrigado pelo comentário!
    Faz tempo que não nos falamos!
    Sábias palavras, concordo contigo.

    Não adianta fingir que não somos animais e que o entendimento da evolução da vida na Terra não tem nada a nos dizer sobre nós mesmos.

    um abraço,
    André

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.