Não seja verde, vá de vermelho!

Devo adiantar que este não é um artigo de cunho político ou ecológico, mas científico.
Aparentemente, atletas que usam vermelho em seus uniformes são favorecidos por árbitros (“O estudo (…)sugere que roupas vermelhas ajudam os atletas a ter melhor desempenho.“), futeboleiros que usam vermelho convertem mais pênaltis (“De acordo com os resultados, jogadores que usavam uniformes vermelhos e encaram o goleiro durante 90% da preparação para a cobrança causaram um impacto maior e teriam mais chances de marcar o gol.“) e, agora, mulheres usando vermelho se tornam mais atraentes e fazem seus parceiros ficarem mais atenciosos a elas (“Na média, os homens disseram que gastariam mais com a mulher vestida em vermelho do que quando a mesma usava azul, verde, cinza ou branco. Os homens também se disseram mais atraídos pela mulher quando ela estava usando vermelho.“).
Como eu não pratico esportes de competição nem sou mulher, todas essas pesquisas me são inúteis, mas pode ser que alguém por aí aproveite esses dados.
Quando eu era mais novo (e coisas assim eram importantes), minha cor favorita era vermelho (quis até pintar meu quarto dessa cor, para deleite dum sujeito que trabalhava na minha casa, fanático pelo América) e sei que quando minha namorada usa vermelho eu acho ótimo (principalmente quando a cor provém de uma bata que ela usa no trabalho. Aff…), mas não sei se torceria mais para alguém ou se gastaria mais dinheiro por causa disso.
Mas eu também nunca estava prestando atenção e é para isso que existem pesquisas…
Numa notícia relacionada (porém bem antiga), o corante E128, ou Vermelho 2G, pode causar câncer e a cor dos M&M’s vermelhos vêm de um corante (carmim, ácido carmínico ou E120) produzido a base de um inseto, chamado cochonilha-do-carmim, que é cozido, seco e moído. Sem brincadeira!
Se algum de vocês se considera um vegetariano sério (Renata, estou olhando para você!), não coma M&M’s vermelhos.
P.S.
Snopes é uma página muito bem montada e otimamente documentada que serve como um excelente banco de dados para clarificação de todo tipo de lenda urbana e coisas do tipo “eu ouvi falar que” (desinformação, falácias, rumores, fofoca, etc).

Discussão - 4 comentários

  1. Tine Araujo disse:

    Eu adoro vermelho… e homens de vermelho também!

  2. Tata disse:

    Sem contar aquela história de que o vermelho, ainda mais se combinado com o amarelo, daria “fome”, e por isso os fastfood e restaurantes usariam tanto essas cores em sua decoração. Mas não lembro onde vi isso, ou quem me contou…

  3. Igor Santos disse:

    Eu também já ouvi falar disso, mas nunca de uma fonte minimamente confiável, por isso não quis incluir na coletânea vermelha.
    É um bom assunto para ser pesquisado, vou atrás de mais informações.

  4. Igor Santos disse:

    Minha namorada também compartilha essa preferência, esqueci de citar…
    =¦¤þ

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM