GoCognitive: Aprenda neurociência cognitiva com os próprios pesquisadores

Se você se interessa pelo estudo da cognição humana, assim como eu, hoje você terá um presentinho aqui no blog!

Minha última descoberta na web foi o projeto GoCognitive.

No site deste projeto, é possível ter acesso a um catálogo de vídeos de diversas entrevistas com os grandes pesquisadores das área de psicologia cognitiva e neurociência cognitiva, discutindo temas como memória, percepção, atenção, interfaces cérebro-computador, dislexia e técnicas da neurociência como aparelhos de ressonância magnética funcional (fMRI), além de você poder participar, em breve, de quizzes com perguntas sobre psicologia cognitiva e neurociência cognitiva para testar os seus conhecimentos.

Vídeos e quizzes já são muito legais, mas o site ainda por cima oferece uma sessão de demonstrações práticas das pesquisas na área que você pode fazer na hora e descobrir, por exemplo, quais são os limites da sua capacidade de memória e atenção. Trago abaixo alguns dos vídeos mais interessantes que vi por lá.

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=7yvWIpQYQbM&feature=player_embedded#!”]

Neste vídeo, um dos maiores pesquisadores da memória humana, o professor Alan Baddeley, discute a diferença entre a memória de curto prazo e a de longo prazo enquanto relata o início da sua carreira na psicologia cognitiva.

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=PKzz1OAiTRQ”]

Michael Posner é um dos pioneiros da neurociência cognitiva e um dos maiores estudiosos das bases neurais da atenção. Nesta entrevista, ele discute as implicações que a neurociência cognitiva oferece para a educação.

[youtube_sc url=”http://www.youtube.com/watch?v=oYqSF62UzOE&feature=player_embedded#!”]

Por último, Alym Amlani, um mágico profissional, discute sobre como alguns processos cognitivos, especialmente a atenção, são centrais na prática do mágico e como a habilidade do mágico em saber manipular a atenção de sua platéia pode fazer toda a diferença entre um número bem feito e um fracasso.

Para quem se interesse por estes temas, recomendo dar uma boa fuçada lá que você encontrará com certeza coisas muito interessantes!

Discussão - 4 comentários

  1. Jenny Horta disse:

    Muito interessante esta dica!! Gostei demais, pois estou fazendo um curso muito bom e esta dica enriquecerá meus conhecimentos! Valeu!!

  2. Adriana Ferreira disse:

    Excelente a dica Gocognitive!!! Estou cadastrada no site e os vídeos são excelentes.

  3. DALVA KOERCH NUERNBERG disse:

    Estou tentado aprender mais sobre estes assuntos. Apaixonada pela neurociencia e educação.

  4. André Sampaio disse:

    Grato. Será de extrema utilidade.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.