Fe²

Procurando alguma relação entre deficiência de ferro e metabolismo lento (não achei entre eles, mas existem sintomas que podem ser causados por esses dois fatores independentemente), fui lembrado que esse tipo de anemia pode causar fadiga e descobri que outros sintomas incluem tonturas, sensação de frio e irritabilidade.
Ferro pode ser ferroso ou férrico.
O férrico é insolúvel em água e tem propriedades magnéticas (é atraído por ímãs), enquanto o ferroso é hidrossolúvel e não é influenciado por campos magnéticos e é o tipo de ferro encontrado em nosso sangue (portanto não adianta dormir num colchão magnético para alinhar as energias, porque o sangue não vai nem saber que tem um ímã ali perto).
Quando o ferroso é exposto ao ar (com oxigênio), ele oxida e vira férrico, por isso que sangue quando seca na camisa fica amarelo, possibilitando o início da vingança da família da vítima¹ (a goteira de uma torneira pingando vai, eventualmente, deixar uma mancha de ferrugem na pia, pois a água com ferro dissolvido vai evaporar, expondo o material ao ar, transformando-o em ferro férrico, amarelo-avermelhado, que mancha a porcelana).
A hemoglobina (proteína presente nas células sangüínea) contém ferro ferroso dissolvido, que se liga com moléculas de oxigênio (aqui não ocorre oxidação pelo fato do ferro estar dissolvido), transportando-as por todo o corpo.
Quando com anemia (falta de ferro no sangue), o indivíduo se sente cansado devido aos órgãos não estarem recebendo suprimento suficiente.
Alimentos que contém ferro (fígado, feijão, espinafre, ovo, brócolis) devem ser consumidos conjuntamente com alimentos contendo vitamina C (frutas ácidas, pimentão, couve, ervilha), pois esta potencializa a absorção daquele.
Contrariamente, alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, sardinha, castanha) devem ser consumidos separadamente, de preferência em refeições diferentes, pois cálcio afeta a absorção do ferro.
Ou seja, tome café-da-manhã com leite, pão com manteiga, queijo e cereais, almoce feijão com arroz, fígado, salada de espinafre e suco de caju e jante um ovinho no pão com café (café também diminui o efeito do ferro, mas um dia sem café é um dia perdido).
Ô fome!
¹Assistam a Abril Despedaçado e entendam.

Discussão - 2 comentários

  1. Eli Vieira disse:

    Estava pesquisando sobre magnetoterapia e achei esse post. Me ajudou bastante!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias