Aqui estão os seus links (23/01/14)

aqui estão os seus links_blue

Os primeiros links de 2014 (junto com alguns de 2013, já que faz tempo desde os últimos links postados)!

Posts

Como os supostos avanços da maior associação de psicologia do mundo podem não ter sido lá os avanços que gostaríamos em um post publicado no blog do Center for Open Science (COS).

Se você quer saber o que é um doutorado, veja esse post do pós-graduando com ilustrações já consagradas que deixam claro o que um doutorando saberá ao fim de sua jornada.

Post bombante da Ana Arantes sobre a personagem supostamente autista de uma novela famosa na televisão, ajudando a desmistificar um pouco a questão.

Post do Carlos Orsi em sua coluna Olhar Cético na revista Galileu sobre a diferença entre ciência e senso comum.

Será que infecções de vírus podem ter influenciado a maneira como a mente humana evoluiu até chegar no seu estado atual? Post do Carl Zimmer sobre isso.

Quer saber onde fazer uma pós-graduação? Leia esse post do blog Cientista S/A.

O que a arte da guerra tem a nos ensinar na academia? O blog Cientista S/A andou postando uma série de textos (aquiaquiaqui e por ai vai) sobre as aplicações dos ensinamentos desse clássico para a vida acadêmica.

Textos, matérias e notícias

Livro interessante para quem quer escrever e publicar artigos em inglês, mas sente que ainda precisa melhorar muito na escrita. O livro promete ensinar escritores brasileiros a não cometer os erros mais comuns observados em trabalhos submetidos por brasileiros a revistas internacionais. Semana passada estava sendo vendido na versão e-book por apenas 4 reais na loja da amazon.com.br.

O site Edge publicou recentemente as respostas de diversos cientistas e pensadores a uma pergunta feita esse ano: qual ideia científica está pronta para se aposentar? Entre os convidados a responder a essa pergunta, estão celebridades científicas como Sam Harris, Steven Pinker, Marcelo Gleiser, Michael Shermer, Robert Sapolsky e entre muitos outros. Muitas das respostas vão interessar especialmente os psicólogos!

Uma matéria sobre porque a educação é um desperdício de esforço, mas poderia NÃO ser.

Conheça um pouco mais sobre “o lado negro” da inteligência emocional nessa matéria do jornal The Atlantic.

Uma matéria no Wall Street Journal sobre como a ciência da regulação das emoções pode te ajudar a parar de procrastinar.

Uma ótima matéria no jornal The New York Times sobre meditação, descrevendo vários estudos recentes sobre os efeitos da meditação e como essa prática deixou de ser vista como algo místico pela psicologia para se tornar uma dos objetos de pesquisa mais estudados atualmente. Uma coisa diferente dessa matéria é que ela também descreve alguns possíveis efeitos colaterais indesejáveis da meditação, algo normalmente pouco explorado quando alguém fala de meditação na mídia. 

Destaco o seguinte trecho da matéria, traduzido por mim: “Para algumas pessoas que iniciam o treinamento de meditação, é a primeira vez em suas vidas na qual eles perceberam que um pensamento ou uma emoção não é a sua única realidade, que eles possuem a habilidade de permanecer focados em outra coisa como, por exemplo, a sua respiração, e deixar que aquela emoção ou pensamento simplesmente desapareça.”
 
No mesmo jornal, outra matéria sobre como conseguir manter as suas resoluções de ano novo.
 

Vídeos

Um documentário recente sobre auto-monitoramento e outro sobre personalidade no canal  ReVCieN. Ambos documentários possuem legendas em português que podem ser ativadas na parte de baixo do vídeo!

O canal AsapSCIENCE, como sempre, nos presenteia com ótimos vídeos, e aqui vai uma rajada dos últimos vídeos deles!

Como nossos cérebros poderiam ser hackeados por outros seres vivos com tecnologias que estão sendo desenvolvidas atualmente? 

Quais são os efeitos do crack no cérebro?

Como impressoras 3-D podem mudar tudo em nossas vidas?

Será que plantas podem pensar?

Será que uma pessoa pode literalmente “morrer” de tão estressada?

Quais são os efeitos potencialmente benéficos de videogames na cognição?

O canal Nerdologia (recomendadíssimo!) do Atila também anda bombando e com ótimos vídeos! Merecem destaque os vídeos sobre paralisia do sono e experiências sobrenaturaisa fratura do Anderson Silva e como matar o Wolverine.  

O programa UAU do professor Stevens Rehen também estreou no fim do ano passado e vários episódios já estão no ar! Vale destacar o episódio sobre memóriaterapia gênica e a genética do futuro

Discussão - 2 comentários

  1. Felipe disse:

    Antecipou a entrega em um dia? Hoje não é 22/01? heheheheh

    Independente disso, esse post é sempre muito útil! Obrigado.

  2. André Rabelo disse:

    hahahahaahahahahaaha

    você está certo, Felipe, VIAJEI total hahahahaa
    achei que hoje era dia 23... só não vou mudar o título porque se não toda a contagem de acessos pode zerar, mas foi "falha nossa" mesmo, valeu por alertar! E bom lembrar do seu blog, vou dar uma xeretada!

    Abraço!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.