Se colocando no lugar do outro (vídeo)

25_teaser_empatia

A empatia é uma capacidade que nos permite se colocar no lugar do outro e compartilhar a dor ou alegria que alguém está sentindo. No vídeo de hoje, falaremos sobre o que é empatia, como ela se diferencia de algo conhecido na psicologia como teoria da mente e como essas duas capacidades fazem toda a diferença no caso de pessoas com psicopatia e autismo. Veja o vídeo abaixo (ou veja aqui).

[youtube_sc url=”http://youtu.be/aPs6q5vqnFs”]

 Referências recomendadas

Singer, T., & Tusche, A. (2013). Understanding others: Brain mechanisms of theory of mind and empathy. In P. W. Glimcher, & E. Fehr (Eds.), Neuroeconomics: Decision making and the brain (2nd ed., pp. 513-532). London: Academic Press.

O capítulo de livro acima faz uma descrição e diferenciação entre empatia e teoria da mente, enfatizando os aspectos neurais subjacentes à essas capacidades. Muito do que citamos no vídeo é explorado nesse trabalho.

De Waal, F. B. M. (2008). Putting the altruism back into altruism: The evolution of empathy. Annual Review of Psychology, 59, 279–300. doi:10.1146/annurev.psych.59.103006.093625

Já esse artigo, embora também focado na empatia, explora mais as questões biológicas e evolutivas da empatia. Muitos trabalhos comparativos com outros animais são descritos no trabalho, bem como algumas das mais influentes teorias da evolução da empatia.

Baron-Cohen, S. et al. (2001). The “reading the mind in the eyes” test revised version: A study with normal adults, and adults with Asperger Syndrome or high functioning Autismm. Journal of Child. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 42(2), 241-251.

Simon Baron-Cohen, um dos maiores pesquisadores sobre o assunto, desenvolveu uma medida de teoria da mente utilizada vastamente na psicologia, as imagens que exibimos no início do vídeo são também usadas nessa medida.

Decety, J. & Ickes, W. (2009). The social neuroscience of empathy.  Cambridge: MIT Press.

Por fim, esse livro é uma compilação da pesquisa em neurociência social da empatia nos últimos 20 anos. O simples fato de existir um livro tão específico sobre esse tema demonstra a importância que a empatia têm recebido nessa área.

Também vale citar o livro da Tania Singer sobre compaixão e meditação disponibilizado de maneira gratuita na internet já divulgado aqui no blog, no qual treinamentos de empatia são descritos além de muitos outros temas.

Discussão - 14 comentários

  1. Eu acho que é inerente do Brasileiro, além da falta de empatia tremenda, uma exaltação do "levar vantagem" sobre os demais. São deficiências culturais e educacionais simultaneamente atrapalhando a evolução da sociedade brasileira.

  2. desenho manga disse:

    dificil alguem que se coloque em posição do proximo

  3. Taís Alves disse:

    Vídeo bastante interessante. Eu já tinha ouvido falar sobre empatia na faculdade e sempre tive vontade de aprender mais a respeito. Muito obrigada pela informação.

  4. É uma questão muito complexa de se discutir, pois lidamos diariamente com todo o tipo de gente... e a falta de empatia apesar de ser reflexo da cultura egoísta que vivemos, também é reflexo do estarmos sempre na defensiva, então muitas vezes nos negamos a certas coisas...
    É preciso de fato desconstruir os pensamentos e sempre ponderar as ações para poder ter a empatia quando realmente necessário e sabe diferenciar.

  5. Reyan disse:

    Muito interessante esse trabalho! Tania Singer também tem diversos trabalhos interessantes que valem a pena ler! Recomendo a todos!

  6. samuel disse:

    Muito bom! Eu tento fazer isso todo tempo.
    Quando nos colocamos no lugar das pessoas, isso evita muitos conflitos.
    Acabamos entendendo o porque da pessoa tomar determinada atitude.
    E por mais que não concordamos, nos compreendemos.
    Minha namorada diminuiu muito suas brigas com o pai por entender o lado dele!

  7. Silva disse:

    Difícil alguém que faça isso pelo próximo

  8. Matheus disse:

    Está faltando esse senso em comum entre as pessoas..
    a falta da compreensão entre as partes é o que gera estresse na maioria das vezes entre as pessoas... está faltando muito, mas muito mesmo tentar olhar como vai ser para a outra pessoa, estar naquela determinada situação

  9. Muito bacana esse trabalho.

  10. Muito legal o video, Teriamos um mundo melhor se todos fizessem isso

  11. Chega de bullying nos colegios! essa situaçao nao pode continuar

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.