Bem vindos a 2009

“No Brasil, o ano só começa depois do Carnaval.”
O meu principalmente, já que minhas férias são em janeiro, mas isso não pode (ou deve) ser adicionado ao repertório de informações pertinentes de qualquer leitor meu, pois isso só interessa ao meu agente de viagens e à minha chefe (o primeiro não sabe que eu escrevo e a segunda preferiria que eu não o fizesse).

Não sei quanto à veracidade da frase que abre este texto, mas se não é o ano que começa depois do Carnaval é a nossa invejável temporada de feriados:
Paixão de Cristo, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Dia das Mães, Corpus Christi, São João, São Pedro, Dia dos Pais, Dia da Independência, Finados, Proclamação da República, Padroeira do Brasil, do estado e do município, e Natal.
Alguns têm data fixa, mas outros são móveis.

Então, como saber que dia é cada um?
Simples!

Dia 21 de março marca o equinócio (de outono no sul, de primavera no norte), que é a ocasião quando o dia dura o mesmo que a noite.
Depois desse dia, entre 22 de março e 25 de abril, uma lua cheia agraciará o céu. O primeiro domingo depois dessa lua é a Páscoa!

Usando esse dado como base, temos:
Sexta-feira anterior = Sexta-Feira Santa;
Domingo anterior = Domingo de Ramos;
Quarenta dias antes disso = Quarta-Feira de Cinzas;
Sessenta dias depois do domingo de Páscoa = Corpus Christi.

Nosso ano, portanto, só começa quarenta e seis dias antes do primeiro domingo depois da primeira lua cheia após a primeira noite do ano com exatamente doze horas.

Feliz 2009!

Discussão - 2 comentários

  1. [...] da República e que fazem questão de enforcar o máximo de dias possíveis ao redor do Carnaval (cujo feriado é na Terça-Feira Hedonística e não na mais famosa e religiosamente relevante [...]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias