Técnicas de estudo (vídeo)

77_teaser_estudo

Como você costuma estudar? Fica relendo o que precisa aprender? Faz resumos? Procura no Facebook por respostas para os exercícios? Será que você estuda da forma mais eficaz que poderia? No vídeo de hoje, falaremos sobre como algumas técnicas de estudo podem turbinar (ou não) a sua aprendizagem! Você pode assistir o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

[youtube_sc url=”https://youtu.be/sXmKaZ-9fWc”]

Referências recomendadas

O vídeo de hoje teve como base principal um artigo publicado na revista científica Psychological Science in the Public Interest. No artigo, um grupo de 5 psicólogos especialistas no assunto fazem uma densa análise (de 55 páginas!) da utilidade das técnicas citadas no vídeo e de outras. Eles descrevem o que as pesquisas científicas têm mostrado sobre a utilidade geral, a amplitude de aplicações das técnicas quanto a, por exemplo, temas e faixas etárias, e compara entre elas quais são as mais úteis e quais variáveis influenciam na maior ou menor eficácia de cada técnica.  

Discussão - 4 comentários

  1. André SM disse:

    Blz?? O videos ficou muito bom. Queria ler o artigo, mas o link não está funcionando.

  2. André Rabelo disse:

    André, obrigado por avisar! Não sei o que aconteceu. Arrumei e está dando para acessar normalmente aqui, tenta ai!

  3. Alfredo Neto disse:

    Oi André, bom dia!
    Fiquei com uma dúvida acerca dos Mapas Mentais e dos Mapas Conceituais. Eles não foram citados no vídeo. Há alguma informação sobre a eficácia deles? Eles seriam uma categoria a parte ou incluídos em alguma das categorias destacadas no vídeo?
    Parabéns pelo vídeo. Excelente!

    • André Rabelo disse:

      Oi, Alfredo! Dentro do material que usamos como base, essa não foi uma das técnicas mais enfatizadas e estudadas na psicologia até o momento. E também não sei dizer nada sobre a sua eficácia pra ser sincero.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.