Por que as pessoas fazem coisas ruins – 1 (video)

2014-04-13 11.00.51

 A violência possui diversas causas – econômicas, culturais, históricas e psiquiátricas, por exemplo. Dentre elas, uma das explicações causais mais intuitivas para as pessoas é a de que atos violentos são realizados por pessoas violentas – pessoas com um tipo de essência “má” que as diferem do resto da população. Mas uma das causas da violência, a influência social, provavelmente está por detrás de muitos episódios de violência. Nesse vídeo, veremos que, nem sempre…quem faz coisas ruins são pessoas com um histórico e propensão a agir agressivamente.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/_qYby0fcI3c”]

É importante enfatizar que ter esse conhecimento nos ajuda a entender o comportamento das pessoas e a ser mais precavidos, mas de maneira alguma esse conhecimento nos permite justificar moralmente tais comportamentos.

Se gostou do vídeo, curta, compartilhe e inscreva-se no nosso canal! Siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar os próximos vídeos (FacebookTwitterGoogle+).

Referências adicionais:

Zimbardo, P. G. (2012). O efeito Lúcifer: Como pessoas boas se tornam más. Rio de Janeiro: Record.

Nesse livro traduzido para o Português, um dos maiores psicólogos sociais e investigadores de processos de influência social explora alguns dos estudos mais famosos da área e o que eles revelam sobre a natureza humana.

Pinker, S. (2013). Os anjos bons da nossa natureza: Por que a violência diminuiu. São Paulo: Companhia das Letras.

O famoso divulgador da psicologia e psicolinguista Steven Pinker dedicou um volume inteiro para discutir as causas da violência e as evidências de que a violência tem diminuído ao longo da história humana. Felizmente, o seu livro já foi traduzido para o Português.

Discussão - 4 comentários

  1. Seus artigos,são de grande valor, continuem semjpre.

  2. Adrian disse:

    http://blogblaum.blogspot.com.br/

    Ótimo blog esse!

    Abraço

  3. mateus disse:

    pessoas boas não fazem coisas ruins,pessoas boas fazem coisas boas e pessoas ruins fazem coisas ruins,se uma pessoa que normalmente faz coisas boas começar a fazer coisas ruins,essa pessoa se torna uma pessoa ruim

    • André Rabelo disse:

      entendo o seu raciocínio, mas ele é circular e, por isso, infalsificável. Já que sempre que uma pessoa boa fizesse algo ruim você diria que na verdade ela era ruim. Pensando dessa forma, você nunca seria capaz de identificar quando uma pessoa "realmente" boa fizesse algo ruim. Além disso, seguindo o seu raciocínio e levando em conta as pesquisas que citamos, então todas as pessoas costumam ser ruins porque dada uma situação apropriada as pessoas tenderão a se conformar às autoridades. Não acho que essa forma de conceituar as coisas seja lá muito útil ou tenha uma boa lógica subjacente.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.