Atendendo a pedidos

Reclamaram de mim por meu blogue (aportuguesado da palavra “blog”, abreviação de “web log”, que em inglês significa “diário de rede”, onde “rede” é a Internet e “diário” é um lugar onde se registram os pensamentos e as experiências) ter muita coisa escrita.
Certo.
Mandaram eu colocar fotos e desenhos e cores e adornos e toda sorte de tiradores de atenção disponíveis. Se eu quisesse desviar a atenção do que quero dizer, eu nem começaria dizendo e cada artigo teria uma foto minha cutucando meu nariz.
Eu descobri o prazer de escrever e de ser lido e de ter alguém que vez por outra vem me dizer que aprendeu uma coisa legal ou que se divertiu com minhas peripécias internetais.
Outra das coisas que eu faço é cronometrar o tempo de ler cada uma das minhas entradas (eu sei que tenho problemas, não me julguem). A mais longa demora nove minutos para ser lida, a mais visitada e elogiada leva quatro minutos. Um cigarro queima em sete, a água do meu café ferve em dez e deixar o nariz limpo custa 11 minutos de dedos em ação.
Eu só utilizo figuras em casos especiais, para explicar algo que seria muito difícil de entender só lendo, para chocar ou para causar um impacto emocional maior. Prefiro usar links.
Mas, em homenagem a essas duas chatas (um alô aí pras minhas cunhadas!), hoje eu vou deixar a página lenta para todo mundo (de nada) colocando muitos vídeos.
Como eu sou um sujeito dado à Ciência, serão vídeos de experimentos científicos interessantes de assistir.
1 – A massinha prateada em cima do prato é sódio, um metal alcalino que, em sua forma pura, explode em contato com água.
O amarelo dentro do frasco é gás cloro, um elemento altamente venenoso que pode matar uma pessoa que o aspire, e é colocado, em quantidades ínfimas, em reservatórios de água potável para evitar o desenvolvimento de qualquer organismo prejudicial à nossa saúde.
Isso é o que acontece quando se misturam os dois com água:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Mx5JJWI2aaw]
O pó no fundo é areia, só para não quebrar o vidro.
Outra propriedade desses dois elementos é a de, quando combinados em condições certas, formam Cloreto de Sódio, ou o que é mais conhecido como Sal de Cozinha.
2 – Existe uma propriedade física chamada metaestabilidade que permite, por exemplo, que água fique mais fria que seu ponto de congelamento, mas se mantenha líquida. Até ser perturbada:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gGpNhBPYNfs]
Ou que água esquente acima do seu ponto de ebulição, novamente se mantendo líquida, até que haja um distúrbio:
[youtube= http://www.youtube.com/watch?v=yNu8WaKo5No]
3 – Alguns gases, como o hexafluorido de enxofre, são tão mais pesados que o ar (na verdade, o certo seria dizer que é mais denso, pois um quilo de ar pesa o mesmo que um quilo de qualquer outra coisa) que “afundam”, formando uma base invisível:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=1PJTq2xQiQ0]
Esse gás específico aí é conhecido como “anti-hélio”, pois se comporta de forma diametralmente oposta ao hélio, que é menos denso que o ar e faz os balões de festa flutuarem e se você aspirar hélio, ficará com voz de Pato Donald, se respirar hexafluorido de enxofre, ficará com voz de Tim Maia.
4 – Ondas acústicas estacionárias são formadas por um fenômeno físico que reforça uma certa freqüência entre paredes paralelas, aumentando a energia da tal freqüência.
Se o som for alto o suficiente e o espaço pequeno o suficiente, a energia produzida pode gerar uma força (assim como um vento muito forte tem força para destelhar uma casa) que faz com que objetos leves “surfem” nessa onda estacionária:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=94KzmB2bI7s]
Levitação Acústica. Seus tímpanos estourariam, mas você seria a pessoa mais popular do bairro.
5 – Ressonância é o fenômeno que ocorre quando energia vibratória é transferida de um sistema para o outro. Quem já tocou em banda conhece esse efeito, quando o baixista toca uma certa nota e a caixa da bateria fica chiando.
Ernst Chladni, físico e músico, uniu o melhor dos dois mundos e descobriu o efeito que hoje leva seu nome, as figuras de Chladni (quase tão legal de dizer quanto “Gottlob”):
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=DpXPvJL9oFw]
Isso aí é o seguinte: quando a placa é tocada (isso funciona também com um alto-falante embaixo da placa, podem procurar no youtube), ela vibra desigualmente. As laterais tentam vibrar ao mesmo tempo, mas o ponto médio entre elas não se mexe porque as vibrações vindas de ambos os lados se cancelam nos chamados “nós”. A areia em cima da placa fica pulando (imaginem um lençol rente à cama sendo sacudido e toda a areia sendo jogada para cima) até cair em um nó, que não se mexe ou pelo menos não tanto quanto o resto da placa, formando esses desenhos geométricos. Apenas encostar na placa já cria nós em outros pontos, mudando o desenho.
Quem disse que Física não é um negócio bonito?
P.S. Este tópico demora quatro minutos e meio para ser lido. Dá tempo de comer três bolachas creme cráquer (sem manteiga; pois as meladas levam menos tempo por serem mais fáceis de engolir e requererem a produção de menos saliva).

Discussão - 3 comentários

  1. José Eduardo disse:

    Boa blogada também eim. Valeu.
    video 4 = baixo de endrigo + intestino

  2. andré solíz disse:

    "deixar o nariz limpo custa 11 minutos de dedos em ação."
    lapa de venta, meu colega... nem joel santana!! e vejo os vídeos depois porque aqui tem lineu.

  3. Igor Santos disse:

    É que além da tarefa tem também um pouco de prazer envolvido, aí demora um pouco mais.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias