Aqui estão os seus links! (02/05/13)

Aqui estão os seus links!

Aqui estão os seus links!

Os links voltaram (e eu também)… divirtam-se!

Posts

Post na Scientific American sobre como é cada vez mais importante que jornalistas entendam melhor estatística para falarem adequadamente de ciência e sobre um livro que acaba de ser publicado e que pode servir de grande ajuda nesse aspecto (o nome do livro em inglês é The Science Writers’ Handbook: Everything You Need to Know to Pitch, Publish, and Prosper in the Digital Age).

Textos, matérias e notícias

Porque as pessoas acreditam em teorias da conspiração? Essa matéria na Scientific American descreve vários estudos recentes que buscaram responder essa pergunta abordando diversos temas nos quais essas teorias são comuns, como atentados terroristas e o aquecimento global.

Como a relação entre generosidade e religiosidade é um tema recorrente aqui no blog (aqui, aqui, aqui e aqui), compartilho uma matéria mostrando histórias de ateus comprometidos com ações de caridade que convivem diariamente com o estranhamento das pessoas (que não entendem que ateus podem fazer coisas boas simplesmente porque acham certo ou bom fazer coisas boas…).

Matéria no Huffington Post sobre um estudo demonstrando que uma breve prática de meditação pode melhorar o desempenho acadêmico de estudantes.

Uma matéria no Estadão sobre uma prática cada vez mais comum na ciência e que parece estar se expandindo no Brasil – a Salami Science. Apesar de concordar com muitas das críticas do autor, acho uma pena que ele também não traga sugestões mais concretas de como melhorar (por exemplo, como oferecer algum indício minimamente razoável de características como originalidade e criatividade? Isso ajudaria!).

Eis que as replicações na psicologia continuam dando o que falar (para ler mais sobre o assunto, ver aqui e aqui). Dessa vez, um grupo de pesquisadores tentaram replicar outro estudo clássico de priming (aqui e aqui) de um pesquisador holandês. Nesse estudo, resumidamente, os participantes tinham um desempenho superior em um teste de inteligência depois de pensar por um tempo no conceito de “professor”. Esse grupo de pesquisadores publicou essa semana na revista PLOS ONE um estudo com 9 experimentos tentando replicar esse efeito. Nenhum desses 9 experimentos encontrou o efeito esperado (matérias na Scientific American, no New Yorkerna Nature com mais comentários interessantes cobrindo o assunto).

Diante disso, o pesquisador holandês que descreveu pela primeira vez esse efeito escreveu um comentário criticando o trabalho publicado na PLOS ONE (para quem não conhece essa revista, ela tem uma ferramenta muito interessante que permite que qualquer pessoa comente publicamente sobre um artigo publicado na revista). Em resposta e esse comentário, o grupo de autores do trabalho também publicou um outro comentário em resposta ao comentário do pesquisador holandês.

Vídeos

Mais um vídeo da série Asap Science explicando porque todos nós já fomos mulheres um dia.

Você já ouviu falar da regra dos cinco segundos? Muita gente acha que se deixar uma comida cair, mas tirá-la do chão rapidamente, você consegue salvar a comida de micróbios. Infelizmente, trago más notícias para você que já usou essa regra… espero que depois desse vídeo você nunca mais subestime a velocidade de uma salmonela!

Esse vídeo é um trecho de uma palestra do professor Franz de Waal no TED falando sobre a moralidade no mundo primata. Saca só o que um capuchinho pode fazer se achar que está sendo injustiçado!

Porque será que nos beijamos? Esse vídeo descreve brevemente a ciência do beijo (e algumas outras coisas…).

O que você acha que dói mais, um parto ou um chute no saco? Esse vídeo tenta explorar essa pergunta olhando para a ciência que investiga a dor.

Um vídeo com a Ana Maria Martins Serra, um dos maiores nomes quando se trata de terapia cognitiva no Brasil (para mais informações, olhar aqui), explicando em poucas palavras o que é a terapia cognitiva.

Fugindo um pouco do assunto, você já ouviu falar na teoria dos universos paralelos? Esse vídeo, bem curto, do MinutePhysics explica simplificadamente essa teoria.

Discussão - 2 comentários

  1. Robson disse:

    Agora que já li o post inteiro, estou amaldiçoado, minha curiosidade me fará clicar e ler tudo.
    Adeus minha hora de almoço...

  2. André Rabelo disse:

    =)

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.