Cidade da Ciência

A notícia é velha mas é boa.
Aqui em Natal (sim, eu moro onde vocês passam férias) nós temos um parque chamado Cidade da Criança, o apelido municipal é Cidade do Sol e, a partir de 2009, teremos o complexo Cidade da Ciência.

Google Earth - 5°49'45.73"S, 35°12'48"O

Voltado para estudantes, professores, público em geral e até turistas, o Cidade da Ciência acabará por se constituir num importante atrativo turístico, pois além do Planetário, a Casa da Ciência, com três pavimentos, terá um espaço para exposições itinerantes, um mezanino, onde ficará o memorial do invento e do inventor potiguar, e um outro espaço destinado à exposições permanentes.

FONTE
Pelo que eu li, irá incluir planetário, observatório e terraço astronômico (o que me parecem a mesma coisa), laboratórios de matemática, física, química, biologia, robótica e ecologia e também o Espaço Jovem Cientista, o Memorial do Cientista Potiguar, o Espaço do Invento e da Invenção, rádio comunitária, auditório com cinema (que me soa como uma sala de cinema normal), sala de videoconferência, brinquedoteca e biblioteca.
Depois do Instituto Internacional de Neurociência de Natal (que não é aqui, mas no município vizinho de Macaíba) e da excelente idéia de colocá-lo aqui perto de mim, parece que as porteiras se abriram e um incentivo apareceu para se criar essa Cidade da Ciência e, espero, outras coisas mais (como, por exemplo, melhorar a Barreira do Inferno e o museu aeroespacial de lá), porque não podemos viver só de História.
E nem precisa ser tudo a dez quilômetros da minha casa (seria maravilhoso ver o Lajedo de Soledade organizado e suas pinturas rupestres protegidas e bem evidenciadas).
Não vou me apegar a custos ou méritos, mas ao que pode nos trazer.
Quando digo “nós”, me refiro não só aos natalenses. Me refiro, sim, a todos os cidadãos brasileiros, principalmente aqueles fora do “eixo Rio-São Paulo”, lugar mais bem associado a coisas legais que acontecem.
Essa iniciativa pode ter aberto um precedente importantíssimo não só para o desenvolvimento científico descentralizado mas também para a divulgação científica em geral.
Como Natal é uma cidade essencialmente turística, isso poderia se tornar mais uma atração no itinerário dos visitantes nacionais e internacionais, mostrando que aqui também se faz Ciência.
Dizem que vai ser inaugurado em 2009, mas não dizem quando começara a funcionar (aqui existe uma tendência a inaugurarem coisas antes delas estarem prontas).
Quando estiver pronto eu irei lá ver e virei aqui descrever. Até!
Eu só soube disso graças a Isis.
P.S. a praia da foto lá em cima, com Natal ao fundo, chama-se Genipabu.

1. Isis disse:

Que inveja de você que tem sol e calor o ano todo... Mais para o Sul, em São Paulo, só chove e faz frio. Hunf, até parece outono!

2. Karlisson disse:

Também sou natalense, e fico feliz que esse tipo de coisa acontece por aqui 😉
    Até mais!

3. massacritica disse: