Depressão (vídeo)

21_teaser depressão

Quem nunca se sentiu triste alguma vez na vida? Na maior parte das vezes, é uma tristeza momentânea e que não demora muito a passar. Mas, em alguns casos, essa tristeza pode quase paralisar a vida da pessoa e durar muito tempo. A pessoa pode se sentir mal a maior parte do tempo e por longos períodos, levando-a a perder interesse pelas coisas que lhe traziam prazer. Falaremos hoje sobre depressão no Minutos Psíquicos.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/T2XLwjy65LA”]

Referências recomendadas

Beck, A.  T. (1997). Terapia cognitiva da depressão. Porto Alegre: Artmed.

Esse foi um dos livros mais importantes sobre a terapia cognitiva da depressão, escrito pelo próprio fundador da terapia cognitiva, Aaron Beck.

Pergher, G. K., Stein, L. M., & Wainer, R. (2004). Estudos sobre a memória na depressão: Achados e implicações para a terapia cognitiva. Rev. Psiq. Clín., 31, 82-90.

Powell, V. B. et al. (2008). Terapia cognitivo-comportamental da depressão. Rev Bras Psiquiatr., 30, 573-80.

Esses são dois artigos em Português sobre a depressão e as características psicológicas da mesma, bem como do tratamento dela por meio da terapia cognitiva e do uso de medicamentos.

Nesse número especial da revista Science sobre depressão, vários trabalhos exploram diferentes aspectos da biologia subjacente à depressão, tais como os dados que descrevemos sobre o efeito do estresse no funcionamento cerebral.

Esse link e esse link são do site da Organização Mundial da Saúde e trazem informações gerais sobre depressão (o site parece estar um pouco instável, então caso não consiga acessar os links, tente de novo depois).

Vale a pena conferir aqui os nossos ídolos do canal ASAP Science que fizeram um vídeo sobre a ciência da depressão

Discussão - 2 comentários

  1. Laurastefaniabernah disse:

    Olá, gostaria muito de ver o vídeo, mas não está abrindo aqui no meu celular. Tem link para YouTube? Grata.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.