Fuso Evolutivo do Samba

Hoje é o dia da fundação (333 anos, só é metade do mal) do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra.
A impotância disso vem de duas coisas:
1 – Foi o local de trabalho de Edmond Halley, físico que previu que os cometas tinham órbita (Cometa Halley foi nomeado em sua homenagem, quando este passou no dia exato previsto por ele), mapeou o céu do hemisfério sul, propôs que o movimento atmosférico que causa as monções é causada pelo Sol e estabeleceu a relação entre pressão barométrica e elevação.
2 – E, até há pouco tempo, foi o local onde se calculava a hora média (GMT, ou Hora Média de Greenwich em português) do mundo (o tempo não é só medido, é calculado com base em movimentos pendulares, que dependem da força da gravidade, e do movimento de estrelas, sério). Quando lá fosse meio-dia, aqui seria nove da manhã (o Brasil sendo GMT -3).
ROG
Hoje é também o aniversário de cento e oitenta e três anos do nascimento de Thomas Henry (ou T. H.) Huxley, biólogo inglês (não confundir com o seu neto, Aldous Huxley, escritor e apologista de drogas favorito dos tomadores de LSD), conhecido como o Buldogue de Darwin, por ter defendido o colega (Charles Darwin) e sua teoria (Evolução das Espécies), com fervor, aumentando assim a aceitação de algo que revolucionaria a Biologia e o nosso entendimento de como as coisas do mundo funcionam.
Huxley
É sempre bom saber que horas são e de onde viemos, mas ouvir música é muito mais agradável, e é por isso que hoje eu me dedicarei a falar sobre Noel Rosa, sendo hoje o septuagésimo primeiro aniversário de sua morte (aos vinte e seis anos).
Noel foi importante para a música brasileiras por unir o samba mais tradicional (com fortes raízes afro-brasileiras) com uma linguagem mais moderna, mais urbana, usando ironia e letras espirituosas.
Seu primeiro sucesso foi “Com Que Roupa?”, de 1931 (que retrata o povo brasileiro miserável, com muitos problemas) que, segundo Carô Murgel, teria sido inspirado num episódio em que sua mãe, temendo por sua saúde frágil e não querendo que ele fosse à uma festa, escondeu todas as suas roupas.
Outros sucessos do músico (violonista e bandolinista) incluem “Pierrô Apaixonado”, “Coração” (inspirado em suas aulas de anatomia quando na faculdade de medicina, que não chegou a concluir), “Fita Amarela”, “Gago Apaixonado”, “Triste Cuíca”, e a famosa rusga sambista com seu colega compositor Wilson Batista, de onde nasceram os clássicos “Feitiço da Vila” e “Palpite Infeliz”.
Além de ter tido o rosto deformado ao nascer (sendo um parto difícil, fez-se necessária a utilização de fórceps, o que amassou-lhe a mandíbula), Rosa sempre teve a saúde muito precária e era acometido regularmente por ataques de tuberculose (mas, apesar disso, nunca parou de fumar), o que o findou tirando-lhe a vida em 1937.
Noel Rosa pode não ter sido um gênio, mas a sua contribuição para o bem-estar da humanidade (A definição de “Saúde” da Organização Mundial da Saúde é: não apenas a ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social), na forma de música é digna de um prêmio.
Eu não gosto de lembrar de aniversário de morte, mas não poderia esperar até dezembro para homenagear esse grande Compositor e Inspirador.
Noel, você foi o cara!
Noel

Discussão - 9 comentários

  1. vide URL disse:

    Ah, agora entendi o porquê da ida ao pagode... No mais: que belas suíças!

  2. Igor Santos disse:

    Acho que achei o meu filão. Pagode é um negócio muito divertido, desde que com a companhia certa. E ela estava lá.

  3. Rina disse:

    VOCÊ no pagode? É você mesmo, meu irmão? nem eu, que me considerava a mais erudita (*ERUDITO: "Aquele que tem vasta soma de conhecimentos)em termos musicais da família me atrevo a uma tarde de churrasco+pagode! Acho que só em poucas casas, como a nossa, por exemplo, essas duas coisas não se misturam GRAÇAS A DEUS!!!!!!!
    Essa companhia tá te levando pro mal caminho, meirmão?!?!?!?!?! Cuidadinho! ihihih.
    Beijo.

  4. Rina disse:

    Como chamar FORRÓ essas nojentezas e de SAMBA essas asquerosidades de "música"???

  5. Rina disse:

    Salve salve LUIS GONZAGA, PIXINGUINHA, NOEL ROSA...

  6. Igor Santos disse:

    Sabe da nada! Pagode é MASSA! Mas um pagode mesmo, cavaquinho e batuque (o que chamam de Pagode de Mesa), sem aquela ruma de nêgo que não sabe tocar, dançando e dublando (o que eu chamo de Pagode Melódico).

  7. iptables disse:

    se escrever que pagode é MASSA de novo, eu bloqueio o wordpress.

  8. RNK disse:

    De "melédico" POUCO! Pq tanto a música como as "letras(?)" são além de machistas, nojentas!
    Quanto ao "Pagode de Mesa", me soa a SAMBA de mesa, o que faziam no morro os já citados por mim acima.
    Em todo caso, como me considero `veramente´ erudita, me disponho a te acompanhar numa `festa´ dessas. Acompanhada de saquinhos de avião que por aqui se chamam "bolsas de mareo". Nunca vi nada melhor empregado! ihihih. Me leva?

  9. RNK disse:

    Acima, leia-se "MELÓDICO".

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias