Pensamento lateral

Mas tem nada a ver com quem pensa com a cabeça pensa prum lado.
Pensamento lateral é uma maneira de tentar resolver problemas usando um método inusitado, não-intuitivo.
“Cavar mais fundo não o mesmo que cavar noutro lugar“.
A solução para certas questões nem sempre é aparente ou óbvia. Por exemplo:
“Um homem entra num bar e pede um copo d’água. O atendente observa o homem, pensa um pouco e saca um revólver, apontando-o para o sujeito, que agradece e vai embora.”
Entenderam?
Nesse caso, temos que perguntar “por que o homem pediu água?”, “o que ele fez para que o atendente sacasse um revólver?”, “por que ele agradeceu?”, etc.
Para acharmos o solução, temos que considerar em que situação um revólver apontado para si poderia substituir um copo d’água.
Sem esticar demais a conversa, o cabra que entrou no estabelecimento estava com soluço e pediu água para tentar curar-se, mas o balconista acho uma maneira melhor para acabar com as contrações diafragmáticas espasmódicas do cliente; assustá-lo.
Outra, mais fácil;
Como pode um bebê cair de um prédio de vinte andares até o térreo e sobreviver?
==> Esta linha existe para os que querem pensar um pouco antes de ler a resposta, que está logo aqui abaixo. Quem ficar com preguiça de pensar e quiser pular logo para a solução, nem deveria ter lido isto. <==
A criança caiu de uma janela localizada no térreo do edifício.
1 – Há uma cesta com seis ovos. Seis pessoas pegam um ovo cada uma. Como é possível existir ainda um ovo dentro da cesta?
2 – Um homem muito orgulhoso vive na cobertura de um edifício. Todos os dias ele pega o elevador, desce até o térreo e vai embora. Quando retorna, porém, ele só pode subir no elevador até metade do caminho e tem que continuar o caminho pela escada. A não ser que esteja chovendo. Qual a explicação para isso?
3 – Havia um homem, recluso, que nunca saia de casa. O único contato dele com pessoas era quando iam entregar-lhe mantimentos, mas nunca ninguém entrava em seu lar. Certa vez, durante uma tempestade numa noite gelada de inverno, ele surtou, subiu as escadas, apagou todas as luzes e foi dormir. Pela manhã, constatou-se que ele havia causado a morte de centenas de pessoas. Como?
4 – Uma mulher deu a luz a dois filhos, nascidos na mesma hora do mesmo dia do mesmo mês do mesmo ano, mas eles não são gêmeos. Como pode isso?
5 – Um homem compra arroz de produtores locais a R$1,00 e re-vende por R$0,05 a populações pobres em outro país. Como resultado, acaba se tornando milionário. Isso pode realmente acontecer, mas como?
Amanhã eu coloco as respostas (sem prêmios desta vez), vão pensando aí e lembrem-se; de lado é sempre melhor!

Discussão - 15 comentários

1. Wario disse:

1. A sexta tinha mais de seis ovos;
    2.
    3. Era o faroleiro de um farol;
    4. Médica;
    5.

2. Andressa disse:

1 - Há uma cesta com seis ovos. Seis pessoas pegam um ovo cada uma. Como é possível existir ainda um ovo dentro da cesta?
    Uma das pessoas nao pegou o ovo dentro da cesta, mas em outro lugar.

3. Andressa disse:

2 - Um homem muito orgulhoso vive na cobertura de um edifício. Todos os dias ele pega o elevador, desce até o térreo e vai embora. Quando retorna, porém, ele só pode subir no elevador até metade do caminho e tem que continuar o caminho pela escada. A não ser que esteja chovendo. Qual a explicação para isso?
    O prédio só tem dois andares, o térreo e o primeiro andar, o terceiro seria a cobertura. Ele só pode subir no elevador até o primeiro andar depois sobe as escadas para ir ao térreo. Como está chovendo e ele é muito orgulhoso, nao sobe as escadas.

4. Andressa disse:

3 - Havia um homem, recluso, que nunca saia de casa. O único contato dele com pessoas era quando iam entregar-lhe mantimentos, mas nunca ninguém entrava em seu lar. Certa vez, durante uma tempestade numa noite gelada de inverno, ele surtou, subiu as escadas, apagou todas as luzes e foi dormir. Pela manhã, constatou-se que ele havia causado a morte de centenas de pessoas. Como?
    O homem morava em uma usina, apagou as luses (energia) e matou muita gente de frio

5. Andressa disse:

4 - Uma mulher deu a luz a dois filhos, nascidos na mesma hora do mesmo dia do mesmo mês do mesmo ano, mas eles não são gêmeos. Como pode isso?
    ela era a enfermeira

6. Igor Santos disse:

Entre wário e andressa, só 1 certa.

7. Andressa disse:

2 - o caba é bem baixinho e nao alcança todos os botoes so ate a metade. Se estiver chovendo ele usa o guarda chuva p alcançar o ultimo botao.

8. Andressa disse:

1- a ultima pessoa pegou o ovo e a cesta. Levou os dois

9. Andressa disse:

5 - o caba era bilionario, como gastou muito dinheiro ajudando pessoas ficou milionario

10. Andressa disse:

4 - eram trigemeos

11. dunha disse:

O cara tem uma idéia bastante comentada e o pai lamenta. E aí?!

12. Igor Santos disse:

Ou é orgulho ou a cabeça não cabe.

13. Adry disse:

5- Ele pode comprar o arroz em um lugar onde o dinheiro nao é valorizado então quando ele revende em um ugar onde o dinheiro é mais valorizado fica milionário. Ou,ele é pago para fazer isso

• Igor Santos disse:

Gostei do seu jeito de pensar, mas a moeda sendo a mesma (Real), não existiria essa maior valorização. Real é Real.
      E com certeza ele poderia ser pago para fazer isso, essa ideia não me havia ocorrido. Mas ainda não é bem isso.

14. Adry disse:

1- A ultima pessoa leva a cesta tambem