Autoestima e narcisismo (vídeo)

130_thumb_autoestima

A sua autoestima tem a ver com o quanto você gosta da visão que tem de si mesmo, ou seja, do seu self. Ter uma autoestima positiva pode estar ligado a muitos benefícios, mas uma autoestima excessivamente positiva pode se relacionar com coisas como o narcisismo. Você pode ver o vídeo de hoje abaixo ou clicando aqui.

[youtube_sc url=”https://youtu.be/LIHkETn66zk”]

Para quem não entendeu as referências de hoje: o desenho que aparece no thumbnail é o Johnny Bravo. Ele era o personagem de um desenho do Cartoon Network. Acho que é difícil pensar em um melhor exemplo de personagem narcisista do que ele (aqui tem alguns exemplos disso). Nós também mencionamos o Gary do desenho Pokémon em outro desenho. O cara simplesmente andava de um lado pro outro com uma torcida organizada dele hahahaha

Referências recomendadas

Mencionamos muitos tópicos no vídeo de hoje, mas aqui eu vou inserir alguns links principalmente falando de autoestima e narcisismo porque esses são os dois principais tópicos mesmo. As nossas principais fontes foram alguns ótimos manuais de psicologia social como o do Baron e Branscombe, o do Myers e os seguintes:

Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. (2002) Psicologia social. São Paulo: LTC.

Fiske, S. T., & Taylor, S. E. (2008). Social cognition: From brains to culture (1 ed.). New York: McGraw-Hill.

Seguem aqui também alguns links de artigos de revisão, matérias e sites sobre autoestima e narcisismo (destaque especial para uma ótima revisão do ano passado sobre os estudos acerca do narcisismo): link, link, link, link, link, link, link, link, link.

 

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.