[Vídeo] Como são feitas células solares de corante? (V.3, N.12, 2017)

Autores: Natália F. Coutinho, Dimítria F. Coutinho e Eduardo A. Sato(texto).

Você já imaginou como células solares são fabricadas? Hoje a colega Mª. Natália de Faria Coutinho, doutoranda do Instituto de Física da Unicamp conta pra gente!

Teste da célula solar construída usando uma lampada.
Imagem por: Dimítria F. Coutinho.

Células Solares são uma alternativa na geração de energia limpa, transformando a energia solar em elétrica. Esta tecnologia conhecida há um longo tempo pelos cientistas vem ganhando espaço na indústria devido a redução de custo para sua produção, sendo encontrada para venda em lojas especializadas.

Evolução do preço da energia solar por ano em dólar por watt.
Fonte: The Economist apud Bloomberg New Energy Finance.

Para termos uma ideia do avanço na pesquisa em células solares, segundo o The Economist, Em 1977, o custo para produzir um watt de energia usando células solares de silício era de U$ 76.67 (aproximadamente R$ 252,60), hoje este custo caiu para menos de um dólar por watt. Projeções do Bloomberg New Energy Finance apontam que a energia solar será mais barata que a produzida em usinas de carvão a partir de 2020, custando cerca 60 dólares por MWh (~ R$198).

As pesquisas científicas nesta área tem como objetivos aumentar a eficiência das células solares e diminuir seu custo de produção, para tanto são usados diversos materiais e montagens. A Natália F. Coutinho é uma especialista em células solares, tendo feito seu mestrado em células a base de corante e atualmente pesquisando células solares de perovskita no doutorado. Hoje ela nos ensina como é a montagem de uma célula solar de corante, usando o suco de amoras!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *