Aqui estão os seus links! (12/09/13)

Aqui estão os seus links!

Alguns acharam que eles tinham acabado… mas aqui vai mais um rodada de links!

Posts

Como não usar incorretamente algumas palavras comuns na ciência, tais como teoria, hipótese e significância.

Porque alunos de pós-graduação deviam escrever blogs, para o seu próprio benefício e saúde mental em fases como a redação de uma dissertação ou tese. Post do blog Literally Psyched.

Dois posts do blog Cientista S/A: um sobre como estabelecer prazos e outro sobre como aumentar a produtividade.

Um novo blog sobre psicologia, escrito pelo professor Ronaldo Pilati da Universidade de Brasília (UnB). Já foram publicados cinco posts sobre a internacionalização do conhecimento produzido na psicologia brasileira (aquiaqui, aqui, aqui e aqui).

Um post de Wray Herbert sobre uma pesquisa que questiona a maneira como são usados grupos controle na medicina e na psicologia para avaliar o efeito de medicamentos ou intervenções psicológicas. A pesquisa indicou que aspectos como as expectativas que os participantes possuem sobre o tratamento ao qual serão submetidos podem influenciar muito mais nos resultados do que os cientistas normalmente supõem.

Um post sobre um estudo recente reafirmando a importância das atividades humanas em mudanças climáticas extremas. O ponto principal do post é criticar a contínua produção de novos dados sobre o aquecimento global a despeito da grande quantidade JÁ existente de conhecimento sobre isso. Aproveitando o assunto, deve sair em breve mais um relatório do  Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Esse relatório será escrito por mais de 830 pesquisadores da área ao redor do mundo que buscarão realizar uma síntese de todo o conhecimento produzido recentemente sobre o aquecimento global, e ao que parece tal relatório enfatizará mais ainda o caráter antropogênico envolvido no aquecimento global. Para quem quiser ler algo mais geral sobre o tema, recomendo a seguinte entrevista com o professor Alexandre Araújo Costa da Universidade Federal do Ceará.

Textos, matérias e notícias

Uma matéria que saiu no New York Times sobre os avanços na compreensão das bases biológicas dos transtornos mentais.

Essa matéria na BBC traz o relato de outro experimento que mais parece ficção científica do que realidade. Resumindo, um cara influenciou a mente e o comportamento de outro simplesmente… pensando. Sim, e ele não era jedi, não era o Voldemort e não tinha poderes sobrenaturais. Isso foi feito por meio de aparelhos que registravam informações relacionadas ao padrão de atividade cerebral de uma pessoa e enviavam tais informações para o cérebro de outra pessoa. SÓ isso. Para ler sobre outros estudos desse tipo, ver aqui e aqui.

Algumas boas dicas na Scientific American sobre como ser um melhor aluno e como estudar melhor.

Uma matéria no Washington Post sobre técnicas de estudo que funcionam bem e outras que não funcionam tão bem.

Outro artigo na New York Times sobre a persistência do negacionismo em uma sociedade cada vez mais influenciada e dependente do conhecimento e das tecnologias geradas pela ciência.

Uma matéria na revista Galileu falando sobre as diversas maneiras de se alcançar a felicidade (estrelinha para a matéria por ter falado da meditação o/). Entretanto, a expressão “cientificamente comprovada”, logo no título da matéria, da uma ideia errada e é infelizmente comum em matérias de divulgação científica. Na ciência, sempre estamos corroborando ou não hipóteses a partir de evidências, mas dificilmente um, dois, vinte ou trinta estudos “comprovam” algo de maneira totalmente conclusiva. Trata-se de mais uma palavra incorretamente usada para se falar de estudos científicos, pois estes se baseiam quase sempre em probabilidade estatística, evidências limitadas, métodos e tecnologias imperfeitas. Ainda assim, os estudos citados na matéria são interessantes e as evidências encontradas podem ser realmente úteis!

Vídeos

Quer saber quão “velhos” já ficaram os seus ouvidos? Veja esse vídeo do canal Asap Science com um pequeno teste auditivo.

Uma palestra que gostei muito do psicólogo social John Cacioppo falando sobre senso comum, psicologia e os efeitos da solidão em nossa saúde física, mental e em nossas ações.

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel estreou o Cerebrando, um programa de entrevistas exibido totalmente na internet pelo tVCiencia.Net. Já tiveram três episódios do programa (aqui, aqui e aqui), com direito a entrevista com Carlinho de Jesus!

Um vídeo esclarecedor e curto com legenda em português sobre religião, o universo e o big bang.

Você acha que pode confiar em tudo o que os seus olhos vêem? Antes de responder, veja esse vídeo aqui.

Ah, e antes de responder, veja esse vídeo aqui também mostrando uma ilusão ótica sinistra que você pode testar agora mesmo se tiver um espelho pequeno por perto.

Um vídeo sobre a ciência da persuasão com ninguém mais ninguém menos que Robert Cialdini sendo o narrador de parte do vídeo!

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.