Menos é mais

Estou neste exato momento ouvindo o podcast do Instituto SETI e nele, o convidado Martin Lindstrom, especilista em marketing e autor de Buyology: Truth and Lies About Why We Buy fala de um estudo que ele conduziu com mulheres e caixas de chocolate.
Segundo ele (aos 41m, 55s), caixas contendo 30 chocolates foram apresentadas a várias mulheres para que elas escolhessem tantos quanto quisessem e, acabaram pegando apenas um deles.
Em seguida (ele não especifica, mas eu acho que usaram mulheres diferentes), trouxeram uma caixa contendo apenas seis barrinhas e disseram a mesma coisa. Resultado da fase dois? Em média, três chocolates foram escolhidos.
Conclusão: a quantidade na embalagem afeta o quanto compramos daquilo (mas ele fala muita besteira durante a entrevista, não é bom acreditar em tudo que ele diz).

Discussão - 5 comentários

  1. João Carlos disse:

    Sei não… Até que ponto se pode atribuir a escolha sobre “quantos apanhar” à chamada “Inteligência Emocional” e às perspectivas de abundância e escassez?…
    Em face de uma “abundância”, as pessoas conseguem controlar melhor a “esganação” (e manter uma aparência de “dignidade”). Mas, “farinha pouca?… meu pirão primeiro!…”
    Robert Heinlein costumava repetir que não havia predador mais desalmado do que um “pacifista” sem freios… 😉

  2. Há…. nem de chocolates eu gosto o.O
    é… eu sou uma anomalia entre os vivos o.O hehe
    Mas achei bem legal esta pesquisa… realmente tem nexo 🙂
    Abraços e sucesso 😛

  3. Igor Santos disse:

    E eu?
    Moro em Natal e não gosto de camarão…

  4. João Carlos disse:

    @ Daiane:
    HEREGE! 😀 (Melhor!… Sobra mais para quem gosta… 😉 )

  5. Igor Santos disse:

    Acabei de perguntar aqui no trabalho: o filé de camarão (entre 10 e 15 centímetros) de água salgada custa vinte reais.
    O filé.

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