Agressivo, passivo ou assertivo?

12_teaser assertividade

Qual é a diferença entre os estilos de comunicação agressivo, assertivo e passivo? Hoje falaremos um pouco sobre essas diferenças e como podemos responder à diferentes situações usando esses diferentes estilos. Você conhecerá um pouco do que é o treinamento em habilidades sociais, um conjunto de técnicas e procedimentos usado vastamente na psicologia clínica! Veja o vídeo abaixo ou clicando aqui.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/rd1mCZVNnxE”]

Vale a pena fazer algumas ressalvas sobre o vídeo. Primeiro, ninguém é necessariamente agressivo o tempo todo ou passivo. Quando dizemos que algumas pessoas possuem um estilo de comunicação agressiva, queremos dizer que ela predominantemente responde dessa maneira em situações que envolvem algum conflito com outras pessoas ou que demandam uma resolução de problemas em colaboração com outros.

Estilos de comunicação são aprendidos ao longo de nossas vidas e muitas vezes as pessoas não são ensinadas a, por exemplo, serem assertivas ao invés de agressivas em certas situações (ou sequer qual é a diferença entre essas duas coisas), o que torna a sua resolução de problemas indesejável muitas vezes. É muito comum que as pessoas respondam de maneira agressiva (ou passiva) em situações nas quais a maneira assertiva traria resultados mais desejáveis.

O treinamento em habilidades sociais tem sido usado tanto no contexto da psicoterapia (principalmente na terapia cognitiva comportamental) quanto em intervenções sociais e tem se mostrado uma forma eficiente de ajudar as pessoas a adquirirem habilidades que os permitem uma melhor interação com os outros.

Gostaria de fazer um agradecimento especial à psicoterapeuta Dra. Larissa A. Nobre Sandoval (para mais informações sobre o trabalho dela, clique aqui) que escreveu junto comigo o roteiro do vídeo!

Referências recomendadas

Murta, S. G. (2005). Aplicações do treinamento em habilidades sociais: Análise da produção nacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2005, 18 (2), 283-291.

Esse é um artigo de revisão de literatura de uma importante pesquisadora sobre o assunto no Brasil.

Conte, F. C. & Brandão, M. Z. S. (2003). Falo? Ou não falo? Expressando sentimento e comunicando ideias. Arapongas: Mecenas.

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Rio de Janeiro: Vozes.

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2008). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção. São Paulo: Alínea.

Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos.

Esses são livros importantes no âmbito nacional para quem se interessar em um maior aprofundamento no assunto.

Discussão - 5 comentários

  1. Consegui entender, porque as pessoas são agressivas, ou passivas.
    Muito interessante, até já enviei para pessoas da família, pois algumas
    de nós estamos enquadradas no texto. Parabéns, continue mandando
    outros.

  2. Franklin disse:

    Cara, parabéns pelo conteúdo. A qualidade entre um vídeo e outro tem aumentado muito, e os temas estão ótimos.Vai ter algum video relacionando educação e psicologia? Estudo essa área e acharia incrível ver um video aqui disso. Novamente, parabéns.

  3. […] vídeo Agressivo, passivo e assertivo, realizado a convite de André Rabelo do blog SocialMente (ScienceBlogs Brasil), apresentamos os 3 principais estilos de comunicação – agressivo, […]

  4. Sensacional, muito interessante esse assunto. Hoje consigo entender melhor alguns pontos citados. Parabéns

  5. victor disse:

    você poderia falar sobre o comportamento passivo-agressivo ou o transtorno de personalidade passivo-agressivo,tem pouco material em português sobre o assunto e seria um bom complemento para o seu vídeo

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM