Alergia à luz

Existe um nervo dentro do nosso crânio chamado Nervo Trigêmeo, que tem função mista (serve tanto para mexer quanto para sentir). A parte motora desse nervo faz a mandíbula funcionar e a parte sensitiva dá sensação à pele do rosto, à parte de trás da língua, aos dentes, às pálpebras e às mucosas da boca e nariz. E é aqui onde meu interesse começa.
O nervo ótico (um nervo do tipo que só serve para sentir) quando superestimulado (sair de um lugar escuro para um muito claro) pode vazar e interferir no trigêmeo (assim como ligar o liquidificador pode interferir na imagem do televisor. Fiação mal-feita…), acionando-o. Isso é um traço genético de codominância (não vou explicar isso aqui, mas é o mesmo esquema de tipo sanguíneo) que faz com quê os indivíduos que a possuam espirrem quando saiam ao sol.
Eu sou um deles.
Não consegui achar ainda relação entre isso e fotofobia (que apesar do nome não é medo de luz, mas dor e desconforto nos olhos quando expostos à luz forte), que também me acomete, mas acho que faz sentido.
Fotofobia é um problema nos fotorreceptores da retina, que absorvem muita luz e mandam uma quantidade exagerada de estimulação pro nervo ótico.
Esse defeito causa dor nos olhos e, se a exposição for longa e contínua, conseqüente dor de cabeça.
Segundo meu oftalmologista, não existe cura, só paliativo; óculos escuros.
Quando meus olhos se enchem de luz, logo após a dor de agulha (de tricô) quente (incandescente) entrando (de lado) no olho, a parte ótica nervosa se acende (como um filamento de lâmpada) e transborda (como leite não-vigiado no fogão) para dentro do nervo que controla a sensitividade da mucosa nasal.
Além de ser quase cego em dia de sol forte perto de paredes brancas, eu ainda fico espirrando feito menino novo gripado brincando no tapete da sala.
Tenho amigos míopes que antes de abrir os olhos pela manhã precisam calçar suas lentes corretivas. Quando os vidros do meu lar não eram enegrecidos, eu precisava fazer isso com os meus óculos escuros. Já acordava espirrando e com dor de cabeça.
E cada espirro meu me custa uma semana de vida (quem já me viu espirrando concordará). Eu não posso andar sem proteção visual (pelo menos se quiser chegar aos trinta).
Caso você espirre ao primeiro sinal de sol, saiba que não está sozinho.
Eu também sou alérgico à luz.

Discussão - 17 comentários

  1. olavo disse:

    rapaz, qnd o cara tá com o espirro na eminência de ser perdido, basta olhar pra uma fonte d eluz forte, tipo o sol, q o espirro vem na hora. de toda forma a luz estimula o espirro, acho que devido ofuscar e fazer o cara ‘enrugar’ o rosto e daí etc. mas talvez vc seja alérgico mesmo. 😛

  2. Rina disse:

    Eu sou alérgica a tudo que está suspenso no ar! Talvez tivesse solução se não fosse imprescindível o ar para manter vivos os seres aeróbicos, como nós, os seres humanos.
    Além disso, também padeço de fotofobia, e sem meu óculos escuros me é impossível sair de casa e caminhar em linha reta. Ou seja, pareço uma bêbada nos dias de sol forte, principalmente pq só há paredes e muros brancos perto de minha casa! Bom, e um parque onde há pó, grama, pólem e pelos dos mais diversos bichos que se chamam “de estimação”.
    Em resumo: adoro sol, primavera e verão. Mas a pergunta é: pq eles não gostam de mim? ihihih.
    A genética deve explicar essas coisas…

  3. Igor Santos disse:

    Não só deve como explica.
    Genética é um negócio invocado…

  4. Igor Santos disse:

    “…de toda forma a luz estimula o espirro, acho que devido ofuscar e fazer o cara ‘enrugar’ o rosto e daí etc.”
    É de lascar, eu tenho um trabalho da mulesta, pesquisando artigos médicos, comparando revisões e pelejando para resumir e inventar analogias que facilitem o entendimento, aí vem um sujeito desse e dá uma explicação muito mais simples, crível e fácil de lembrar…

  5. Sonia Victorino disse:

    Não sabia q sofria dessa tal de fotofobia, mas a dor na bolota do olho é terrível. Bom, agora já sei q tenho de sair armada do óculos escuro. Mas tenho um outro problema – glaucoma progressivo – preciso mudar sempre o grau das lentas (inclusive a atual está defazada) e como os ganhos são poucos, mudo apenas do óculos claro e fico espirrando e tendo dor no carroço do olho.
    Mesmo assim, valei o alerta. E continue como suas pesquisas e nos informando e, deixe os invejosos morderem os cotovelos de inveja. Atenção: inveja matar, magotedefiodeumaegua

  6. Rina disse:

    O fato de sermos irmãos deve ter tudo a ver com isso e “otras cositas más”. Lembra que sempre que Mainha fica com vontade de espirrar olha pro sol (mais precisamente em direção a ele)e ai sai o espirro?
    O nosso (meu e seu) diferencial é que não precisamos, eu pelo menos não, olhar pra nenhuma luz. Já acordo espirrando, seja a hora que seja! Mesmo quando acordo de madrugada com um barulho ou pra beber água… Povinho mais esquisito esse, hein? eheh.

  7. Setembrino disse:

    Eu achava que era mentira até Rina confirmar.

  8. Eliane disse:

    Meu filho de 4 anos tem os mesmos sintomas q vc descreve, simplesmente não consegue abrir os olhos na claridade do sol, diz q dói muito.Já usa óculos de sol. E qdo era bebê eu já estranhava q era só sair para o famoso banho de sol para o pqno começar a espirrar…coitadinho… E o q fazer??? Tem algum tratamento?

  9. Igor Santos disse:

    Eu uso óculos escuros sempre que penso em me expor. Não conheço, infelizmente, tratamento algum.

  10. Fernando disse:

    Igor, se o seu blog não fosse um blog científico eu não acreditaria.

  11. Igor Santos disse:

    Fernando, infelizmente isso não é motivo suficiente para acreditar no que eu digo.
    Tudo bem que minhas alegações aqui não foram das mais esdrúxulas, mas foram quase totalmente anedotais.
    Muitos dos meus leitores me corrigem quando deslizo e eu acho isso ótimo.
    Ceticismo é um estado de constante vigilância.
    =¦¤þ

  12. Julio disse:

    Cara que bacana seu post! eu estou com dúvidas, talvez exista essa alergia em graus diferentes, ou esse nervo seja influênciado caso você tenha renite também, pois eu sofro de renite, e descobri que se usar óculos escuros eu espirro menos, estava pesquisando pois queria saber se havia alguma relação entre as duas coisas ou era apenas placebo.
    mas vejo agora que pode ter sim relação.

    obrigado!

    • Igor Santos disse:

      Julio, creio que existam sim graus diferentes de fotofobia e, se não me engano, rinite influencia sim nos casos de espirro. Procure seu oftalmologista que ele deve saber bem mais disso do que eu.

  13. kamila disse:

    Bem nao sei se tenho isso , mas toda vez que acordo espirro muito e quando saio de casa tambem ,tenho sempre que anda com lenços de papeis na bolsa ,para piora moro no sul do rio grande do sul , onde faz muito frio no inverno ffrio de 0 graus , isso me mata quando eu acordo 🙁

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM