BlogBlogs hackeado

Esse acima foi o título de um email que circulou ontem pelos bastidores do Lablogs.
Kentaro, nosso cético de plantão, testou a página do BlogBlogs e teve seu computador reiniciado em seguida, sem causa aparente.
Além de hackeada, o portal continha um vírus que resetava o computador!
Ou seria outra coisa?
Teria o nosso amigo caiu na armadilha da “satisfação da busca” e confundiu correlação com relação causal.
SIm, pois a aparência do BlogBlogs não passava de uma brincadeira.
Eu (que sou muito medroso e não queria destruir o já precário computador do trabalho entrando numa página contaminada) procurei no Google pelo acontecido e achei vários blogues explicando a situação.
O portal agregador de blogues em língua portuguesa estava sendo atualizado para uma nova versão e enquanto isso se dava, os administradores tiraram tudo do ar e colocaram, na página inicial, uma imagem dando a entender que o BlogBlogs havia sido “derrubado” por hackers.
Alguns, na lista interna de emails do Lablogatórios, antes do resultado da minha pesquisa, resolveram checar e se depararam com a piada e não deram mais atenção. “Foi hackeado e isso é isso mesmo”.
Mori entrou e logo em seguida seu computador travou e reiniciou sozinho.
Relação temporal ou correlação. Uma coisa veio depois da outra.
Mas isso não implica em relação causal, onde uma coisa causa a outra.
Se não tivesse visitado a página, seu computador iria travar do mesmo jeito, mas ele não tinha como saber.
A satisfação da busca aí está no fato de que um evento satisfez uma busca e isso anuviou a visão do resto dos fatos.
Um exemplo bom disso, vindo diretamente de um livro que li recentemente, diz: um sujeito está atrasado para o trabalho e não consegue achar a carteira. Procura, procura e acha. Feliz da vida que teve sua busca satisfeita, ele sai de casa para o carro. Só então se dá conta de que não está com suas chaves e não pode nem abrir o carro nem voltar para a casa (a porta tem um daqueles trincos que não abrem por fora).
A alegria em achar a carteira foi tanta que o cegou para o fato de que ainda faltava alguma coisa.
Pois bem, o que quero dizer com isso é que ceticismo é um estado de constante vigilância que pune até o mais experiente por qualquer mínimo deslize.
Não é fácil manter a mente aberta e pensante o tempo todo, mas continuamos tentando.

Discussão - 7 comentários

  1. Claro Magus disse:

    Muitas vezes eventos acontecem devido forças que ainda não podem ser medidas. Forças que conspiram para testar nossa fé. Alguns chamam de vontade de Deus.
    No mundo atual, o fenômeno da Internet oferece uma interessante oportunidade para verificação dos efeitos desta força. Neste sentido, a hegemonia do ambiente holístico maximiza as possibilidades por conta do fluxo de informações. Percebemos, cada vez mais, que o novo modelo estrutural aqui preconizado apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção das formas de ação e suas conseqüências. O que temos que ter sempre em mente é que estas forças cientificamente inverificáveis facilitam a criação dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência humana.
    Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a crescente influência do exoterismo auxilia a preparação e a composição dos modos de operação convencionais. Desta maneira, o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação estimula a padronização da evolução espiritual. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário holístico nos obriga à análise dos relacionamentos verticais entre as hierarquias gnósticas.
    Os céticos possuem a mente fechada para estes fenômenos, e não o aceitam por não haver evidências. Seculos atrás as ondas de rádio também eram imperceptíveis, hoje estão aí para todos. Da mesma maneira os seres superiores que criaram nosso sistema solar permitem gradativamente descobrirmos novos fenômenos e aplica-los no dia-a-dia para então um dia nos tornarmos tão excelentes em intelecto e raciocínio.

  2. Igor Santos disse:

    Não entendi como o começo da sua redação se relaciona com o final.
    Estaria deus usando uma piada de internet para testar a nossa fé?

  3. Igor Santos disse:

    Só notei agora.
    Carlos Magno, você está bloqueado aqui não, pode usar seu nome verdadeiro...

  4. Paula disse:

    Acho que foi @jonnyken que também reclamou que o computador travou depois de tentar entrar no blogblogs ontem... uh... eventos independentes produzindo o mesmo resultado? Cadê o n 3?

  5. Kentaro Mori disse:

    O João também tinha avisado que no computador dele a página nem carregava...

  6. Igor Santos disse:

    Alternativamente (deveria ter incluído no texto), as duas coisas podem ter acontecido.
    Eles fizeram uma brincadeira E foram hackeados...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias