Você leva jeito para psicologia?

Você leva jeito para ser um psicólogo?

Você é um bom ouvinte? Da bons conselhos para os seus amigos? Seus pitacos sobre porque alguém fez algo normalmente acabam se mostrando certos? Se sim, então você provavelmente já ouviu alguém lhe dizer que “você seria um bom psicólogo” ou “você leva jeito para a psicologia.” Entretanto, muitas vezes, a visão que as pessoas tem sobre o que é a psicologia e o que é preciso para ser um bom psicólogo não será um bom guia para você descobrir se leva jeito para a coisa. Um estudante que quiser se graduar em psicologia e se tornar um profissional vai precisar de muito mais do que bons pitacos e um bom ouvido, embora essa parte do corpo seja essencial.

Seguem abaixo cinco características que eu considero importantes para alguém que planeja se aventurar nos mares agitados da psicologia brasileira.

Coragem

Para começo de conversa, você precisa ser uma pessoa corajosa e honesta consigo mesma para reconhecer que gostaria de fazer psicologia, e mais corajosa ainda para contar aos seus pais! Eu já passei por isso, não foi fácil. Afinal de contas, o sonho deles é, em geral, ter um(a) filho(a) médico(a) ou advogado(a). Eles querem que os filhos agarrem os empregos que oferecem a maior estabilidade financeira e status social disponíveis na nossa sociedade, e quando ouvem o(a) filho(a) dizendo que quer ser um(a) psicólogo(a) já pensam que ele(a) passará fome e talvez até fique doido(a).

Mas não adianta, algumas pessoas simplesmente não conseguiriam ser felizes sendo médicos ou advogados e a maioria dos pais se sentem convencidos quando percebem que os seus filhos estão sendo sinceros. Alguns de nós querem entender porque as pessoas fazem o que elas fazem, porque elas pensam o que pensam ou querem ajudar os outros a lidarem com seus problemas psicológicos – e talvez se entender um pouco melhor no meio do caminho. Existem milhões de pessoas como estas ao redor do mundo trabalhando em universidades, consultórios e empresas, fazendo um trabalho que as tornam felizes e de estômago cheio (por mais que você dificilmente se torne um bilionário ganhando apenas o que um psicólogo ganha).

Curiosidade

Todos gostaríamos de poder entender melhor os outros e a nós mesmos. A vida poderia ser muito mais fácil se conseguíssemos entender porque as pessoas com as quais convivemos fazem coisas ruins às vezes ou porque nós nos sentimos exageradamente angustiados em uma determinada situação. A diferença da maioria das pessoas para as que se tornarão ou se tornaram psicólogas é que entender o ser humano não é só um desejo, é algo que nos move, às vezes profundamente.

A curiosidade pelo ser humano é poderosa dentro de nós e faremos questão de estar atualizados sobre o que se entende deste assunto atualmente. Se possível, tentaremos contribuir para a construção deste conhecimento com pesquisas nossas ou usaremos estes conhecimento para ajudar as pessoas a aliviarem os seus sofrimentos. O que importa é o barato de olhar para trás daqui há um tempo e saber que você está lidando no seu trabalho com um dos objetos mais complexos que a ciência já se dispôs a entender e que é um grande privilégio fazer parte deste grupo de pessoas curiosas.

Amar Gostar de ler

Gostar é pouco, você precisa amar ler (ou pelo menos estar disposto a começar a amar)! Esteja disposto a perder muitas e muitas horas da sua vida… lendo. Sim, você lerá muito, vai cansar de ler às vezes, vai querer rasgar o seu livro… mas, no fim do dia, talvez você perceba o quanto valeu a pena ler. Nem todas as leituras serão ótimas, fáceis, bem escritas e realmente informativas, mas algumas delas podem mudar a sua visão de mundo. Algumas delas podem te trazer conhecimentos que você nunca imaginaria por si só e que poderão ser úteis a você no seu dia-a-dia. Algumas delas farão você querer nunca ter tido um olho para ser obrigado a ler aquilo, mas outras farão você se sentir privilegiado de estar vivendo em uma época em que nós, seres humanos, fomos capazes de entender um aspecto tão particular e interessante de nós mesmos. Alguns textos te tornarão uma pessoa mais humilde e compreensiva com os outros, pois te farão perceber o quanto o ser humano é falível e imperfeito, embora também seja tão flexível e admirável. Se você está com preguiça de continuar lendo esse texto, mas deseja fazer psicologia, aqui fica a dica: leia este e todos os outros textos deste blog, assim como de muitos outros, pois você precisará ser um leitor afiado e não terá descanso!

“Senso crítico”

Do primeiro ao último dia de aula, um aluno de graduação em psicologia no Brasil é bombardeado com professores, ideias e teorias que, quando juntas, podem não fazer muito sentido. As abordagens adotadas na psicologia são notoriamente hostis umas com as outras se comparado com o que ocorre em outras ciências, como a biologia e a física. Não será difícil para um graduando aprender algo em uma aula e, em uma outra aula, aprender algo contraditório com o que foi ensinado antes. Trava-se uma batalha política silenciosa dentro de muitos institutos de psicologia em universidades brasileiras, onde os alunos são a munição da batalha.

Cada grupo luta pela sua expansão e os alunos são persuadidos todos os semestre, por diferentes professores, a pensarem coisas quase opostas sobre o que é a psicologia, como ela deveria ser feita e até mesmo sobre o que é “ser crítico.” Não há regra de ouro sobre como lidar com estas ambiguidades, mas o que vale aqui é nunca se acomodar com uma única visão das coisas e sempre rever as suas opiniões. Conhecer as diferentes perspectivas, as suas vantagens e limitações é o único antídoto disponível (não totalmente eficaz). E quando alguém lhe disser o que você deve pensar para estar sendo “realmente crítico,” desconfie disso também. Se você quer ser um psicólogo, é melhor começar a saber conviver com a incerteza constante e a suspender seus julgamentos indefinidamente sobre várias coisas.

 Cabeça aberta

A psicologia não é um curso para qualquer um. Você será exposto ao que entendemos atualmente sobre o ser humano, e isso nem sempre será agradável ou coerente com as suas crenças. O importante é você entrar no curso desde o começo com a cabeça aberta, disposto a rever as suas ideias e talvez mudá-las se achar necessário. O machismo, o preconceito racial e a homofobia são alguns exemplos de influências sociais que, sem notarmos, moldam a maneira como percebemos o mundo e agimos com os outros. Na psicologia, você aprenderá que muitas destas visões são questionáveis e prejudicam a vida de milhares de pessoas. Em suma, não importa o quão tradicional ou moderno você seja, provavelmente você precisará rever noções básicas e, novamente, suspender seus julgamentos indefinidamente sobre diversas coisas ou mudar seus julgamentos.

O que há de bom então?

Talvez até aqui tenha parecido que eu só falei de coisas que dão trabalho na psicologia, que são difíceis de lidar e de entender. Se você quer dedicar pelo menos 5 anos da sua vida a algo, eu acho que seria bom saber onde você está entrando e das dificuldades que você poderia enfrentar (que são muitas). Nem sempre as coisas serão fáceis, nem sempre serão tão difíceis, mas há algo na psicologia de especial. Nós somos as pessoas privilegiadas que tem o maior acesso ao conhecimento disponível atualmente sobre o ser humano. Isso pode ser muito útil e divertido se você vive em um planeta habitado por seres humanos – afinal de contas, nós somos os especialistas do ser humano em um planeta cheio de humanos.

Nós podemos usar nossos conhecimentos no dia-a-dia para ajudar as outras pessoas e a nós mesmos. Nós podemos participar ativamente e diretamente da construção deste conhecimento ou ajudar várias pessoas a viverem vidas mais dignas e felizes. Um psicólogo sempre tem o potencial de fazer a diferença na vida de muitas pessoas, às quais ele nunca irá conhecer pessoalmente. Isso não significa que as outras áreas da ciência não possam contribuir para a qualidade de vida das pessoas, mas nós temos uma contribuição especial e particular para oferecer que as outras não serão capazes de oferecer. Eu espero que, daqui há um tempo, querer ser um psicólogo seja visto por pais como algo “bonito” e digno. Eu acho que escolhi uma profissão muito bonita, inspiradora e intrigante. Desde que eu comecei o meu curso, não houve uma semana na qual eu tenha acordado sem pensar em como eu gosto de fazer o que eu faço, sem pensar em como seria insuportável estar fazendo o que as pessoas gostariam que eu fizesse na época em que eu precisei escolher este curso. Ser um psicólogo pode não ser sinônimo de ser rico, simpático ou famoso, mas pode ser a profissão sem a qual você passaria o resto da vida se perguntando “e se…?”

Discussão - 218 comentários

  1. Jonas disse:

    Gostei muito do texto. Com certeza foi um empurrãozinho a mais em direção à psicologia. ^^

  2. Jéssica disse:

    Ótimo texto...Estou quase concluindo o curso, mas se estivesse prestes a começar e tivesse lido, só afirmaria meu desejo de cursar Psicologia!

  3. Tanara disse:

    Gostei muito do texto e concordo com você em muitos aspectos.
    Estou formada desde 2003 e também precisei de muuuuiita coragem...."tem certeza???? você não vai morrer de fome?".
    mas apesar de todas as dificuldades na trajetória profissional, tenho certeza de que acertei na escolha.
    grande abraço

  4. Luiza disse:

    Parabéns pelo texto! Achei incrível e, com certeza, foi um dos melhores posts sobre Cursos de Graduação que eu já li (sem contar a vontade de estudar psicologia que eu já tenho, hahah)

  5. Isabel disse:

    Estou no primeiro ano da psicologia e gostando muito! Tenho certeza que é o que quero para minha vida!! Parabéns pelo texto e realmente não é um curso "fácil"...porém de grande valia para nós e para as pessoas que poderemos auxiliar...Ameii...

  6. Ciane disse:

    Parabéns pelo texto! Sem dúvidas essas são dicas infalíveis para quem quer cursar Psicologia.. Eu estou no 4º Período do curso e cada vez me apaixono mais! Desisti de Direito para seguir o que realmente era meu sonho e, até agora nunca me arrependi pela decisão que tomei! Ao contrário, hoje agradeço a Deus por ter me permitido me encontrar nesse curso maravilhoso! Parabéns pela iniciativa desse post, será de grande importância para aqueles indecisos de plantão.. rsrsrsrs abraços...

  7. ALESSANDRA disse:

    Nossa foi muito bom esse texto sobre ser um Psicologo,sou Enfermeira e essa é uma das minhas paixões mas através do meu trabalho estou me descobrindo e pensando em fazer Psicologia,acho q entender e ajudar as pessoas a se descobrirem nesse mundo é uma das minhas abilidades.Parabéns pelo texto e adoraria receber e-mails sobre o assunto.Obrigado ...

  8. Jacquelone Ribeiro disse:

    O texto foi muito bem expressado. Amo a psicologia e com essas palavras são um incentivo a mais... eu gostei muito da questão de revelar aos pais que desejamos ser psicologos, é realmente um pouco complicado. Viva o conhecimento!!

  9. Fátima Meneses de Oliva disse:

    Adorei o texto e a sua franqueza para com quem escolheu seguir essa profissão. Estou decidida, acho que já perdi muito tempo, mas sei também que as coisa só acontecem quando realmente devem acontecer. Hoje aos quarenta e nove anos, mãe de três filhos que cursam Direito e casada com um homem, pai deles, que também, na maior idade escolheu fazer o Curso de Direito, não me sinto motivada por este curso, sei o que quero realmente ser; Psicóloga, por muitos motivos!

  10. Cristiano disse:

    Só alguém com uma grande bagagem de conhecimento consegue escrever um texto com essa grandiosidade, Parabéns gostei muito.

  11. Felipe Lins disse:

    Gostar de ler e ter a mente aberta são duas coisas primordiais. Se você não gosta de ler e não está disposto a mudar as ideias que você tem do mundo, então vai ter um dificuldade imensa no curso.

  12. Rafa disse:

    Adorei esse post! Eu estou com vontade de cursar psicologia desde o ano passado, quando terminei o ensino médio. A cada dia me sinto mais motivada, pois meus pais também apoiam! Não vejo a hora de começar o curso.

  13. Lucilia santos disse:

    nossa como fiquei feliz em ler esse texto, obrigado mesmo André rabelo foi de extrema importância pra mim valeu...me ajudou na minha decisão quero ser psicóloga sim com certeza...
    .

  14. Carla disse:

    *_* Adorei as dicas
    Foi muito bom ler esses parágrafos, pois me preparou um pouco mais para essa caminhada que pretendo trilhar. Parabéns! _

  15. Rosangela disse:

    Nessa história toda faço o papel dos pais, no caso a mãe e apesar de achar uma profissão encantadora, temo pelo futuro profissional de meu filho. Psicólogos raramente são reconhecidos como um profissional necessário. Na grande maioria das vezes os enxergamos como um paleativo apenas nas horas de crise e que não resolvem nada. A classe poderia mostrar mais a que veio, não acham?

  16. Mariza disse:

    Gostei muito do texto, meu sonho é ser psicóloga. Ainda nao consegui entrar na universidade. Mas creio na minha capacidade e não desisto, pois acho uma profissão muito, muito bonita, que vai além de somente compreender alguem, de entender e ajudar, é tbm benéfica para nós mesmos, é como alimentar a alma. Amo muito psicologia e parabéns a vcs que tbm estão atras desse sonho, se é isso mesmo que vcs querem nao desistam! Pois muitas pessoas tbm tem um sonho de estar ao menos onde vcs estao. bjo.

  17. LV disse:

    Sou psicólogo, e digo, para quem se interessa e pretende cursar psicologia: os fatores pontuados no texto são mesmo importantes, principalmente ter uma cabeça aberta, mas o fator principal e determinante para saber se alguém leva jeito para a psicologia é o INTERESSE prévio pelo CONTEÚDO FORMAL da psicologia, e não pelo conteúdo proveniente do senso comum. Na realidade, este é o fator determinante em qualquer profissão. O que mais vai pesar na diferença de um bom ou mau aluno, ou de um bom ou mau profissional é o grau de interesse que ele tem naquilo que está cursando ou já cursou. Mostrar interesse prévio sobre o conteúdo daquilo que pretende cursar significa ter contato prévio com materiais relacionados ao curso, ler não só análises e descrições do curso pela internet (como esta aqui do blog), mas procurar sobre as teorias e os estudos que são abordados no curso. No caso da psicologia, ler o que é psicologia, ler sobre a psicologia científica, ler sobre algumas das principais abordagens existentes, e ver se há uma identificação com o conteúdo. A psicologia infelizmente é muito banalizada, e por isso carrega uma imagem muito forte no senso comum, que não corresponde ao real. O perigo (e que acontece de um jeito alarmante) é que uma infinidade de pessoas resolvem cursar psicologia por uma imagem popular errônea, proveniente do senso comum. Muitas dessas pessoas acham que o talento para a psicologia está na facilidade que a pessoa tem em dar conselhos, em ouvir os problemas dos outros, em ser calmo e paciente, em gostar de ajudar o próximo, em lidar bem com crianças, etc. Isso não é indício de talento para a psicologia. Pode realmente ser um acréscimo, mas não talento. Pode ser um acréscido ao talento, mas o talento está muito mais no interesse/identificação com o conteúdo formal da psicologia, e não com essa imagem do senso comum. Muita gente também entra no curso por confundir a psicologia com a imagem também banalizada da psicanálise de Freud, dando uma ênfase e valor excessivo nessa teoria e no próprio Freud (na imagem mítica que o senso comum carrega de Freud) sem nem conhece-la de fato, e sem nem conhecer as muitas outras teorias existentes, sem nem conhecer os muitos outros nomes importantíssimos para a psicologia, etc. Outros acham que vão ser algo como "videntes", analisando gestos, desmascarando personalidades, persuandindo, manipulando, interpretando sonhos, hipnotizando os clientes; e esta também é uma imagem bastante fantasiosa do senso comum. A psicologia é tão banalizada que as pessoas a vêem com certo misticismo, de um jeito meio artístico, rebuscado, e se esquecem (ou nem sabem) que ela é uma ciência, e é uma área de conhecimento formal como todas as outras, como todos os outros cursos. E, além do mais, é uma área extremamente complexa, extremamente abrangente, extremamente difícil. A "mente" humana é extremamente complexa e mutável. É mais complexa que qualquer cálculo, porque além de vasta e complexa, nunca tem um resultado fixo e objetivo. E essa enorme dificuldade que existe na psicologia não está na forma de avaliação das universidades, pois no curso se aprende superficialmente os conteúdos. Este é outro erro, depositar a aquisição de conhecimento totalmente no curso, quando 80% dela deve ser feita pelo próprio aluno, através de seu interesse e responsabilidade, se quiser realmente compreender aquilo. Nos cursos, costumam "passar por cima" das teorias. Não é o suficiente. Como já disse, o conteúdo é muito vasto. Infelizmente os cursos de psicologia não conseguem barrar os maus alunos pelas avaliações, principalmente nas particulares, diferente de cursos das exatas como por exemplo nos cursos de engenharia. Esses levam a fama de serem muito difíceis, fama esta decorrente das avaliações. Com a psicologia ocorre o contrário, os alunos acabam conseguindo se formar sendo insuficientemente bons, mas o conteúdo com certeza é muito maior, mais complexo e mais difícil do que qualquer curso de engenharia. Essa imagem de senso comum e descompromisso com o conteúdo acaba fazendo as pessoas depositarem a capacidade de ser um bom psicólogo totalmente nas características de quem escolhe o curso, e se esquecem que o principal está no conteúdo a ser estudado e compreendido. Na dedicação não em ouvir o problema dos outros, em dar conselhos (até porque psicólogo nem serve para dar conselhos), mas em se dedicar ao máximo a estudar a psicologia. Dedicação essa que vai depender quase que inteiramente do interesse da pessoa na psicologia propriamente dita, no conteúdo. Sem esse interesse, fica difícil se dedicar e ser bom naquilo que se propôs a fazer, e acaba sendo só mais um aluno medíocre, que se transformará num profissional medíocre, que tratará sua profissão de uma forma medíocre, e que resultará no que vemos hoje na psicologia e em muitas outras profissões: perda de credibilidade pela má atuação dos profissionais, banalização, deturpação da área pelo senso comum e depois disso uma perpetuação de maus estudantes e profissionais, decorrentes dessa banalização e por imagens do senso comum (tudo o já citei anteriormente). Então, se quer fazer psicologia, recomendo fortemente que esteja interessado no conteúdo desta área. =)

  18. Jocilene Vieira disse:

    Em minha vida eu só tive duas grandes certezas, ser Mãe, e ser Psicóloga. A Psicologia me impulsiona para vida, me faz acreditar que o ser humano é capaz de ir muito mais além, do que ele mesmo possa imaginar. Trabalhar com seus conflitos internos, com sua angustias me torna uma pessoa realizada e feliz. Poder fazer parte da vida daquela pessoa, sendo um intermediador, para auxilia- la em seu auto-conhecimento, me faz acreditar em uma sociedade, melhor com qualidade de vida. Nosso campo é amplo e cheio de mistérios, somente trabalhando com amor, devoção, serenidade, dedicação é, que seremos realmente Psicólogos.

  19. Marina disse:

    Encontrei esse post na página do face psicoloucos e fui logo me identificando com tudo. Estou no terceiro ano do ensino médio, quando falei para minha mãe que queria ser psicologa, ela logo soltou a frase: "vai passa fome". Já esperava algo assim, falei para o meu pai e ele foi logo falando: "porque não faz medicina?" Até gosto de medicina, mas eu sei que não é o que eu quero, eu quero ser psicologa. Não sou de dar conselhos e não sirvo muito para ombro amigo, mas adoro ler, tenho a mente aberta, tenho coragem (ou pelo menos um pouco) e acho que meu senso critico não é tão ruim. Meu professor de sociologia que vive dizendo que meu senso critico é afiado, mas será mesmo? De qualquer modo, seu texto me deu a certeza de que é isso mesmo que eu quero. Meu pai, minha mãe, meus professores, irmãos, enfim, todo mundo fala para eu fazer outra coisa. Mas é psicologia que eu quero e psicologia que vou fazer (ou ao menos tentar!). Obrigada por escrever esse artigo, tenho certeza que vai ser util para muita gente. E é claro, psicologia é uma ciência muito bonita, e por mais que não possamos ficar ricos com ela, merece respeito e deveria ser tratada do jeito que merece

  20. Diego .C disse:

    Parabéns texto muito lindo e com todas dicas para quem quer entrar neste mundo chamado psicologia estou no primeiro ano e sou completamente apaixonado pelo curso.

  21. Tiago Silva Franco disse:

    Estava com algumas duvidas quanto a começar a fazer o curso ou ñ, mas depois que li este tópico, acredito estar no curso certo.

  22. gabriela disse:

    eu sou louka por psicologia mas nao tenho como pagar a faculdede essa eminha maior tristeza

  23. gleice disse:

    obrg. pela ajuda estou muito interessada em psicologia gosto muito de ajuda as pessoas...

  24. elias martins disse:

    estou iniciando o curso de psicologia, sempre tive vontade de cursar, apareceu a oportunidade, sou formado em teologia, tenho 52 anos e acho que esse é o curso que vou me apaixonar completamente, agradeço pelas informações, com certeza estão reforçando meu desejo de ser útil, como psicólogo!

  25. NELSON VIANA disse:

    Sou psicologo e se me oferecer gratuitamente um curso em outra área , com certeza negaria ,.Amo o que faço e faço por amor.

  26. Erica disse:

    estou muito satisfeita com o texto, desde de criança meu sonho é ser psicologa, trabalho em outra area, montei meu negoçio, mas mesmo assim não vou desistir de realizar o meu maior desejo que é ser psicologa mesmo tendo que abrir mão da minha outra profissão.

  27. Iohana disse:

    Eu estou terminando o ensino médio. Estou ficando louca pois não tenho a minima ideia do que fazer. E li o artigo gostei,muito(muito mesmo) mais tbm li um comentário de um psicologo, ai fiquei indecisa pois, eu leio (mais sô aquilo que me interessa) como os livros do Sidney Sheldon (adoro). Mais eu queria algo que me motiva-se mais pois sou muito indecisa e tenho medo de dar algo errado. Por favo me dar uma ajuda.

  28. André Rabelo disse:

    Agradeço a todos pelos comentários! Fico sinceramente feliz que tenham gostado do texto e que de alguma maneira ele tenha incentivado alguns de vocês!

    Abraço!

  29. vitória gabrielly souza cruz disse:

    Gostei muito e vou mostrar aos meus amigos..

  30. CAMILA disse:

    Muito bom esse texto! Nós temos que estudar aquilo que " a gente" gosta, cada um tem a sua vocação para cada coisa, deu para esclarecer todas as minhas dúvidas sobre o curso.... Mas cai entre nós essa história do psicólogo passar fome, só se ele não tiver livre e espontânea vontade de se especializar com pós, mestrado e doutorado, até porque nos dias de hoje uma pequena graduação não está valendo mais nada... Se eu estudar psicologia (na minha opinião) eu iria com certeza abrir um consultório, porque se eu esperar pelos concursos públicos, eu não atuarei na área da psicologia nunca, até porque esses políticos de hoje não fazem nada pelos médicos, assistentes sociais, psicólogos e etc... Só querem o dinheiro do povo brasileiro para viverem na regalia e na mordomia...

  31. Mateus disse:

    Uma pena ter sido tarde demais para mim, sempre amei psicologia, até tenho um blog de autoajuda, ams passe pelo mesmo problema com meu pai, ele me convenceu que a engenharia seria a melhor opção... Desde então não escrevo mais no blog e sofro estudando...

  32. yula thailane disse:

    Eu tenho 11anos e muita vontade de ser psicóloga. Meus pais não concordam com minha decisão mas vão ter que se acostumar .

  33. Carol disse:

    Tenho 18 anos, e adimiro muito a Psicologia, tenho orgulho dessa profissão.Gostaria muito de cursar em uma Faculdade de Psicologia , mas tem um probleminha,não suporto ler! Até tento, começo, mas dificilmente termino a leitura. Desanimei em questão a isso 🙁

  34. Bruna Rocha disse:

    Sem dúvidas, esse texto abriu a minha mente e me fez ter a certeza da profissão que desejo ingressar. Psicologia é um curso que me trará benefícios e me realizará profissionalmente!!

  35. Ruth Queiroz disse:

    AMEI tudo isso!
    Tenho 15 anos e estou no 2º ano do ensino médio. Nunca fui de pensar muito em que curso fazer, só me preocupava em estudar e tirar boas notas na escola. Mas agora estou sendo obrigada a tomar uma decisão, pois os anos estão passando rápido e logo, logo já estarei na faculdade.
    Vejo meus amigos falando que tem sonhos desde de criança que querem fazer Arquitetura, Medicina, Engearia, enfim... Mas eu nunca pensei em nada, nunca tive sonhos, certo que em alguns momentos você ouve falar que um médico curou sua mamãe, ou um Arquiteto construiu sua casa, e às vezes dar vontade de seguir algumas dessas profissões, mas não é algo que amamos e queremos para o resto da vida. Foi então eu queria saber o que acontece com a cabeça do ser humano, por que somos diferentes? E por que não conseguimos compreender tal coisas que acontecem na vida da gente? Desde então comecei a pesquisar sobre a psicologia, e descobri coisas incríveis. Acho que é isso que realmente quero pra minha vida. Entender mentes! Somos/ seremos doutores de mentes!

  36. Marlon soares disse:

    Não vou desistir de fazer Psicologia

  37. Ana Carolina disse:

    Tenho 16 anos.Estou cursando o 1 ano do ensino médio e ate agora me interessei por Psicologia e se Deus quizer vou ser uma otima Psicologa.

  38. josiane disse:

    Adorei o texto ! foi muito bem escrito
    eu quero muito me forma em pscologia e esse
    seu texto me ajudou !

  39. Muriel disse:

    Olá, eu tenho 19 anos e cursava Sistemas de Informação, porque sempre achei, que apesar de gostar de psicologia, e ter todas as características que foram citadas aqui no blog, não me encaixaria no curso porque sou tímido. Até que ponto a timidez atrapalha em psicologia? E quero saber também, se a pessoa precisa ser extremamente extrovertida, porque eu posso até mudar e ser mais sociável, mas não que vou me atropelar nas palavras. Sou mais quieto, reservado.

  40. luana disse:

    AMEI ESSE TEXTO SIMPLISMENTE ESCLARECEDOR

  41. orlando disse:

    ser psicólogo não parece fácil ,mais com muita coragem,e sem essa timides que tenho vou fazer o curso com a ajuda dos santos que sou devocioneiro.

  42. Ficou muito legal o texto, deu pra ter um pouco de noção.
    Um dia vou dar meu depoimento sobre este curso.

    Abraço a todos e seja feliz na escolha.

  43. Thaís disse:

    Oi. Eu gostei muito do texto e de como vc descreve o amor pela profissão...
    Sou estudante de arquitetura, estou no 1 semestre. Sempre me interessei por psicologia, minha mãe queria que eu estudasse engenharia.. comecei a pesquisar sobre as duas profissões: arquitetura e psicologia , fiquei realmente em duvida, pq sao coisas que imagino pra mim, apesar de tão diferentes. Falei pra minha mãe sobre fazer psicologia e ela disse isso, sobre nao trazer retorno financeiro, que eu devia fazer arquitetura e ela ia pagar minha faculdade. sinceramente eu gostei de arquitetura, é fascinante, mas nao tenho certeza que eh pra mim, é o que eu nao imaginava que seria. Agora tenho medo de falar pra ela sobre mudar de curso agora, principalmente pq eh ela que paga minha faculdade o seu texto só me incentivou a fazer psicologia e os comentários que li no blog tb, alguém disse que estudou engenharia pq os pais queriam e se arrependeu, tenho medo de continuar fazendo arquitetura e me arrepender...

  44. lusmarina dos santos santos disse:

    tenho 31 anos e só agora estou tendo a oportunidade de fazer uma faculdade e já me matriculei no curso de enfermagem ,mas estou em duvida sobre esta profissão ,gosto muito de cuidar de pessoas e pensei em fazer psicologia também e esta matéria me deu mais vontade ainda de cursar psicologia .

  45. Emily Reis disse:

    Realmente é maravilhoso esse texto. Tudo que eu estou passando. Mas não vou desistir, psicologia é meu maior sonho! Cuidar de pessoas e poder ajuda-las não tem preço.

  46. MIRANILDE RIBEIRO DA CUNHA disse:

    Cada dia que passa tenho mais certeza de que foi boa a minha escolha por psicologia, é simplesmente lindo!

  47. Ana Claudia disse:

    Amei o texto...Parabens"*
    Vou começar esse ano em psicologia,
    Estou anciosa...e animada. 🙂

  48. amanda disse:

    nossa eu adorei o texto parabéns. A algum tempo atras 1 més mais ou menos eu não sabia oque realmente queria ser mais hoje eu tenho uma certa afinidade com psicologia. Então estou certa do que eu quero e bem animada também sei que não é fácil mais é melhor do que fazer oque não gosta..

  49. larissa disse:

    eu tenho 17 anos tenho muitas duvidas e se eu nao gostar mais depois q eu li esse texto sei q vou gostar sempre gostei de ficar olhando como as pessoas sao e sei q muitas pessoas tem medo de fazer pq as pessoas falam q isso nao da muit futuro mais como eu li em outros site qm faz o futuro e vc

  50. Lucas Renato disse:

    Bom sou muito novo ainda tenho muito tempo para pensar , mais estou com muita vontade , mesmo de fazer psicologia , poder entender mais sobre cada ser humano e poder ajudá-lo da melhor forma possível , ajudar á cada um á enfrentar transtornos que passam em sua vida , confesso que não gosto muito de ler mais como estou chegando em uma fase que está sendo praticamente obrigatório ler , vou tentar me acostumar e amar mais e mais ler ..
    Obrigado seu texto me ajudou muito :DD

  51. paulo henrique disse:

    O seu texto me ajudou bastante, ainda tenho dúvidas, na verdade acho que não são dúvidas e sim medo. tentei fazer alguns cursos como adm e mecatrônica mais não de certo , não sei talvez tentei área diferente da minha vida Profissional ja q trabalhei boa parte da minha vida na are de saúde. estou disposto a encarar o medo mais uma vez e fazer algo q sempre tive vontade.

  52. everton disse:

    Sempre tive certeza que faria jornalismo, até que conheci a psicologia, pesquisei sobre, mais quando li seu artigo tive certeza. Enfrentar todos os obstáculos desde conseguir me formar, até exercer á profissão será minha escolha. Esse ano termino o Ensino Médio e vou tentar uma bolsa pra psicologia, se tiver de ser, será.

    Você esclareceu muitas dúvidas.

    Abraço.

  53. Então estou com.duvidas e não sei atë que ponto isso é. Ruim pois devemos ter certeza....tipo quais as reais disciplinas que se estudam nesse curso....agradeco a atencao

  54. Pâmela disse:

    Muito bom este documentário..
    Já tive vontade de fazer psicologia..
    O que me preoculpa e a parte de "amar ler",que não gosto..Mas acho esta aréa muito enteressante,entender a mente humana,o que faz comportarem de tal forma em fim..

  55. Alexander disse:

    Bom, eu tenho dezessete anos e estou no último ano do ensino médio. Estou decidido, este é o curso. Pessoal, não o vejam como uma profissão que não é tão ''lucrativa''. Pensem no quão maravilhoso é poder entender o ser humano. Saber os porquês de todas suas ações. Conhece-lo profundamente e ajuda-lo a conhecer a si mesmo. Eu sou um assíduo leitor. Ler é como viajar no tempo e eu levo isso muito a sério. Amo ouvir as pessoas e sou bastante paciente. A psicologia vai me proporcionar toda uma vida onde poderei ouvir e estudar mais sobre o ser humano como um todo. Desistir não me parece digno. Seu post só me deu mais certeza de que é isso que vou fazer. Parabéns.

  56. Camila disse:

    Adorei todas as dicas,e me ajudou muuito,pois estou começando a faculdade agora,e sempre vem aquele medo de não ter escolhido o curso certo mas com essa leitura fico feliz em saber que daqui 5 anos serei uma psicologa formada.

  57. Já estou cursando na área to gostando aos poucos melhorando e me aprofundando cada vez mais,pois estou amando o curso e isso só me ajuda ainda mais onde quero chegar ao futuro.

  58. cleer alves disse:

    Eu adorei as dicas. Vou comecar o curso esse ano. E agora apos ler o seu documentario tenho mais certeza q e o q quero mesmo.

  59. elia maria disse:

    adorei as dicas desde muito tempo eu sonho em ser uma psicologa o ano que vem termino o meu ensino medio e se deus quiser vou entrar em uma faculdade para realizar meu sonho.

  60. stefani disse:

    Gostei muito do seu texto,foi bom para eu me preparar pois, estou no último ano do ensino médio e quero fazer psicologia, me identifiquei com várias coisas, só me falta um pouco de senso crítico rsrsrs mas, tenho fe de que me sairei bem.

  61. Graziele Ricardo disse:

    Gostei muito de saber mais um pouco sobre a psicologia, com fé em Deus irei ser mais uma psicóloga para o Brasil.

  62. CARA, esse texto só fez aumentar a minha Certeza. Quero fazer psicologia sim, estou no meu último ano do ensino médio e irei lutar pelo meu sonho.
    Serei uma grande psicóloga.
    Se Deus quiser.
    Psicologia meu sonho meu desejo.

  63. Raiza Bosich disse:

    Olá, parabéns pelas dicas passadas (: Também pretendo me formar em f psicologia, é uma vontade imensa dentro de mim,nunca tive tanta certezaem minha vida, pois smp procurei por uma profissao qe juntasse o útil ao agradável, pois ñ há recompensa maior p mim em saber qe de alguma forma eu pude ajudar o outro, a interder, a lidar... P mim isso faz bem p alma, e o mais interessante e qe tb aumentou a minha vontade foi quando eu convivi durante um certo tempo c a síndrome do pânico, no qual eu passei a me conhecer melhor, conhecer melhor os meus limites e aprendi a lidar c eles,até intender qe aqlo td era coisa da minha cabeça, mas é uma loucura gte, como ja dizia ne, de perto ninguem é normal kkk ms graças a Deus e as terapias c um psicologo eu me curei, bom já falei mt né.. Mais é isso ae, desejo boa sorte a todos qe queiram seguir essa carreira qe é mt trabalhosa, mas qe c certeza seremos recompensados! Beijoos,by:*

  64. Adriane disse:

    Oi!! Estou muito interessada em psicologia desde que comecei meu tratamento para sindrome do pânico. Na minha última consulta fiquei fascinada com o modo que meu psicólogo dizia coisas sobre mim que eu não sabia, mas no fundo, era tudo verdade, só eu não enxergava.
    Não deve haver profissão mais agradável do que aquela que você vê que está ajudando uma pessoa.

  65. Isabella Vitória disse:

    Eu quero mt cursa psicologia ,quero me aprofunda totalmente no assusto,no entanto, quero ganha bem ! Quero ajuda as pessoas e a mim mesma,a minha familia . E fico preocupada pq onde eu moro essa profissao nao e mt reconhecida e nao tem mt oportunidade de emprego disponivel.. :/

  66. Heloini Lima disse:

    Parabéns pelo texto! Venho dizer que esse texto é excelente para todas as pessoas que assim como eu, um dia teve duvidas ou barreiras quando disse que iria cursar PSICOLOGIA. Há dois anos atrás, quando sai do colegial, minha ideia já naquela época era essa. Quando chegou o dia da matricula, minha mãe falando na minha cabeça, que eu tinha que fazer direito, que psicologia era coisa para doido. Sem muita experiencia, pensei que ela pudesse ter razão, e quando menos esperava estava eu matriculada, no curso que minha mãe sonhou para mim, algo da vontade dela e não da minha. Foram apenas 6 meses de aprendizado, porem empurrados com a barriga, e 4 anos é muito tempo para que seja desperdiçado. Nesse pouco tempo eu já havia conseguido um estagio, trabalhava das 8 as 14h, a outra parte do dia eu passava no lar do velhinhos, ninguém entendia como uma jovem de 19 anos, gostasse de ficar lá por tanto tempo, conversando com pessoas até então desconhecidas. Resolvi trancar a faculdade e dar um tempo a mim.Sempre gostei de PESSOAS, de contatos, de querer conversar, saber e minha alegria é poder ajudar. No ano passado fiz o curso de Comissaria de Voo, função na qual somos: A moça que esta sempre sorrindo, pedindo para que coloquem o cinto, cuidando da segurança de 200 vidas, por vezes médica e até psicologa. Um curso rápido, apenas 6 meses, mas a bagagem de conhecimento, essa é gigantesca, eu poderia passar o dia aqui escrevendo e esqueceria detalhes. Profissão certa, a todo tempo estaria rodeada de pessoas, e ainda é pouco, ficaria algo vago dentro de mim, pois passaria a maior parte do tempo lá em cima, no céu, certo que cuidando de muitos, porem deixando no chão, os que eu tanto amo. A vida é muita curta para perder tempo, o meu querer ajudar, aconselhar é aqui.
    E voltei ao principio do post, onde eu quis estar há dois anos atras. È com muita alegria que segunda feira começo o curso de psicologia.

    Meu conselho é para que sigam sempre suas vontades...
    O tempo passa depressa para perder tempo com algo que agrade apenas nosso bolso. Antes de qualquer coisa, felicidade em primeiro lugar!!!

  67. Josy Oliveira disse:

    Psicologia e a profisao que almejo pra mim, ja estou no ultimo ano do ensino médio e sem duvidas e isso que quero pra mim, adoro conversar, entender e da coselhos as pessoas, tento entende-las pra poder mim compriender, espero alcançar essa conquista vou lutar pois quero ajudar muitas pessoas ainda nessa vida. Psicologia e a minha paixão.

  68. gabi disse:

    Tenho certeza de que quero fazer psicologia, mas tenho um certo medo de não ser fácil entrar em uma faculdade com a nota do Enem.
    Bom, gostei muito das dicas, e confesso que não leio tanto como deveria, mas sei que se for para me ajudar, farei o possível.

  69. Eu era um pouco indecisa, mas depois que comecei a pesquisar sobre psicologia me apaixonei profundamente!!!! nao tenho mas duvidas eu vou seguir essa carreira#

  70. Regianny manfredini disse:

    - eu ainda sou muito nova, ainda estou no ensino médio,já pensei em me forma em varias coisas ,mas sempre desisti,mas agora tenho mas certeza do qq nunca q quero ser psicóloga ,amei esse texto me ajudo muito,acho q n tenho todas as característica de um psicólogo,mas eu gosto muito de ler ,e tenho muitas curiosidades,e mesmo com dificuldades ,nada vai me fazer desistir desse sonho,sei q deus esta comigo e vai me ajuda nessa trajetória de minha vida!!!

  71. Heenne disse:

    Ótimo texto! Estava com dúvidas sobre curso, mais agora tenho certeza de que é psicóloga que quero ser.

  72. José disse:

    Estou fazendo um curso na area de exatas, que confesso estar odiando; pensei entao em fazer psicologia, ja que me importo muito com o sentimento de cada um, e, procuro entender o ponto de vista de cada um, Porem, acredito que nao de pra mim fazer psicologia pois acho que eu preciso de um psicologo. Nao consigo nem tomar minhas decisoes direito, me estresso facil, e com certeza tenho fortes tendencias pra um cara em depressao... sei la...

  73. Jade Alves disse:

    Olá , estou muito interessada em fazer Psicologia , suas dicas , só me fizerem querer mais e mais está profissão , ainda estou no meu ultimo ano do Ensino Médio, e o que mais quero é poder trabalhar e entender o jeito do ser Humano , eu tenho muita duvida ou medo , de fazer porque , sou uma pessoa muito Emocional , sempre me falam que quando eu começa vou aprender a trabalhar este meu lado , pra não traumatizar meu paciente rs' , eu amo ler , leio livro atrás de livro, isso pra mim não haverá problema , espero que ano que vem quando eu começar eu mude esse meu lado emocional . Obrigada pela dicas 🙂

  74. Julia disse:

    Olá. Bom eu estou no segundo ano do ensino médio e aquele desespero de não saber que faculdade fazer está começando a chegar. Depois de pesquisar um pouco pensei em fazer psiquiatria, porem a concorrência para uma faculdade de medicina é assustadora. Alem do mais, eu acho que não gostaria tanto assim dos primeiros anos do curso (medicina geral). Então resolvi procurar mais e achei a psicologia. Confesso que no começo tive um pouco de medo pela questão financeira que não será tão estável quanto a de um médico. Porem quando mais eu pesquiso o assunto,mais me interesso. E acho que tenho sorte por não ser alguém particularmente amante da riqueza.
    Parabéns pelo seu texto. Ficou ótimo e me ajudou bastante, pois pude notar que me identifico com quase tudo oque você escreveu. Portanto acredito que eu esteja descobrindo que é isso oque eu quero "fazer quando crescer".

  75. andelly disse:

    Estou muito feliz em ler este texto, psicologia sempre me interessou e agora só me dá mais vontade de seguir nesta profissão!
    Ajudar as pessoas (psicologicamente) não é uma questão de "profissão" e sim um DOM em minha opinião <3
    Parabéns pelo texto
    By: andelly

  76. Francieli disse:

    Parabéns pelo texto, adorei as dicas. Tenho muita vontade de fazer psicologia. Estou no ultimo ano do ensino médio e, confesso que bate um desespero de não saber qual faculdade fazer.
    Lendo esse texto vi que me identifico em quase tudo. Eu adoroo ler, li muuitos livros já.
    Vou tentar a psicologia. Obrigada pelas dica 🙂

  77. Larissa Carvalho disse:

    Oiii eu tenho 13 anos e meu sonho é ser Psicologa e ter meu consultorio . Seu texto me ajudou mt,agora eu tenho certeza absoluta ...

  78. Josiane de cassia disse:

    Parabéns pelas dicas...

    Bom...estou no segundo ano do ensino médio e já estou me preocupando com que faculdade fazer, estava pensando em fazer direito (advogada), mais também em psicologia porque gosto muito de dar conselhos para as pessoas, fiquei muito em dúvida qual das duas escolher então decidir pesquisar sobre as duas profissões e vi que direito não era oque eu queria, já procurando sobre psicologia encontrei este site e vi que não vai ser fácil oque eu vou encontrar pelo caminho. Mais com essas dicas vou seguir em frente para ser uma boa psicologa.

    OBRIGADO

  79. dayane disse:

    foi muito bom esse texto ajuda muito a vc se endentificar com oq vc quer

  80. jonas oliveira disse:

    Olá ,foi um prazer ler seu documentário me ajudou bastante,pois eu estava
    entre administração e psicologia mais realmente e esta profissão que desejo realizar , eu gosto de ler pouco mais eu me esforça rei para realizar meu objetivo, obricado suas palavras mudaram meu pensamento obrigado!

  81. leandro disse:

    Sou um dependente quimico em recuperaçao limpo a um ano pretendo fazer esse curso pra me ajudar e poder ajudar os outros sobre esse assunto.

  82. Millena disse:

    Adorei <3 ano que vem já vou cursa piscólogia Obrigado pelos textos

    desde de criança já gostava muito e agora com 16 anos tenho toda certeza
    do que quero pra minha vida 🙂

  83. karina pereira disse:

    nossa gostei apesar das dificuldades acho que tenho personalidade de psicóloga. AMEI

  84. maria bueno disse:

    gostei de ler tudo mim ajudou muito, mas sempre quis ser psicologa desde pequena, gosto de vencer desafio e sou muito observadora acho que seria a profissão ideal para mim!

  85. silmara disse:

    Bom dia tenho 30 anos e quero ingressar em um curso de psicologia mas nao sei em qual unidade gostaria que me indicasse uma sou de vargem grande paulista ....sera que da tempo pra me dedicar a essa nova escolha...

  86. Jaiany Braga disse:

    Nossa! Amei muito o jeito que vc falou sobre a psicologia...eu sempre quiz ser psicologa e desde crianca deixei bem claro a todos que eu quero trabalhar nessa area,ajudar as pessoas e sempre bom e alem do mais e gratificante e perfeito para mim

  87. Mara Rúbia machado disse:

    Gostei muitos do seu texto e dos comentários , tenho 40 anos e gostaria de voltar a estudar na verdade quero mudar de profissão e me identifico muito com psicologia, será que ainda tenho tempo?

  88. Sou uma amante da psicologia já a muito tempo.. na verdade, acho que nasci pra esta profissão... é meu maior desejo de poder trabalhar em função de ajudar o próximo.. e esta profissão é a exata em prol de ajudar o próximo !!! Ainda não estou cursando a área, mas pretendo o quanto antes poder enfim, começá-lo e me formar em uma grande e excelente Psicóloga !!! Tenho vont5ade de abrir um consultório, viver e sobreviver desta profissão que na qual amo tanto, e tenho muita admiração.. e também, poder ajudar as pessoas carentes, que na qual não tenham condições de "pagar" por uma consulta, assim então, atendendo em comunidades carentes !! Isso é o meu maior sonho... poder ajudar as pessoas em geral, a ver e viver a vida de uma maneira mais fácil e satisfatória. E que Deus me ajude a chegar lá !!!!

  89. Gislaine disse:

    Meu maior desejo é ser uma GRANDE Psicologa, quero saber mais do ser humano entender suas diferenças e ter meu ponto de vista formado em relação a algo, que pra todos seja totalmente diferente.
    Não ah um dia em que eu não pense em me formar logo e exercer minha profissão tão sonhada, Cara na verdade acho que entender o ser Humano é a parte ms boa na Psicologia. Viver várias vidas, em varias casas, bom de mais. Esse é meu sonho com apoio de todos da Família melhor ainda <3

  90. paloma disse:

    Ótimo texto!
    Vou prestar vestibular para psicologia fim do mês.Que tudo dê certo! 🙂

  91. caroline oliveira disse:

    Muito interessante seu ponto de vista sobre o curso de Psicologia, desde que me intendo por gente no tempo da minha adolescencia tinha vontade de ser psicologa, como voce citou no seu texto os pais sempre falam que esse é um curso que não da dinheiro, mas quando a gente sente que é a profissão que desejamos seguir não tem nada que vá nos desanimar. Atualmente trabalho como telefonista em um ambulatorio, mas sou formada no curso tecnico de segurança do trabalho. Se Deus quiser este ano agora, no 2 semestre iniciarei o curso de Psicologia na UNIP/DF tudo que sempre quiz fazer :), seu texo só me ajudou a confirmar o que já sabia sobre o curso obrigado pelas dicas.

  92. Micheli disse:

    Nossa! amei, quero muito ser uma psicóloga apesar de ja está com quase 27 anos, mas acho q da tempo.

  93. Amor conversa,ajuda as pessoas gosto de ler quero muito faz psicologia tenho certeza que eu vou ser uma ótima psicóloga vou faz uma coisa que eu gosto e não para agrada as pessoas e sim a mim mesma ameii esse texto!!!

  94. DARLANA LUIZA ALMEIDA DOS SANTOS disse:

    VALEU MUITO APENA LER ESSE TEXTO,ME AJUDOU A PENSAR SE É ESSA PROFISSÃO QUE DESEJO MESMO PARA MEU FUTURO?E A RESPOSTA COMO SEMPRE SERA SIM.
    MEU SONHO E IREI CORRER ATRAS DO MEU OBJETIVO.

  95. Flavia disse:

    Olá, foi muito bom ler esse texto acima, ainda tenho duvida o que fazer de curso, amo psicologia, mais tenho medo do que pode vir ainda, não gosto de ler, mais é um curso que eu gostaria de entrar, já entrei em dois cursos de faculdade e sai não me adaptei, Arquitetura e Adm, são coisas diferentes, talvez seja porque estou ainda procurando o que fazer e o que eu goste, mais vou pensar melhor, e se Deus quiser, vai dar tudo certo. Obrigada

  96. Patrícia disse:

    Oi gente, eu sou a Patrícia, tenho 16 anos e depois de ler estes textos tive a certeza do que eu realmente quero, serei uma psicologa, eu sou apaixonada por essa profissão que como diz em um dos textos "É uma profissão linda, e com certeza vou ter orgulho de exerce-la. Queria dizer que valeu muito a pena ler, eu acho mais que interessante. Eu não vejo a hora de poder começar, começar a realizar meu sonho e conclui-los. Eu não sei se estou meio que falando besteira mas sinto um prazer enorme só de me imaginar sendo um psicóloga, Fasso questão de dizer a todos que eu sou apaixonada por tudo isso.

  97. Andreza Silva disse:

    Nossa adorei seu diálogo. Há dois, três anos atrás eu pensava em me formar em psicologia, porque achava que teria haver algo comigo. Só que quando terminei o ensino médio me veio a dúvida do que fazer. E quando olhei esse seu texto me ajudou bastante, então decidi que quero mesmo fazer psicologia, até porque sempre achei linda essa profissão e me caiu bem porque eu adoro conversar, dá conselhos e ver as pessoas felizes.
    Muito Obrigado! 🙂

  98. Alcione disse:

    Muito bom, seu comentário, sempre quis fazer psicologia, mas não tive condições, agora esta ao meu alcance com todas essas bolças de estudos que estão oferecendo, porem minha maior duvida é, tenho 27 anos, não será tarde para começar uma nova profissão embora seja o seu maior sonho? Gostaria de ver algumas opiniões.

  99. Artr disse:

    Senso comum é a psicologia. Complexa e extensa, mas nada que simples analises naturais e leituras das as ideias de autores consagrados. Resumindo: muito legal e estimula positivamente a sexualidade de quem gosta!

  100. Maria disse:

    Eu gostei muito desse texto, e vi que a minha profissão é essa.Adoro ter mais conhecimento sobre o ser humano, e adoro ajudar as pessoas, e dar conselhos bons que ajude.
    Parabéns pelo seu texto,e agora mesmo tenho certeza que vou me dedicar e serei uma ótima Psicologa.

  101. Adriana neres de sousa disse:

    acabei..de pesquisar sobre profissões..muitas dúvidas..más me achei e me encontrei..obrigado!

  102. célia maria disse:

    Ha algum tempo que eu gostaria de fazer psicologia gostei da dica e me impressionou muito o foto de que terei que rever meus conceitos, mas quanto a gostar de ler não preciso me preocupar pois eu adoro meu passa tempo favorito muito obrigado por postar esse texto

  103. Nara Rubia Batista disse:

    Gostei muito do texto, eu adoro ler e sou formada em administraçao.costumo dizer que nao foi eu que escolhi esse curso e sim ele que mim escolheu. Nao gosto de administrar nada, fico desesperada quando faço fluxo de caixa e ele dar negativo, tentei levar adiante e estou concluindo pos em estrategia de negocios mas continuo insatisfeita. nunca quiz ser rica quero apenas o esencial para ser feliz e gosto de ouvir as pessoas e falar menos. o que acabei de fazer aqui foi um desabafo e quero dizer para aqueles que estao em duvidas em qual curso escolher que espere mais um pouco,faça mais pesquisas, converse com varias pessoas e reflita porque e o seu futuro que esta em jogo.

  104. maria paula de lima santos disse:

    tenho 43 anos e sempre quis ser psicologa mas, devidos a varios fatores, esse sonho, foi ficando para tras. Gostaria de fazer o curso agora, minha duvida é, se por causa da idade, ainda da tempo?

  105. Alice Silva disse:

    Eu gostaria muito de ter encontrado esse texto há uns meses atrás, antes de prestar o vestibular, prq se o tivesse lido entre os milhares que li na época, não teria feito a pior escolha da minha vida, da qual me arrependo todos os dias. A escolha de não escolher a Psicologia, o meu sonho, para em vez disso escolher oq era mais bem visto aos olhos da família. Eu digo que a única coisa que me faltou foi mais coragem, não fui suficientemente corajosa para seguir com meu sonho, afetada pela opinião dos outros. Agora ao menos eles vêm que não estou feliz e realizada como poderia estar.. e assim os fiz crer que vou correr atrás desse mesmo sonho com mais força e sem desistir!

    Só quero dizer aos que leram pra não desistirem nunca de um sonho só prq não convém à outra pessoa, ou prq lhe dizem que não dará certo.. ninguém deve lhe tirar o direito de ao menos tentar!

  106. Fernanda disse:

    Amei o seu texto faço psicologia UNIME Itabuna estou adorando de verdade esse curso. Conseguir mim encontrar diante desse texto lindo q vc escreveu. E é isso que vou fazer mim empenhar bastante e ser uma boa Psicologa.

  107. Leonete Técia disse:

    Amei o texto, cada vez me convenço mais, o quanto quero ser psicologa.

  108. Ana Ferreira disse:

    Adorei.................

  109. matheus myller disse:

    Ola, adorei muito esse texto , eu quando mais novo tinha varias duvidas do que eu seria . Ja quis ser jogador de futebol , médico, engenheiro civil , tecnico em segurança do trabalho , e entre outros.
    Mais esses dias eu estava trabalhando e me perguntei `` o que eu vou querer ser ? O tempo esta se passado e depois sera tarde de mais? , vou casar ter filhos casa para sustentar , nao que isso ira atrapalhar mais , como eu darei atencao para minha esposa e filhos trabalhando de dia e estudando a noite ? `` nao que isso eu nao consiga com muito esforço mais no meu ponto de vista eu nao quero isso para mim.
    Eu nunca tive um pai presente na minha vida , quem me criou foi minha mãe minha vó materna . Elas me deram educação e tudo o que presisei . Intau andei pensando vou reparar eu mesmo no meu dia dia e no ocorrer dos meses eu vou achar a respostas em mim em o que eu vou fazer . Percebi que muitos amigos me falavam de seus problemas em casa no trabalho e em suas vidas , e eu sempre tinha uma visao desses problemas como se fossem meus problemas quase que automatico eu ja sabia o que falar para essa pessoa , mais com calma e cautela porque o que eu falasse ali naquele instante poderia mudar a vida dela o seu cotidiano . Intau veio um dia eu comecei a saber mais sobre a psicologia o que era para que servia , e me encontrei dentro dela . A psicologia para mim é voce ajudar o próximo a enchegar o que ela nao está enchergando e nao voce da um palpite na vida dela . Me apaixonei por essa profissão ♡

  110. leide disse:

    gostei de mas me tirou duvidas que tinha e também me deixou a certeza do que quero me tornar!

  111. Tayller disse:

    O curso é legal mais eu tenho muita preguiça de ler,mais quero fazer piscologia,preciso de me concentrar e ir em frente

  112. Tayller disse:

    Alguem me ajuda?como gostar de ler,o que fazer para gostar de ler,as vezes axo dificil gravar o que eu leio,

  113. Franciele disse:

    Acabo de me decidir.
    Que responsa, meu caro! hahhaha
    E vamos lá estudar a mente humana. 😉
    Obrigada pelo texto.
    Abraço

  114. Mara Benites disse:

    Amei o texto,obrigada pelos esclarecimentos.
    agora tenho a certeza que é essa profissão q quero pra mim.
    Acredito q ler não será problema,pois afinal nós
    lemos todo o tempo.
    O incrível e que sempre tive vontade de seguir
    essa profissão,mais só realmente cai em si
    depois q parei pra ver q faço isso o tempo todo
    ouço as pessoas,dou minha opinião,e gosto muito de esculta las,e ajudar a ver o melhor a ser feito.obrigada.

  115. Vitória disse:

    Olá, tenho muitas amigas que já passaram por muitos problemas e sempre me procuram para que eu passo ajuda-las .. Me sinto super bem ajudando as minhas amigas .. ate por que não e fácil .. elas sofrem com depressão , relacionamento com a familia , namoro e tc.... eu quero seguir essa profissão , gosto muito .. cada dia mais me interesso por ela .. eu quero ser psicologa nas escolas ... psicologia educacional .. me identifico muito mesmo com isso ... espero que eu me interesse mais e mais ... não e fácil e nem difícil ...basta vc ter força de vontade para se dar bem na profissão .. espero nao me arrepender ! bom dia . beijos !!!

  116. Ana Almeida disse:

    Psicologia é a área que eu mais me indentifico e realmente gosto. Mas minha família insiste que eu faça engenharia civil, sendo que essa área não me atrai. Já tentei conversar com eles sobre isso mas não chegamos a lugar algum. Não sei o que fazer.

  117. Amélia Sales disse:

    Nossa, texto ótimo !
    Estou super em dúvida entre direito e psicologia.
    Na verdade quero psicologia, mas tenho medo de morrer de fome rsrsrsrs quero uma condição financeira estável. Tenho dois filhos e preciso pensar neles. Direito seria mesmo pelo dinheiro, gosto um pouco da área, mas o fator determinante seria o mercado de trabalho.
    Mas... Acredito que farei psicologia mesmo, não me imagino trabalhando o resto da vida só por dinheiro. Quero fazer a diferença na vida das pessoas, influenciar e a psicologia é com certeza um caminho !

  118. Eu gostei achei muito bom esse texto nos ajuda muito com as palavras ainda mais quando ja si esperava velas ou ouvilas .Eu sou uma Estudante cheia de por ques?? na cabeça a minha cabeça é aberta pra tudo, mas sou assim tenho dificuldades ,pq sou criticada demais em todo lugar por eu ser eu e estranha tenho parece o mundo no meu pés tudo q dizem me derrubam naquele momento ai tipo sei lá acho uma saída pra esquecer tudo fazendo algo, eu sou estrovertida quando quero brincalhona e etc , e não sou muito de papo mas amo ler inclusive o q eu mais gosto de ler e historia em quadrinhos não sou inteligente o bastante mas acho q consigo o q eu quero com um pouco de coragem e ajuda eu sigo, o meu sonho nunca foi ser psicologa agora q eu me motivei estou estudando procurando sabendo mais sobre isso eu me interessei to quase apaixonada pela psicologia apenas quero saber mais e mais tudo q eu quero e aprender e poder ajudar e fazer as pessoas bem e poder sempre ta ajudando pq a diferença na vida das ps si ajudar e ver o q fiz d bom pra alguem é importante ,mas eu creio q farei isso mesmo sou de cuiabá aqui tem tudo uma certa delimitação das coisas sabe pra tudo nos escolhemos mas isso não importa o q importa realmente é o futuro e o bem pra mim e pras ps poder ajudar alguem é uma honra eu ja ajudei uma vez e mi senti bem acho q não tenho tantas escolhas pra uma coisa q estou conhecendo agora e mi apaixonando,eu realmente quero seguir esse meu novo sonho,eu estou gostando e creio q concerteza no futuro serei uma profissional pelo estudo vale a pena gastar 5 anos com uma coisa boa e q vai te fazer feliz se sentir bem e q amo fazer isso será bom, com uma coisa q um dia eu possa olhar e dizer nossa valeu a pena tudo q eu passei pra tar aqui hj ... gostei desse blog desse texto mi ajudo muito .

  119. marcos disse:

    olá a todos:

    Gostei muito do texto, penso em fazer psicologia acho muito gratificante poder ajudar uma pessoa a mudar de vida, a vencer seus medos e traumas e só há um meio de se fazer isso, primeiramente Deus, depois com a ajuda da ciência, só tem um problema não gosto muito de ler, mas estou muito impulsionado a fazer o curso.

  120. ADAILZA HESLLER disse:

    MARAVILHOSO, CADA DIA ME APAIXONO MAIS POR PSICOLOGIA !!!

  121. Manuh Santos disse:

    Nossa.. adorei!!. muito bom esse texto.

  122. carlaprado disse:

    Tenho duvidas entre farmácia e psicologia quero psicologia mais tenho medo de um futuro incerto sem emprego

  123. Hélios disse:

    Olá tenho 44 anos e sempre pensei em fazer psicologia....será que ainda da tempo?

  124. tamara disse:

    eu li todo texto muito interessante eu demorei mas achei algo que eu quero para meu futuro vou psicologia vou estudar muito muito

  125. Gabrielly disse:

    É realmente difícil convencer a si mesma de que é a profissão certa quando todo o nosso redor segue nessa mesma ideia: gosta de ler? seja uma advogada, ganha mais. Se já não bastasse a grande pressão de ter que decidir o que você quer fazer da sua vida, também temos que decidir quanto ganhar. A única certeza que proverá de nós é a da dedicação que com certeza sem ela, nenhuma carreira valeria a pena, e aonde há dedicação TEM que haver amor. Espero que eu consiga ser tão corajosa quanto você! Beijos.

  126. Elane (Lane) disse:

    Bom... eu tenho 14 anos, mas já estou pensando em fazer psicologia. eu gosto de saber sobre nos mesmos seres humanos . me interesso muito sobre esse assunto porque eu gosto muito de ajudar as pessoas o meu unico problema é a leitura mais já estou praticando.

  127. Sam Payne disse:

    Amei muito, eu ja conversei com meus pais sobre o assunto no começo ficaram meio inseguros minha mae sonhava q eu seguisse a carreira dela e formar em pedagogia mas me enteresso por pscicologia, agora meus pais aceitam esse fato e me apoinham, estou mt feliz por ter o apoio deles, achao q o apoio deles sao muito importantes. Obrigado pela ajuda agora tenho mais certeza de que pscicologia é a profissao correta. Estou muita satisfeita com esse blog.

  128. Juliana Lopes disse:

    Já me perguntei várias vezes sobre oq eu faria depois da escola, pensei em tantas profissões que eu poderia me encaixar, mas nenhuma me interessou tanto quanto ser psicóloga! Lendo esse texto maravilhoso me ajudou ainda mais e me deixou mais curiosa em aprender, e conhecer a psicologia. Ultimo ano na escola agora eu já sei oq vou fazer depois e sem medo algum de falar aos meus pais. Haha obg pelo texto!

  129. Filomena de jesus Morais disse:

    Gostaria de encorajar a Maria Paula de Lima Santos que acha que é tarde para estudar. Eu estou com 57 anos e estou no último ano de Psicologia Clinica. Nunca se é tarde. Aliás obter conhecimento irá servir para a vida toda. por isso força!

  130. Thais Eduarda Guedes disse:

    Eu pensava em estudar Psicologia pelo simples fato de achar bonita a profissão, mas agora ando pesquisando sobre o assunto, e me apaixono cada dia mais pela PSICOLOGIA, as palavras dos Psicólogos, a satisfação, isso me faz querer cada dia mais, ser um deles. E quero ser grata assim como eles são. Espero estar indo pelo caminho certo.

  131. Rayck disse:

    Estou. bastante contente por saber que existem molhares de pessoas que gostam de fazer o qie realmente fazem,Nos seres humanos vivemos rodeados e oprimidos por pessoas que qierem a todo instante a nos influenciar a fazer algo q realmente nao queremos.Muito bom seu Texto me indentifiquei bastante, ... nao me formei ainda,Mas amo de mais essa materia que e Psicologia. ... Espero voc caro amigo que está em duvida se realmente psicologia e seu foco,Tente fazer o seguinte pergunte pra si msm, Se voc gosta desa materia,Ela traz o que pra voc??Se tiver uma resposta de animo concerteza meu caro Essa e sua profissao. .Ajudar as pessoas,Se preocupar com as injusticas e Defender um status é um bom comeco para iniciar uma boa aventura......BOASorte.

  132. Fernanda Freitas disse:

    Nem sei exatamente o que falar depois de ler esse texto, achei absolutamente incrível! Eu ainda não tinha conseguido decidir oque eu iria fazer, estava em dúvida sobra Fisioterapia e Administração, kkkk... uma coisa bem diferente da outra, mas esses dias parei pra pensa q nem um e nem outro tinha a ver comigo, daí veio na minha cabeça a psicologia, parei e passei a pesquisa sobre essa profissão, gostei de muitas coisas q eu encontrei, Mas quando me deparei com esse texto, percebi q ele tinha sido escrito especialmente para mim!!! Kkkk... (brincadeira) Mas como pode um texto resolver todas as minhas dúvidas, confesso q fiquei um pouco tensa na parte q fala q eu teria q amar Ler, porque realmente não sou muitoo de ler! Mas quem disse q não posso me surpreender comigo mesmo? Bom podem ter certeza q vou faze de tudo para alcançar esse Meu Novo Objetivo! Psicologia está na minha vida, não tinha percebido, mas agora ja está decidido!
    Obrigado ao Autor desse Texto Maravilhoso!
    E quando estiver formada e atendendo meus clientes, volto nesse mesmo Blog para contar as novidades!

  133. Ane Kelly da Silva disse:

    Gostei muito do que Acabei de ler,não basta só Sonhar tem que gostar e este é meu caso,Estou entrando no ramo e espero me Surpreender com cada Leitura ,cada Aprendizagem,gosto de Aventuras e o melhor Ajudar as Pessoas não tem preço , tenho na Família Pessoas que precisam muito,e quero estar pronta para Ajudar se eu tinha Alguma Dúvida,do que queria ser, depois de ler este texto não tenho mais,Obrigada ao Autor desse texto Espero voltar a este Blog....

  134. Heli disse:

    olha vou fazer o primeiro ano,mas já tou muito preocupada em que profissão exercerei, só que quando li seu texto ele me motivou a fazer aquilo que gosto tanto de fazer pensar e pensar mesmo diante as dificuldades.

  135. vera disse:

    TENHO 42 ANOS COM 5ANOS DE ESTUDOS TEREI ENTRE 47 OU 48 E UMA BOA PROFISSAO PARA ESSA IDADE?ADORO LER E ENTENDER AS PESSOAS,JA HAVIA PENSADO NA PROFISSAO MAS POR OPORTUNIDADE NAO ESTUDEI,E O TEMPO PASSOU.O TEXTO E INTERRESSANTE,MUITO BOM MESMO.

  136. DannyAreba disse:

    Nossa amei ler esses textos e muito obrigada por me mostrar todos os pontos em que eu preciso para escolher ser psicologa ,Cada virgula descrita aqui você acertou em cheio. Cada detalhe "os porques?" Agradeço ao autor deste texto que esta contibuindo não só comigo mas com todos futuros Psicologos.Serei eternamente grata =) eu realmente precisava.

  137. Jéssica disse:

    Uau, eu amei tufo que ta escrito ai.
    Me identifiquei muito em muitas partes
    Esse ano é de vestibular, ou seja, nem comecei a fácil ainda mas a cada dia que passa me agrada a ideia de estudar psicologia. ótimo texto!!

  138. Renato disse:

    Parabéns, seu texto é incrível.Acabei me apaixonando ainda mais por psicologia.

  139. Dayanne Lima disse:

    Eu amei o texto tem tudo haver comigo , mais ainda tenho um pouco de duvida sobre fazer a psicologia , não sei se é a profissão certa

  140. jaqueline disse:

    Eu acho que este texto me ajudara muito,hoje eu tive a coragem de dizer para meus pais que quero ser uma psicologa.Eu simplesmente gosto de ajudar as pessoas sem receber nada em troca.e agradeço a vocês pelo texto.

  141. Cássia disse:

    Incrível.. Amei o texto. Agora tenho mais certeza do que nunca que quero cursar psicologia. Sou apaixonada pela profissão.

  142. laiane marinho disse:

    Des de pequena eu sempre gostei de ouvir muito e falar o necessário, sempre me perguntei que profissão fazer, e sempre admirei a psicologia, e esses dias pra cá eu venho me interessado ainda mais nesse assunto, eu sempre tive uma mente aberta para qualquer assunto,o fato e que eu não gosto de ler, eu só leio oque me interessa, eu amo da conselhos pros meus amigos e acho que eu achei minha profissão .
    Obrigado, é um ótimo texto

  143. Amei esse texto!! Eu sempre quis fazer psicologia, me aprofundar em questões humanas. Estou no Primeiro Ano de Psicologia, é tudo novo para mim ainda, mais a cada dia me apaixono mais <3

  144. Felipe disse:

    Cara adorei o texto eu sempre fiquei em duvidas sobre oque ser na vida ae comecei a perceber que gosto de ajudar as pessoas e que queria entender mais a mente do ser humano mas como outras profissoes eu sempre desanimava mas esse texto me ajudou demais a ganhar confiança nesse rumoque é a psicologia.

  145. Emerosn disse:

    Olá, gostaria de saber um pouco mais sobre como funciona o processo de estágios e hrs supervisionadas.

  146. lucastambalo disse:

    adorei ter encontrado esse texto...tenho a certeza de que isso vai me ajudar muito.agradeço muito.desejo ser psicologo e não vou desistir muito obrigado...
    beijo.

  147. Jessica disse:

    simplesmente eu adorei esse texto, desde pequena sempre fui muito curiosa pra saber das coisas,sempre debatia meus pensamentos comigo msm, & continuo assim,as vezes me acho estranha,porque parece que tem outra pessoa dentro de mim, que sempre faz eu me contradizer com a minha própria palavra e refletir mais sobre o assunto, um dia conversando c uma amiga minha ela me disse isso mesmo que ta escrito, que eu serveria pra ser psicologa,que tudo que ela contava pra mim eu conseguia dá um conselho a ela & se fosse um problema, digamos assim, na maioria das vezes era resolvido... me encaixo melhor na área da psicologia clinica ,algumas pessoas acham chato escutar os outros e dá conselhos,eu já adoro fazer isso... enfim, com certeza & se Deus me permitir a profissão que irei escolher,será essa....

  148. Brenda disse:

    Li outros textos sobre psicologia, mas nenhum deles me tocou tanto quanto esse! Talvez, por que a maioria das questões que o autor citou me parecem muito familiares. Mais do que nunca sei o que eu quero! E me senti na obrigação de deixar meu parabéns ao autor.

  149. Tania Marçal Rodrigues Machado disse:

    Sempre sonhei em fazer psicologia mas nunca tive a oportunidade ,estou com 53 anos ,e meus sonhos continuam vivos.

  150. laurea disse:

    Olá
    Eu chamei Laurea. Tenho 26 anos e sou professora em uma escola no sul de paris.
    após o nascimento de meu primeiro filho, meu marido tem dado o espírito e m"deixou um monte de despesas.
    Após essa é a sua família que veio para me enviar de volta para o apartamento
    de meu falecido marido, para mim, significa que eu não tenho o meu lugar aqui.
    Todos confusos, eu coloquei a rua com o meu filho.Sob o efeito do medo que eu fiz a mim mesmo
    em um centro de recepção, que concordou em me ajudar.Isso é como eu me tornei uma garçonete de um Café-Bar.
    Não foi nada fácil para mim, porque um monte de homens querem dormir comigo
    ouro eu amo meu filho e quero um futuro melhor.Dominado por eventos, estou determinado
    consulte um sacerdote para que ele pudesse ajudar-me a sair deste mau aventura.Depois de muitos passos
    realizado com o sumo sacerdote Fa eu encontrar o sorriso de 7 dias após a realização de consultas e de rituais.
    Eu sou totalmente alegria. Eu não sei o que está acontecendo comigo. Mesmo se eu não sou imensamente rica
    Eu estou entre os ricos da França eu tenho o meu super-mercados e pronto-a-vestir que funciona bem para mim
    por causa do grande sacerdote Fa. Ele salvou a minha vida.você que lê esta mensagem, a sua vida pode mudar se você acreditar
    ele pode mudar, deve mudar se você confiar esta adresse:grandpretrefa@gmail.com
    boa sorte para você.

  151. geiciane sousa da silva disse:

    Sempre sonhei com essa carreira. Agora tenho mais certeza di que eu quero. Tenho propósitos na psicologia, Deus é comigo. Tenho um desejo enorme para obter conhecimento sobre o seres humanos, mais para a base de tudo temos que ter sabedoria!
    Deus abençõe todos que escolheram por essa área. Amo a psicologia e não vou me limita diante das dificuldades.
    Parabéns aos profissionais de Psicologia <3

  152. tamiris disse:

    Meu sonho fazer psicologia

  153. Michelly Almeida disse:

    Eu escolhi ser psicologa a pouco tempo mais ja estou amando td isso pois e lindo, e realmente sou mt boa pra dar conselhos e adoro ajudar..

  154. michelle disse:

    Meu sonho de ser Psicologa

  155. hellen disse:

    Primeiramente,parabéns pelo texto André Rabelo,uma bela forma de incentivar os iniciantes dessa profissao,que tao maravilhosa é.
    Eu escolhi essa profissao,pois adoro tudo que ela nos proporciona,o aprendizado que temos sobre nós mesmos e sobre o proximo,dando-nos a oportunidade de ajudar as pessoas,e de ter a cabeca mais aberta para o mundo.é uma profissao maravilhosamente digna.

  156. Antonia Idaiane Paula de Oliveira disse:

    Psicologia exige conhecimento,maturidade,e alem do mais capacidade suficiente para entender o problema do outro ,e depois de uma reflexao encontrar a soluçao do mesmo.E tenho sede e curiosidade para obter conhecimento sobre pessoas.

  157. Gabriela disse:

    Tenho dúvidas entre ( NUTRIÇÃO , EDUCAÇÃO FÍSICA , PSICOLOGIA , FISIOTERAPIA E ENGENHARIA AMBIENTAL ) acredito que são cursos muito próximos , opções que eu me interesso por ser da área de HUMANAS , me identifico mais . Desde ontem estou martelando a cabeça sobre PSICOLOGIA , tenho pesquisado muito sobre esse curso e me interessei bastante , apesar de que não tenho hábitos com a leitura , e sei que se eu fizer psicologia terei que ler muito , esses hábitos eu espero adquirir com o tempo pois estou quase decidida fazer psicologia

  158. fernanda disse:

    Olá meu nome é Fernanda fiquei muito grata em ler seu artigo tenho 37 anos sempre sonhei em fazer faculdade, mas agora que finalmente estou tendo a oportunidade, fiquei em duvidas pois passei para o curso de psicologia, mas me sinto um pouco velha para iniciar o curso, cheguei a pensar até em licenciatura para me formar mais rápido, mas VC foi a grande luz que precisava, concordo com tudo o que foi dito por VC a forma de expor esclarecer e entender o curso muito obrigada!

  159. Kelly disse:

    Psicologia minha paixão um dia chego la se Deus quiser
    #Sonho amo muito
    isso tudo me facina
    psicologia meu mundo...

  160. Texto maravilhoso, adorei me ajudou a ter ainda mais certeza em ser psicologa futuramente , obg .. ameii :3

  161. Darlene disse:

    Chorei...essa é a emoção que descreve o que senti ao encontrar esse texto casualmente navegando pela internet,procurando por outro artigo.Há duas semanas de iniciar as aulas na faculdade,ainda me encontro triste, por necessidade ter me matriculado no curso de administração.
    Estou com 27 aos e infelizmente não tive oportunidade de ter iniciado antes na faculdade.Mas dentro de mim sempre gritou a vontade de estudar o comportamento humano,partindo de mim mesma.E hoje ao encontrar esse texto,eu chorei,ao sentir ressurgindo esse meu sonho que já estava adormecido dentro de mim.Estava muito triste ao observar a grade do curso de ADM,pq sei que não me traria alegria no decorrer de 4 anos.Mas esse texto só me trouxe a certeza de que na vida vale ser feliz,acima de qualquer coisa.E isso que vou fazer,estou trocando de curso,vou seguir meu dom,só assim vou ser feliz.Obrigado.

  162. O texto é excelente, estou no 9 ano ainda, mas é bom já termos uma noção do que queremos ser quando terminar o ensino médio... Eu estava em dúvida, entre a área de psicologia ou psiquiatria, hj conv com minha professora de redação, ela me ajudou a tirar minha dúvida, e desse para pesquisar sobre as duas áreas para ter a certeza do que irei fazer... Fiz as pesquisas e sem dúvida nenhuma a área da PSIQUIATRIA...

  163. Paloma Luize disse:

    Esse texto me ajudou muito , foi ótimo , agora sim tenho ctza do que quero fazer , amo demais !! #futura_psicologa

  164. Ana beatriz disse:

    Gostei muito do texto se antes eu queria muito ser, agora muito mas depois desse texto.

  165. Thayane Cunha disse:

    Oi meu nome e Thayane tenho apenas 15 aninhos mas já sonho em ser Psicoliga pois e meu sonho ,as pessoas dizem e pq não tenho mas pais talvez seja mas desde d mas nova ,dou conselhos a amigos e eles falam nossa vc e uma excelente Psicoliga ....E acreditei em mim mesmo que sou capaz de ajudar não so meus amigos e familiares mas sim muito mas ser humanos ... Obrigada pela ajuda pois mim deu mas esperança pra nunca desistir do meu sonho ...!!!

  166. Matheus Ricardo disse:

    Olá, Matheus é meu nome.
    Quando entrei no Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte, desenvolvi um senso critico muito grande, já venho a alguns meses estudando aspectos de pessoas da minha turma (comportamentos, emoções, sentimentos, motivações, ideais...), mas foi somente a duas semanas que decidi seguir na área da psicologia, logo após fazer um teste com meus amigos e amigas, foi algo simples pra testar o raciocínio, e a expressão de espanto deles ao não entender-o foi algo interessantíssimo, e depois fui buscar a explicação de tamanho espanto e foi assim que chegou até mim a sedutora e magnífica psicologia! <3

    Quero conhecer alguém com mesma idade, mas que já imagine-se no mundo da psicologia... Meu email: contatomatheusricardo@gmail.com
    Podem me achar também no facebook como Matheus Ricardo.
    Tenho 15 anos de idade, curso Programação de Jogos Digitais e estudo para ser psicólogo, de todos os tipos, mas principalmente comportamental.

  167. Francisco disse:

    Nossssa.
    Gostei demais desse texto e me ajudou muito, pois tomei minha decisão de fazer psicologia. Sou graduado em logistica mais não era o que eu pensava. Por isso pesquisei muito, me baseando no que gosto.

  168. Leugim disse:

    Eu tenho TOC e traços de autismo, sempre precisei de acompanhamento de psicólogo, graças à eles, hj estou incomparavelmente melhor do que estava há 3 anos atrás. Ainda continuo com problemas, é claro, vou ter essas doenças pra sempre, mas o tanto que minha psicóloga me melhorou me impressiona. Tenho apenas 14 anos, muito indeciso do que fazer quando crescer, até q um dia ajudei uma amiga com problemas, queria namorar um cara q n gostava dela, chingava ela. Ajudei ela, tanto por que estava extremamente curioso em saber o motivo de ela se interessar por um cara assim, tanto porque me mata de raiva ver babacas fazendo outras pessoas sofrerem, e também pra tentar entender melhor os humanos, eu não entendo vcs! Eu tenho raiva de humanos várias vezes também, mas após fazer oq eu acheva certo para ajudar essa amiga, ela me mandou uma mensagem falando q eu tinha ajudado muito ela, q a vida estava melhor. Daí eu senti muita vontade de ajudar mais gente dessa maneira, conversando e analizando a pessoa. E é por isso, q apesar de ter TOC, traços anti sociais e pensamentos de maníacos (sim, apesar de querer o bem para as pessoas eu penso em coisas cruéis) que eu resolvi pesquisar mais sobre psicologia, q além de me permitir fazer a felicidade dos outros (coisa q eu sempre quis) vai me permitir entender melhor vcs, humanos, e até manipular vcs um pouquinho... Muahahaha!!!
    Mas eu quero ajudar, nada dê maldades!

  169. conceição neves disse:

    Qualquer comentário será pouco para o esclarecimento dado estou, maravilhada. Comigo agora é "Partiu vida nova " com Psicologia é claro

  170. conceição neves disse:

    Acabei de decidir é o que estou precisando td de bom

  171. Kris disse:

    Sou estudante de psicologia, porém tive muita dificuldade com as aulas práticas de neuroanatomia, me senti confusa e tranquei o curso, sinto uma paixão imensa só de ouvir a palavra PSICOLOGIA, mas me sinto amedrontada e acho que tenha relação com a experiência que tive. A verdade é que eu não sei mais o que deveria fazer, vejo o tempo passando e eu me desespero por amar algo, e ter tantas dúvidas. Preciso de ajudaa :sss

  172. Iraceli T de lira disse:

    Amei o texto de vcs,tenho muito interesse de conhecer o ser humano.gosto muito de olhar para alguem e dizer esse fulano muito amoroso.Tenho prazer em ouvir alguem,nao gosto de ver alguem triste.E procuro por meio da conversa deicha esse alguem feliz.

  173. Iraceli T de lira disse:

    Amei o texto de vcs,tenho muito interesse de conhecer o ser humano.gosto muito de olhar para alguem e dizer esse fulano muito amoroso.Tenho prazer em ouvir alguem,nao gosto de ver alguem triste.E procuro por meio da conversa deichar esse alguem feliz.

  174. Iraceli T de lira disse:

    Amai o texto de vcs .Me fez ter mais curiosidade sobre o ser humano.Somos seres maravilhiosos,

  175. .....incrível....simplismente incrível...estava procurando uma resposta pra minha dúvida e justamente esse texto foi fundamental...esse texto superou minhas expectativas....que bom que existem pessoas disposta a ajudar as dúvidas alheias

  176. raimunda passos disse:

    amei vou mim tornar uma pisigologa

  177. Valéria disse:

    Sempre quiz trabalhar na área da saúde.E escolhi psicológia não estou cursando o curso ainda mas quero muito, muito mesmo i acada coisa q eu leio sobre a profissão m apaixono mais !!❤❤

  178. Natália disse:

    Tenho 15 anos e já sonho com a psicologia .
    Ameiii o texto . Muito bacana .

  179. Joel Fernandes disse:

    Excelente texto. Começo a estudar psicologia no ano quem vem (2016). Estou muito ansioso e com muita vontade de estudar a psicologia. Espero que de tudo certo ao longo desse período de 5 anos.

  180. Samara Souza De Jesus disse:

    ERA TUDO COMO EU IMAGINAVA,TENHO A PLENA CERTEZA QUE É O QUE EU QUERO, PSICOLOGIA.

  181. Elton john disse:

    É uma profissão q mal conheço mas já estou amando obg pelo testo que tanto me espiro..

  182. Elton john disse:

    É uma profissão q mal conheço mas já estou amando obg pelo texto que tanto me espiro..

  183. nathalia disse:

    psicólogia pra mim, é a melhor profissão ajuda as pessoas a terem alto controle de sí msm realmente uma profissão linda ajuda o ser humano lidar com as dificuldades é nós ajuda a vencermos nos msm todos os dias !

  184. Leislaine Rocha disse:

    Tenho apenas quinze anos e meu sonho e ser psicóloga e encontrei esse texto na qual me apaixonei e agora eu tenhais vontade de me formar

  185. Mateus disse:

    Na verdade mais curioso e consigo entender a melhor profissão.
    Faz anos que passo com uma e nunca olhei para esse lado até chorei quanto é importante ter anjos piscícologos eu tomei coraja pra escrever. E agradecer a Jah Rastafári .

  186. Larissa Souza disse:

    Olha, eu não sabia o que eu queria pra mim neste dia de hoje! Mas, é como se algo dissesse pra mim, que é isso que eu queria o tempo todo, ser psicóloga! Agora eu entendo porque faço tantas coisas, meu mundo tem que ser a psicologia. Depois desse texto, eu não tenho mais dúvida nenhuma!

  187. Natalie targino Martins disse:

    Amei o texto serviu de insentivo sou apaixonada pela psicologia se Deus quiser um dia eu chego la!!

  188. Ana tavares disse:

    Eu adoro ajudar os outros psicologicamente. Todas as pessoas dizem que tenho muito geito para ser psicolga so que nao sei os estudos que devo fazer. Como vou fazer

  189. joao passos disse:

    Nunca pesei em outra profição à não ser piscologo!Meu sonho.

  190. Daniela disse:

    Adoreii toda sua explicacao,tenho um grande desejo decser psicologa ,tentar entender o porque de uma pessoa praticar ou agir de tal forma seria um enorme acontecimento na minha vida,admiro quem consegue compreender o pensar de uma pessoa sem julga-la ...Eu já gostava mtu agora estou amando com td certeza é uma profissão Bela i Muito Bonita

  191. Geucilene Alves disse:

    Simples amei o texto!
    Amo psicologia e quero isso para minha vida.
    Quando se ama, não há esforço que pague, é um prazer!
    #psicologia_por_amor

  192. MONICA RIBEIRO DA SILVA disse:

    BOA NOITE, TODAS AS PROFISSOES TEM SEUS ALTOS E BAIXOS

  193. MONICA RIBEIRO DA SILVA disse:

    O grande desafio do mercado de trabalho é fazer o diferencial como ser humano, e estudar psicologia nao requer apenas a vontade de se ter uma graduação e sim amor pela profissao. Sempre tive vontade de fazer psicologia desde a época do colegial onde tinha aulas de psicologia e eram as aulas que mais me encantavam. hoje com 33 anos ainda nao tive a aoportunidade de realizar meu sonho, porem o desejo ainda permanece vivo e crescente dentro de mim. hoje tenho condiçao para fazer uma faculdade e sem duvida alguma farei psicologia, nao me vejo fazendo outra coisa que nao seja , cuidar, ouvir, tratar, e entender minhas proprias mazelas e defeitos.AMO PSICOLOGIA.

  194. Bruna disse:

    Gostei muito do que li agora, apesar das dificuldades para ser um psicologo, nenhuma profissão é perfeita...
    Obrigado pela ajuda, estava meia confusa sobre qual profissão escolher, agora mais do nunca, eu sei como quero passar os dias da minha vida!!!

  195. Caroline disse:

    Depois de ler isso, eu tenho mais certeza que é isso que quero para o resto da minha vida! Obrigada!

  196. Ricardo disse:

    No texto faltou dizer da frieza dos psicólogos. Grande parte deles se sente convencido que tem a resposta certeira sobre o problema do paciente.

    Psicólogos na verdade sequer entendem sobre si mesmos e querem orientar a vida alheia. A própria pessoa pode estudar e adquirir inteligência emocional,e por isso mesmo não precisa de psicólogo.

  197. Cléusio Botas disse:

    Muito grato estou pelas dicas todas. Meu sonho sempre foi ser um grande psicólogo, mas confesso que ficava na dúvida, logo no princípio, pois bem, graças a Deus hoje sou apaixonado pr este curso. Amo que amo ser Psicólogo. Abraços

  198. Eliane disse:

    Meu nome é Eliane, tenho 48 anos, sempre sonhei em fazer psicologia
    Mas agora pretendo realizar este sonho,mas tenho medo de encontrar muitas dificuldade pelo tempo que parei de estudar e pela própria idade que a cabeça já não ajuda tanto....
    preciso de ajuda!!!
    Abraço

  199. Lilica disse:

    Leugim, vc se refere a "vocês humanos"? Por quê? Vc não é humano?

  200. Holanda Guedes disse:

    Em 2017.1 começo o Curso de Psicologia, estou contando os dias,pois sempre foi a minha paixão, espero ajudar a mim mesmo e as outras pessoas!!!!!

  201. cristina disse:

    Amei. sempre soube que não é um curso fácil e que temos que ler bastante sobre tudo.Vou cursar psicologia, pois me identifico muito, além de saber ouvir e gostar de ler.

  202. KELVIN RAMOS disse:

    Eu gostei muito do que vc falou ai sobre a psicologia e me identifico com a maioria das coisas que vc diz ai mas também gosto de ajudar as pessoas e saber mais sobre o comportamento humano e eu sou muito esforçado e gosto de desafios além de funcionar na pressão dos professores e tenho certeza que vou gostar muito

  203. Gustavo disse:

    Por ser dependente químico passei por muito sofrimento, tive vários internamentos e com isso, experiências em muitas áreas como 12°passos de A.A e N.A e em Clínicas com diversos tipos de abordagens diferentes. Passei a me analisar escrevendo sobre mim incansavelmente, analisando cada comportamento, atitude e pensamento, e cresci muito com isso. Hoje fazendo Psicologia, encontro uma paixão e desejo que não consigo explicar, estou no lugar certo e no tempo certo. Estou no 2°período e cada vez mais admirado com esse mundo complexo que envolve o ser humano, não me importo de ganhar bem ou pouco, só quero ser um bom profissional. Para aqueles que vão começar, sejam bem vindo ao curioso e fascinante mundo comportamental de ser, humano!!!

  204. Gabriela Monteiro disse:

    Estou surpreendida pelo comentário do Gustavo, que demais!
    É por estes problemas das nossas próprias vidas que nos levam a querer a psicologia e sem duvidas é uma das razões que escolhi cursar psicologia.
    Parabéns pelo texto e pela exposição de fatos que precisamos adquirir para seguir em frente com essa carreira.

  205. Sin duda en el articulo he encontrado unos buenos consejos. Gracias

  206. Clemelly disse:

    Gostei muito, e esse curso mesmo que quero fazer, pois amo ler, passo maior tempo lendo e escrevendo, coisa que gosto muito, e principalmente ajuda as pessoas, ouvi-las e aconselha-las.

  207. Ana Caroline disse:

    Amei, falou tudo oque eu estava precisando ouvir.

  208. Altair Brito disse:

    Que coisa linda de se ver, meu Deus
    #CursarPsicologia ❤
    #Partiu ✌

  209. VIincius disse:

    Gostei muito dos relatos, dos trafores e trafares André. As pessoas realmente precisam saber dos pontos sobre a psicologia, coisas tem de ser faladas e mostradas, para um curso tão complexo e intrigante, sempre com novos métodos, tipos de análise e incontáveis diagnósticos. O ser humano como um objeto e operante, tem-se mostrado pelos vastos tempos uma máquina sempre em evolução, cheios de sentimentos e obrigações. Observei também alguns comentários em que o próprio laboratório somos nós mesmos, sempre buscando melhorar em uma visão externa e interna das coisas, buscando refletir sobre tudo e o nada. A psicologia para mim não é só gostar em si da psicologia, já é um inicio do amarrar da corda, mas tem algo que acho muito importante, que é o laboratório e como cada pessoa usa esse laboratório. Existe um lado cognitivo das pessoas que difere como vão usar esse laboratório sem repulsar e aproveitando tudo, em uma ideia de equilíbrio, como diz o sábio chinês "A psicologia é a o estudo da alma, em que se equilibra a energia ao corpo sobre a mente, e a mente sobre o corpo"

  210. Melhor curso que tem ,por que ele proporciona ideais para uma vida toda ,ele constrói interrogativas ,mas ao mesmo tempo a disfaz
    Isso que eu achei muito interresantes

  211. Daniela disse:

    Adorei saber isso me motivou a proceguir com minha ideia de profissão e escolha.
    Eu tinha receio de aceitar, pelo simples "voce nao vai conseguir" de muita gente. Ate que eu descobri que a sensação de vazio que eu estava sentindo era nada mais nada menos que estar mentindo para mim mesma, sobre nao saber qual curso de profiçao escolher.
    E hoje decidi que nao importa qua tos digam que nao conseguirei,e ste é meu sonho e eu farei o possivel para realiza-lo.
    Ainda bem que descobri a tempo.

  212. Pedro Elson Batista Ferreira disse:

    Dentro de todo o conceito de que disseram , em um resumo bem basico
    A psicologia é algo bem complexo e ao mesmo tempo incrivel porq estud o ser humano sua mente e eu comportamento. No entando o que é de mais prazeroso em uma profissao como essa é a oportunidade que temos de poder mergulhar de cabeça em estudos q diferem de pessoas e suas inquietacoes seus anseios e podendo assim atuar de modo satisfatorio e realizador ajudando humanos a valorizar e a buscar em tudo e em todos o que temos de mais importante. Que é a Vida...

  213. Alane Freitas disse:

    Eu tinha muitas dúvidas já pesquisei bastante sobre essa profissão a qual agora com 26 anos queria seguir.. depois que lir o texto tenho certeza que é isso que eu quero nossa quanto tempo perdi em outras profissões a qual não era feliz ... Agora sim me encontrei sei que vou ter estudar muito e ler muito mais estou disposta encantada .

  214. Julliana disse:

    Gostei muito do texto, pois estava com muitas dúvidas sobre psicologia,muito obrigada ajudou bastante.

  215. Karol Silva disse:

    Eu ñ sabia o q eu estava querendo para mim mesma, de uns dois anos pra cá venho me preoculpando muito em relação ao meu futuro, o medo a anciedade me fez escolher a psicologia como referência para uma vida melhor, para mim e para as pessoas que estão ao meu redor, eu quero muito cursar está faculdade. Eu quero entender sobre o comportamento humano, eu quero me entender.

  216. Nana Magalhães disse:

    Boa noite!
    Vcs acham que ingressar no curso de psicologia aos 34 anos é um pouco tarde?

  217. Darliane disse:

    Simplesmente Ameiii ...
    Amo psicólogia ❤❤
    Parabéns A todos, Mi serviu muiiito tuudoo
    mi fez lembrar o qnt eu quero Ser Uma psicóloga
    E com esforço e paciência um dia Eu vou chegar ao meu objetivoobg..

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.