Declaração Universal dos Direitos Humanos

Nós aqui do Lablogatórios estamos comemorando (forma de falar) os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Trinta artigos, criados pela ONU com a melhor das intenções (parece que vou criticar, mas é só aparência) para fazer do mundo um lugar mais confortável.
Eu recomendo que todos que aqui caiam leiam o documento, clicando aqui.
Recomendo MESMO!
Pode parecer besteira, mas é sempre bom refletir sobre essas coisas (e o texto é pequeno, menor que um artigo meu quando estou inspirado).
Mas, para quem tem preguiça de clicar e ler, deixo aqui os que eu considero mais importantes.

Artigo I
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
Artigo II
Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Coincidentemente, os dois primeiros.
A Declaração é belíssima, muitíssimo bem escrita e merece mesmo ser lida.
Outro trecho bastante pertinente no contexto do lablogs é o trigésimo sétimo artigo, que lê:

1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios.
2. Toda pessoa tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor.

O aniversário mesmo é amanhã (dia 10), mas ainda preciso comprar a carne e o sal grosso e aqueles que me lêem de noite poderiam achar tarde demais para ligar para dar os parabéns.

Discussão - 1 comentário

  1. João Carlos disse:

    Eu só lamento que não esteja comentando para dar os parabéns... Eu realmente gostaria que a Declaração Universal dos Direitos Humanos fosse mais do que uma "Carta de Boas Intenções" que jamais foi realmente levada a sério por qualquer um dos países que a endossaram...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias