Causa e Conseqüência

Eu atrasei a publicação de hoje porque, além de ser sábado e eu ter ficado na rua até as jovens horas da manhã, tinha muita coisa para eu ler e me preparar e muito sol para eu tomar hoje pela manhã.
Vou tentar escrever o mínimo possível hoje (se tivesse deixado de escrever este pedaço, teria escrito ainda menos).
As Células-Tronco (hoje mais referidas por Células Estaminais) são células genéricas (como sorvete de nata) que têm a capacidade de se desenvolverem em células especializadas (como quando se mistura suco de uva, transformando o composto em sorvete de uva).
Existem dois tipo de células-tronco, as embrionárias e as adultas.
As embrionárias vêm de embriões até cinco depois depois da fecundação e com até cento e cinqüenta células (um centímetro quadrado da pele do braço tem mais ou menos 180 glêndulas de suor, cada glândula contendo centenas de células). Milhares e milhares desses embriões são encontrados congelados em clínicas de fertilização e inseminação artificial (vários espermatozóides são implantados em vários óvulos e deixados se multiplicar por algumas horas). Depois que o casal doador tem um gravidez satisfatória, os resto desse material é descartado (via cesto de lixo).
As Células-Tronco adultas são encontradas em tecidos já formados. Mas aí é como tentar retirar a nata do sorvete de uva. Essas células já se especializaram e já cumprem sua função final. Cordões umbilicais e placentas têm células estaminais adultas (o termo “adulto” não implicar ter barba, basta ser um tecido diferenciado) que são um pouco melhores que as do fígado, por exemplo, mas consideravelmente inferiores às células estaminais embrionárias, que ainda são pluripotentes (as que podem se tornar qualquer tecido e órgão do corpo) e, por isso, mais adequadas para tratamento regenerativo.
Por exemplo, uma célula embrionária injetada no coração, vai produzir mais células cardíacas. O que é bom para quem teve um infarto e perdeu um pedaço do revestimento do órgão. Uma porção de células embrionárias colocadas ao redor de uma área danificada por um derrame cerebral pode regenerar a rede neural prejudicada, retornando as habilidades físicas e cognitivas do sujeito afetado.
Células Estaminais podem ser uma potencial cura de doenças como Parkinson, leucemia, cirrose, glaucoma, Alzheimer, cardiopatias, diabetes, hepatite, doenças degenerativas em geral (onde células e tecido vão morrendo sem a capacidade de reabastecimento) e, talvez (não escrevam isso na pedra), até reconstrução de órgãos para transplantes e membros completos para amputados.
Para finalizar, um pensamento meu:
Por que existem tantas clínicas de fertilização e inseminação artificial que podem funcionar sem se preocupar com a clava pré-histórica do pensamento religioso atacando-lhes de baixo para cima, mas a Ciência Médica tem que sofrer tantas agressões quando propõe usar, para fins de melhoramento da qualidade de vida humana, a mesma coisa que as primeiras jogam fora e que constituem uma coisinha de nada de uma ruminha mínima de uma nesga ínfima de um punhado de células menor do que o pedaço de mucosa nasal que vem aderido a uma bola de muco na ponta do dedo indicador de uma pessoa que tem cinco minutos para gastar enquanto espera o ônibus?
Cuidado ao cortar as unhas ou quando for escarrar, você pode estar ofendendo aos dogmas da sua religião ao descartar (ou abortar) tantos milhares de células humanas indiscriminadamente e reservando para si uma poltrona bem quentinha e pontuda na próxima vida. Talvez se você rezar com mais força, aquele seu câncer de estômago se dissolva.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias