Estatística inútil

Eu pretendo ainda me juntar com Tine para escrever um artigo com conteúdo de verdade sobre iliteralidade estatística, mas aqui vai uma migalha (sempre lembrando, ainda estou de férias e sem posse de um dicionário).
Acabo de voltar de um banheiro público (internet sem fio de acesso grátis!) onde li um cartaz cuja função seria me conscientizar de que não dispomos de muita água e que devo economizar (ou pelo menos não desperdiçar, já que não vejo como economizar água num banheiro público).
O texto no papel diz: “Apenas 1% da água do mundo é potável”
Isso deveria me fazer pensar que temos pouca água? Se a intenção era essa, não funcionou.
Ter 1% de alguma coisa não significa necessariamente que temos pouco daquilo, mas que temos muito de outra coisa.
Exemplo: menos de metade do oxigênio do mundo está na atmosfera.
Isso é pouco?
Não.
Todos nós respiramos normalmente todos os dias.
Esse dado só indica que tem muito mais oxigênio em outro lugar, mas não diz coisa alguma sobre o número absoluto, que é a quantidade necessária para o bom funcionamento dos pulmões das baleias azuis e dos musaranhos capoeiristas.
Ter apenas 1% da água em estado bebível não informa sobre a falta ou abundância dela.
Se noventa e nove partes em cem do que está no meu copo não é passível de consumo, eu ficaria preocupado.
Mas se 99% do que está na mesa não é comestível (contando talheres, pratos, copos, tampo e toalha de mesa), eu ainda posso encher meu bucho de cuscuz com bode e café com leite.
Um por cento da água do planeta não está no mar ou circulando dentro de animais e plantas, mas não podemos esquecer que esse número aparentemente minúsculo ainda representa algo muito grande.
Tudo que existe e que pode ser observado no universo soma apenas 5% do total.
Outro dado interessante e já conhecido para aqueles que veem TV: 80% das bactérias não estão nos dentes!

Discussão - 4 comentários

  1. Carlos disse:

    Isso me irrita muito também. Mas claro que o impacto dessa informação sobre as pessoas mais desatentas deve funcionar.
    Um debate de televisão na GloboNews me deixou muito indignado. Um secretário de educação disse que o aumento de n% (não lembro o valor exato) no salário dos professores da região X não melhorou a qualidade da educação nessa região. Sabemos que o salário de professor, além de ser em geral extremamente baixo, ele muda bastante de Município para Município, de Estado/Estado, de particular/público.
    Agora, o que significa n% se você não sabe o valor original do salário? Poderia ser 50% sobre um salário de 2000 reais, de 500 reais, de 100 reais... Receber 1000 reais a mais me parece bem diferente de receber 250 reais a mais. E pra piorar, ele estava falando da Região Nordeste, onde os salários de professor devem ser um dos menores do país.

  2. 99,999% das mulheres do planeta nunca se interessariam por você...

  3. Igor Santos disse:

    30 mil mulheres é um número razoável...

  4. Claudia Chow disse:

    Concordo q esse tipo de estatistica é ridicula para nós, atentos, mas como disse o Carlos, para os desavisados, deve funcionar, infelizmente...

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