Cérebro congelado

Não só há inúmeras pesquisas sobre aquela dor de cabeça que sentimos quando tomamos sorvete depressa demais (de verdade!) como existe um nome todo cheio de onda para isso: ganglioneuralgia esfenopalatina.
Esfenopalatino, até onde eu sei (e tive paciência para descobrir), é uma artéria que vai do palato (céu da boca) até o cérebro.
palato
Ganglioneuralgia é uma dor nos nervos (neuralgia é uma dor que se estende ao longo dos nervos e gânglio é um aglomerado de neurônios).
Puxa, que preguiça.
Nunca tive tanta indisposição para finalizar um artigo…
Se vocês estão lendo isso é porque eu desisti e não voltei. Senão, a entrada vai ser ótima e eu preciso me lembrar de tirar essas linhas…
A melhor maneira para curar a bicha (informação irrelevante, porque a dor dura menos de um minuto normalmente, e fazer qualquer outra coisa nesse meio-tempo só desvia a atenção, dando a impressão de que a dor sumiu mais rápido, mas até que faz certo sentido) é esfregar a língua no céu de boca, usando a fricção para esquentar a área defeituosa.
Defeituosa (temporariamente, pelo menos) porque o encéfalo acha que está literalmente congelando (outra informação sem conteúdo, porque pode muito bem ser outra coisa completamente diferente, mas eu vou continuar com essa que é legalzinha e boa de contar em jantares sociais) e manda a mensagem de dor para que o dono da cabeça faça alguma coisa (como abrir a abdômem de um tauntaun e enfiar a cabeça dentro).

Discussão - 2 comentários

  1. luciano disse:

    Cara, interessante, mas não passa assim não. Toda vez que bebo algo gelado, a dor de cabeça começa em instantes e dura 1 ou 2 dias, de forma insuportável. E só esfregar o palato com a língua nao tem resolvido muito, embora melhore um pouco sim.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias