Dia do Físico

ROG
Hoje é Dia do Físico (não o conjunto das qualidades exteriores e materiais do homem, mas o especialista em Física).
Não consegui descobrir porquê, mas não deve ser por causa do aniversário de Pol Pot (83) ou Pete Townshend (63). Talvez seja devido ao aniversário do físico (!) holandês Abraham Pais, que escreveu sobre a vida e a obra de Niels Bohr (de quem foi assistente) e Albert Einstein (de quem foi colega em Princeton).
Ou talvez seja só um dia aleatório e arbitrário.
Neste dia especial, eu prometi falar sobre “O Físico e A Sociedade”, mas não sou físico (apesar de estar pensando em prestar vestibular para Física no fim deste ano, mesmo não tendo mais idade para isso) nem sei o que a sociedade pensa sobre eles. Tirando “uns doidos barbudos e de chinelo que só pensam em loucuras e só tomam sopa”.
Eu sei que sem os físicos não haveria Hubble e suas fotos belíssimas, Espectro Eletromagnético e suas utilidades, experiências legais de ver que causam admiração, sismologia que nos ajuda a entender onde pisamos, explicações para fenômenos mundanos e até ficção científica.
Por causa dos Físicos nós temos eletricidade, óculos, câmeras, relógios, motores, geladeiras, condicionadores de ar, protetores solar, celulares, aviões, naves, computadores e abridores de garrafas.
Eu queria ser físico para entender a forma toroidal do universo em números, para entender melhor como estrelas evoluem, para me admirar mais ainda com a Natureza e seus fenômenos.
E para ver se finalmente eu entendo Corrente Elétrica (devo ter algum bloqueio).
Acabando aqui, gostaria de parabenizar os Fisicistas que tanto contribuíram para o nosso bem-estar e para o nosso saber (e deixar claro que eu não acho que sejam todos doidos barbudos de chinelo bebedores de sopa. Alguns são cabeludos e bebem leite).
Parabéns, Físicos e Físicas.

Discussão - 8 comentários

  1. |Fly| disse:

    Opa cara, participei também do especial, com um outro blog. Tive que comentar, pois me identifiquei muito com seu post. Também "ainda" não sou físico, e pretendo prestar vestibular, mesmo já estando em outro curso (e estar odiando, mesmo quase acabando ele). Bem, iria curtir trocar umas idéias contigo. Se quiser, me adiciona no MSN (ismalb@hotmail.com) ou no Google Talk (flyerz@gmail.com). Abração!

  2. Janaína disse:

    O Dia do Físico foi escolhido hoje por um desmembramento do Ano Miraculoso de Einstein - 1905. 19-05=19/05

  3. Wário disse:

    Corrente elétrica é a coisa mais simples do mundo. Quando estivermos tomando uma me pergunte que eu explico.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias