Batatas verdes venenosas

Nem sempre a diarréia coletiva movida a salada de batatas de fim de festas de aniversário está na maionese displicentemente guardada fora da geladeira por 72 horas.
Algumas vezes, as batatas são as culpadas.
Batatas esverdeadas podem conter solanina, um glicoalcalóide (parente dos alcalóides de Pasárgada) venenoso que pode causar náusea e vômito, cólicas e diarréia, arritmia cardíaca, tontura e dor de cabeça. Em casos extremos ocorre também alucinações, dormência, paralisia, febre e hipotermia.
Sempre lembrando, esses sintomas são causados pelo consumo da solanina, e não das batatas.
Quando expostas ao sol, a quantidade dessa toxina aumenta nas batatas, que não são acostumadas com luz, pois crescem dentro da terra.
Elas ficam verdes pela ação da clorofila, que nos é inócua, mas é um indicativo de que aquela batata foi exposta à luz e deve ser evitada.
Falando novamente em falta de costume, batatas não devem ser guardadas na geladeira (o chão é um lugar quente) por muito tempo.
Aliás, como regra geral, quanto mais velha for, mais solanina terá desenvolvido.
Agora, as boas notícias:
Um adulto médio teria que consumir mais de um quilo de batatas verdes para apresentar sintomas de intoxicação por solanina, contida em quantidades minúsculas entre a casca e o miolo dos tubérculos.
E se estiverem fritas, vai comer até rachar o bucho e não vai adoecer, pois aquele glicoalcalóide é removido para a gordura em temperaturas altas (dica: não beba o óleo da panela).
Tomates verdes também contêm solanina em altas doses (cem gramas de tomates verdes crus podem tem uma quantidade suficiente de toxina para causar problemas digestivos), mas ficam seguros quando maduros.
Tabaco também tem solanina (além de nicotina, outra neurotoxina extremamente nociva).
Atualização matutina: este artigo ficou meio cotó, mas eu lembro de ter escrito mais que isso. Estranho…

Discussão - 3 comentários

  1. Paula disse:

    Estou numa situação complicada: estou rindo muito no trabalho e isso me denuncia.
    Mas, enfim, pq não guardar batatas na geladeira?
    E, pode deixar, tentarei me lembrar de não beber o óleo pós-batata-frita da próxima vez!

  2. Igor Santos disse:

    As batatas estragam mais rapidamente quando deixadas no frio (bananas também, mas bem mais visivelmente, ficando logo pretas).
    Não entendi que isso aumentasse a concentração de solanina, mas aumenta a concentração de estragância, o que nunca é bom.

  3. josé guilherme Silva do Nascimento disse:

    É algo importante para observa-se, pois até outro dia, meus conhecimentos me diziam que aquele esverdeado da batata era por que estava verde, meus pais crêem nisso, vizinhos e vendedores de feiras livres. por que cresceram ouvindo isso.
    Esse eo o tipo de respostas para perguntas que não sabemos responder. o que é um perigo

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias