Resenha – Como os Médicos Pensam

Eu preciso começar esta resenha dizendo que esse livro é Ótimo!
Um dos melhores livros que já li em minha vida e o melhor que li este ano. Muito ótimo!
O livro me cativou a partir do primeiro parágrafo, onde o Jerome Groopman conta a estória de uma paciente que sofria de uma doença mal diagnosticada e sua trajetória para tentar se curar. Mas isso é só o primeiro capítulo!
Cada capítulo trafega num mundo diferente dentro do universo da medicina, de crianças misteriosamente anemicas a idosos se submetendo a tratamentos para doenças erradas, passando por médicos que se deixam levar pela própria fama ou pelo uso exagerado de algum equipamento ou medicação.
O escritor, médico especialista em câncer e sangue, dá uma aula (do tipo bom, da que dá gosto assistir) de pensamento crítico, apontando os erros mais comuns (e alguns nem tanto) que médicos e pacientes cometem durante um diagnóstico ou tratamento.
Explica e exemplifica magnificamente erros de atribuição e por satisfação da busca, desvio de resultado e de missão, mostra como a relação médico-paciente pode ter um lado negativo mesmo quando existe afeto entre eles e como o status de chefe pode trazer consequencias indesejadas para toda a equipe.
Mas também ensina aos pacientes como devem interagir com aqueles que os tratam e relata contos de esperança onde médicos, tanto alguns experientes quanto outros mais novos, salvam vidas de maneira heróica.
Esse volume é repleto de casos excepcionais, descritos vívida e elegantemente, de uma maneira que me fez pensar, mais de uma vez, que se tratava de ficção, apesar do autor afirmar o contrário.
Apesar de ser cheio de termos técnicos, Groopam é tão bom na arte de contar estórias (habilidade que, tenho certeza, o ajuda muito na seu dia-a-dia de professor) que tais termos deixam de ser instrumentos com nomes complicados e passam para a categoria de personagens.
De leitura fácil (muito bem traduzido) e viciante, reitero, esse é o melhor livro que li este ano (devo ter lido uns trinta desde janeiro) e recomendo com o Selo Igor Gold de Qualidade!

Já nas livrarias ou direto pela página da Editora Ediouro.

Discussão - 9 comentários

  1. Wagner disse:

    Valeu Igor pelo post. Se já estava com vontade de ler esse livro, agora, após essa sua resenha, com certeza vou adquirí-lo para ler. Grande post. Colocando um link pra sua resenha no blog. Abraço

  2. Igor Santos disse:

    Pode comprar que é garantido!

  3. Júlio disse:

    Isso me lembra muito Freakonomics, que fala de um modo geral como os especialistas em suas respectivas áreas costumam dar certeza até do que não sabem, por isso ser o esperado deles... vou pôr na lista dos próximos livros a ler 🙂

  4. Rosimeiry Ribeiro disse:

    Ha pouco tempo fraturei o cotovelo e rompeu o tendao. O medico ortopedista e traumatologista acompanhou a minha recuperacao de uma maneira muito carinhora e profissional. Por isso resolvi agradecer a sua atencao atraves de um presente,foi onde fuiorientada a dar-lhe o livro Como os medicos pensam. Ele gostou muito, pois esta sendo um livro muito divulgado. Com certeza e um otimo presente.

  5. TiscipUsapy disse:

    Very nice Blog, I will tell my friends about it.
    Thanks

  6. Excelente o livro. No capítulo sobre a relação do médico com a indústria farmacêutica, há uma conversa do autor com um ex-diretor da NOVARTIS (multinacional da industria farmaceutica), dizendo que 95% dos medicamentos prescritos poderiam muito bem ser substituidos por genéricos (nos EUA, destaque meu). E que o autor, médico, preferia usar um medicamento genérico eficaz a usar o que o médico colega dele prescrevia para usar uma caneta Mon-Blanc "dada como brinde pelo laboratório."

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias