Tecão Gasolina

Hoje é o Dia Mundial da Terra (4,5 bilhões de anos, mas com um corpinho de 3).
Essa biloca azul manchada de branco, verde e ocre é tudo o que conhecemos. Tanto que nos adaptamos a este mundo e teríamos dificuldade em viver num muito diferente.
Um amigo meu me perguntou ontem se poderia existir uma montanha de uma cor que nós não vemos. Pode, mas não aqui (existem galáxias inteiras feitas de um negócio chamado “matéria escura” que está lá, tem massa, densidade, interage com outras coisas mas não é visível para nós). Se fosse aqui, nós teríamos desenvolvido a capacidade de enxergar tal coisa. É assim que evolução funciona, ademais o material da feitura do planeta é bem homogêneo.
Hoje é também o qüingentésimo oitavo aniversário do “descobrimento” do Brasil (mais sobre o Brasil no artigo de sexta-feira próxima). “Descobrimento” assim entre aspas porque nós, adultos, sabemos que não foi tão preto-e-branco assim.
E isso é uma das coisas mais erradas deste mundo; a enganação deliberada das crianças.
Tomar café e abrir a geladeira aleija.
Comer e tomar banho em seguida mata.
Tomar banho em água corrente num certo dia do ano entreva.
Roer unha dilacera o estômago.
Brincar com fogo faz molhar a cama.
No dia em que eu andei descalço na calçada quente e não fiquei gripado, vi que era mentira e assumi instantaneamente que todos os outros avisos também eram. Inclusive o de fogo queimar, tomada dar choque e subir em árvore na chuva aumentar o risco de queda.
Foi uma semana bem dolorida.
Crianças falam daquele jeito porque ainda não desenvolveram a coordenação motora fina necessária para a fala fluente e não por serem idiotas.
Crianças são muito inteligentes, eu que o diga.
Elas merecem saber que nosso país foi usucapiado, que abrir a geladeira vai no máximo esfriar o café, que tomar banho depois de comer só não é melhor que dormir seguindo a refeição, que tomar banho de mar em qualquer dia do ano é uma das melhores coisas praticáveis à luz do dia, que roer unha é ruim para as unhas e não para o estômago e que brincar com fogo é PERIGOSO (colchão mijado é só botar no sol, ala sul da casa carbonizada é um problema mais sério).
Ensinem que dedos decepados não crescem mais, que eletricidade machuca, que vem carro dos dois lados e que água não se respira. Pronto. Deixem o resto para elas testarem por si mesmas (sob supervisão de um adulto responsável, obviamente).
Um adulto que acredita em Papai Noel, acredita que cortar cabelo dia 16 dá azar e que tem certeza que desenhar um sol na areia faz parar de chover não é um bom inquilino para o nosso pedaço de chão verde e marrom nem para a nossa biloquinha de hidrogênio.

Discussão - 2 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias