Divulgação Científica no Rádio

Os psicólogos Dorothy Singer e Jerome Singer relatam no livro Imaginação e Jogos na Era Eletrônica que “muitos membros da geração do rádio provavelmente insistem que suas imaginações foram poderosamente estimuladas por ter de ouvir e então reconstruir pictoricamente as cenas visuais” (p. 13).

A nossa imaginação é uma fonte muito rica de idéias, e o rádio foi um meio muito comum de estimular a mesma em adultos e crianças, através de radionovelas e histórias. Muitas iniciativas estão surgindo no Brasil com o objetivo de, por meio do rádio, divulgar e discutir o conhecimento científico e a postura crítica.

Estas iniciativas tem uma importância imensa, pois além de informar sobre o conhecimento produzido pela ciência de forma acessível a leigos, alguns são voltados para crianças e adolescentes, estimulando a imaginação e a curiosidade destes, além do gosto pelo conhecimento e pela ciência. Apresento algumas dessas iniciativas a seguir.

Recentemente (16/03/2011) foi ao ar a estréia da radionovela “Verdades Inventadas”, um programa produzido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar em parceria com a Rádio UFSCar. O programa irá contar a história de Laura, uma adolescente que está no ensino médio e que começa a conhecer o mundo das descobertas científicas.

Em suas aventuras imaginativas, ela conhece e conversa com Darwin, Netown, Einstein e outros nomes da ciência. Além disso, Laura escreve sobre suas aventuras no blog viagensdalaura. O programa é dividido em 37 episódios de 10 minutos cada. Ele pode ser ouvido na Rádio UFSCar às 8h e às 12h:30, de segunda à sexta. O primeiro episódio pode ser ouvido “aqui“.

Outro programa de divulgação científica é o “Paidéia“, onde são abordados diferentes temas relacionados à cultura científica. Este programa também é uma iniciativa do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI).

Além de explicar diversos temas, o programa tem uma série de quadros como um em que são dadas dicas de como observar o céu da semana, a radionovela quinzenal “Um Universo entre Nós” e um espaço de participação ao vivo onde os telespectadores podem tirar suas dúvidas. Os episódios podem ser baixadas ou ouvidos “aqui”.

Reforçando o convite de conhecer um programa que ja foi divulgado aqui anteriormente, o “Fronteiras da Ciência” é transmitido pela rádio da UFRGS semanalmente e trata da discussão entre o que é ciencia e o que é mito. Ao longo da primeira temporada durante o ano de 2010, muitos temas foram discutidos no programa, com a presença de convidados ligados aos assuntos. Entre os temas, foram discutidas a psicanálise,  o método científico, o big bang, o fim do mundo, a biodiversidade, a homeopatia, a astrologia e outros temas controversos.

O programa iniciou sua segunda temporada ontem, dia 28, e promete seguir no ano de 2011 discutindo mais temas e aprofundando outros que foram discutidos em 2010.

Para quem está com preguiça de ler ou cansado demais, é só botar o episódio de algum destes programas para tocar e aprender um bocado com esse pessoal que tem se esforçado tanto para divulgar a ciência e estimular o pensmento crítico.

Discussão - 2 comentários

  1. [...] at Ciência – Uma Vela no Escuro » Divulgação Científica no Rádio Other Results :SAIL Vacancies 2011 | Steel Authority of India Limited Recruitment 2011 Negozio - [...]

  2. [...] Leia mais: Ciência – Uma Vela no Escuro » Divulgação Científica no Rádio [...]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.