Essa ilusão de ótica é cabulosa mesmo

Uma grande parte do nosso cérebro é dedicada para processar as informações advindas dos nossos olhos. Sim, essa visão fantástica que você usa todos os dias e já banalizou não é algo trivial para esse amontoado de células dentro da sua cabeça.

É uma coisa realmente complicada o que o nosso cérebro faz cotidianamente para nos permitir ter essa visão tridimensional, mas como qualquer pessoa que tem miopia ou astigmatismo sabe, a visão está longe de ser perfeita. Se nos comparamos com outros animais… bom, melhor nem tocar nesse assunto.

Além dos déficits visuais gerados por condições muito comuns como a miopia, também existem distúrbios psiquiátricos e/ou neurológicos que podem afetar consideravelmente a nossa visão, como a esquizofrenia.

Em resumo, o lance é que a nossa capacidade visual é incrível, mas bem imperfeita. Quer uma demonstração disso? Quer dar uma zoadinha bem leve com a sua visão maravilhosa e ver até onde ela pode te levar? Então veja o vídeo abaixo seguindo as instruções que a mulher fala (esse vídeo foi uma dica valiosa do pessoal do ASAP Science). Se o player abaixo não estiver funcionando, clique aqui para ver o vídeo. Digam o que acharam nos comentários =)

Pra quem não saca inglês, aqui vai o que ela diz no começo do vídeo depois do alerta inicial: Leia em voz alta todas as letras mostradas no centro da tela, não cometa nenhum erro.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/tVgOLWVYytM”]

Discussão - 2 comentários

  1. Claudia Chow disse:

    achei meio cansativo, mas o efeito bem interessante...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.