II Dia Internacional de Desenhar Maomé

Hoje, dia 20/05/2011, é o II Dia Internacional de Desenhar Maomé. Pessoas no mundo todo desenham o profeta mulçumano como forma de protestar contra as mortes e a intolerância no mundo islâmico provocadas pelas charges publicadas no journal dinamarquês Jyllands Posten, em 2005.

A idéia do dia não é provocar a ira islâmica novamente ou desrespeitar gratuitamente a crença de mulçumanos, mas apenas lembrá-los, na forma pacífica de um desenho, que ninguém no resto do mundo precisa se submeter ao conjunto de idéias que compõem a sua religião e que o direito de expressão de idéias vem em primeiro lugar em outros lugares. Ao lado pode ser vista a minha contribuição hehehe

Se mulçumanos acham que sua cultura é privilegiada por algum motivo e que podem ditar qualquer coisa em outra cultura, como o tipo de desenho que fazemos, então a truculência islâmica não pode ser ignorada porque representa em potencial uma ameaça à liberdade de expressão de todos nós. Tal truculência é atual visto que propostas de aprovação de leis antiblasfêmia tem sido comuns em reuniões do conselho de direitos humanos da ONU. Na minha opnião, 100 mortes por causa de alguns desenhos não é uma forma justificável de expressar a sua crença, e é nesse sentido que os desenhos são um forma de protestar contra a intolerância religiosa e à favor do nosso direito de expressão de idéias, nesse caso, artísticas. Como eternizado pelo escritor Philip Pullman, ninguém tem o direito de viver uma vida sem se sentir ofendido. Mais desenhos podem ser vistos “aqui“. Viva a liberdade de desenhar!

Discussão - 3 comentários

  1. Que legal, não sabia desse acontecico... que absurdo!
    E essa dia... existe mesmo? É universal? Rsrs

  2. André Rabelo disse:

    @Isabella Ferraz, existe sim, pessoas no mundo todo tem feito desenhos e publicado na internet desde o acontecimento!

    um abraço,
    André

  3. Dogger disse:

    Vai ter em 2014 depois do que aconteceu em Cosmos?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.