Publicidade

Nasci em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, sou brasileiro e nordestino de quinta geração (tem 1 português que foi bisavô do meu trisavô, mas o resto foi daqui), mas minha procedência não impediu que eu recebesse (não solicitadamente) um folheto do banco Itaú, com o seguinte texto:

1908
Ano em que o Japão iluminou o Brasil

Tudo bem, propaganda precisa se utilizar desses recursos mesmo, comemorar qualquer coisa para vender mais de qualquer outra coisa. Ao lado desse cabeçalho, há um desenho daqueles tradicionais, de uma japonesa com uma sombrinha de madeira e flores no cabelo com cartões ITAUCARD flutuando em frente a ela. Novamente, tudo bem.
A parte que me intriga é o texto que segue (transcrição ipsis litteris).

Igor,
Há um século, os navios japoneses cruzaram oceanos cheios de sonhos, esperanças e muita dedicação, buscando começar uma nova vida do outro lado do mundo.
Junto com os imigrantes, a cultura milenar japonesa também se estabeleceu em solo brasileiro. Até hoje ela nos influencia profundamente, na comida, no design, na indústria e em nosso dia-a-dia.
Por isso a Itaucard reconhece você como uma pessoa muito especial e oferece um cartão de crédito com limite pré-aprovado de R$1.800,00 para você realizar o que deseja.

???¿??
“Por isso” o quê? Qual parte desse texto mal escrito aí (oceanos esperançosos e dedicados, influência profunda da cultura milenar em nossa indústria, etc.) me caracteriza como uma pessoa passiva de ser reconhecida como muito especial?
Nem o grifo é meu, está escrito desse jeito!
Sério!
Outra:
??
Isso é um TELEFONE! E esse aparelho eletrônico digital vai me fazer amar a minha vida? Notem que não é amar MAIS, é simplesmente AMAR!
Será que o gadget vem com um bom amigo e uma companheira interessante e inteligente?
Talvez acompanhe um aumento de salário como extra.
Pode ser também que ele proporcione calma e tranqülidade e contenha uma rede e um copo d’água sempre gelada. E conte com a função beijo-na-testa-de-boa-noite.
Eu tenho nada contra publicitários (fora preconceito natural), tenho até bons amigos que agem dessa forma.
Só queria deixar isso claro.

Discussão - 7 comentários

  1. Igor Santos disse:

    E antes que tentem quebrar minhas pernas, isso aí é uma piada, tá?

  2. Heisenberg disse:

    Eita que a coisa vai ficar quente por aqui… How dare u? catucar onça com vara curta menino… vai chover publicitário por aqui jorrando ira!
    Mas isso é bom, sério. Espero mesmo que eles possam perceber que propaganda enganosa, photoshop, mau gosto e textos ilusórios nem sempre fazem a cabeça das pessoas.
    Já percebeu que quando assistimos tv existe uma gama completa de propagadas irritantes que te fazem trocar de canal a todo tempo? Difícil é conseguir manter o canal parado para assistir a elas… e as revistas?! A veja tem batido recorde de folhas de proppaganda que eu, sinceramente, folheio com tanta pressa que às vezes não enxergo nem o desenho, nem sequer a cor.
    É chato, irritante, e nos faz parecer que somos idiotas…
    Comprar, ter, gastar, para usufruir de produtos e serviços tão banais que nos dá medo. Desejo então que os brasileiros mantenham uma mente sã para não crer em tudo que vê, é isso que eu desejo.
    http://www.despropaganda.blogger.com.br/ dá uma olhada, vale a pena.

  3. Igor Santos disse:

    Eu quero mais é que venham! Mas venham de ruma, que se for um por um eu fico nem suado!
    Só assim consigo ter gente comentando aqui sobre o que escrevo.
    Ó o que é uma propaganda bem feita e inteligente:
    http://glokk.net/ea-billboard.jpg

  4. Isis Nóbile Diniz disse:

    São propagandas! Nem ligue!
    Aliás, não sabia que era de Natal… Ô terra linda.

  5. Wario disse:

    Rapaz, eu ficarei feliz quando o último publicitário for enforcado com as tripas do penúltimo (Márcio é quem vai dar valor a isso aqui). E tou doido pra terminar logo meu curso de engenharia pra comprar um vídeo game e começar um curso de publicidade.

  6. márcio disse:

    Ôme…
    quem faz esse tipo de merda é o povo do marketing. nós que escrevemos somos gente limpa e direita.

  7. larica disse:

    ainda bem que eu só cuido das “manchas gráficas”….

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM