Cidade da Ciência vs. Copa do Mundo

Natal, capital do Rio Grande do Norte e cidade onde moro, corre o risco de virar cidade-sede da Copa do Mundo de num-sei-quando (não sou exatamente do tipo esportivo; sou um nerd, meu esporte é informação), com um estádio a ser construído onde hoje funciona o Centro Administrativo (nome moderno para Palácio do Governo) e aparentemente custará um quarto de bilhão de contos do nosso rico dinheirinho.
Mas, como eu já disse que não ligo para esportes físicos, por quê então estaria falando de um estádio de futebol?
Há quase exatamente dois anos, apareceu uma notícia na imprensa potiguar que dizia que Natal, Cidade do Sol (slogan turístico oficial), teria uma Cidade da Ciência a ser construída em meados de 2008 com um custo estimado em 7 milhões de pilas.
Ano passado começou e (sendo passado) acabou e neca-de-pitibiriba de observatório (carro-chefe da empreitada), parque, museu, bixiga-lixa, cacete-a-quatro, etc, etc.
Em novembro, este neguinho aqui perdeu tempo noticiou o assunto (ainda no antigo Lablogatório).
Então, dia oito de janeiro deste, outra notícia que já começa otimisticamente com “começaram, efetivamente, no Centro Administrativo, na BR-101, as obras de construção da Cidade da Ciência” mas antes do parágrafo acabar revela que “a partir da próxima semana, quando terá passado esse período de recesso de final de ano, teremos um incremento nas obras” e diz que agora vai custar treze milhas. Mais de 85% de aumento em nove meses. Nem um bucho aumenta tanto assim.
Eu passei por lá recentemente (semana passada) e não vi nenhum dos prédios antigos no chão ou qualquer outro indício de um trabalho a caminho.
Mas como não entrei, não posso dizer que o chão não está super-aplainado e bem alicerçado. Isso fica para semana que vem, quando pretendo botar o time em campo (usei essa analogia certo?) e ir visitar o sítio.
Mas que diabos o começo do artigo tem a ver com o meio?
O local.
Sim, pois com a expectativa de Natal virar reduto de anabolizados atletas fedendo jogando por quinze dias, acabou-se Cidade da Ciência, pois não há outro lugar grande e central o suficiente para acomodar outro estádio. Natal, 800mil habitantes, tem TRÊS estádios de futebol.
E por quê reformar um quando se pode construir outro pelo triplo do preço? Ou mesmo demolir um que já não serve de muita coisa e construir o novo ali.
Não, precisamos gastar vinte vezes mais e trocar a Ciência pelo Esporte.
Pensando bem, é até bom que não tenhamos algo assim aqui. Será menos dor na minha cabeça, pois o local seria certamente administrado pelo pessoal da UFRN, que não sabe diferenciar formando de Ph.D (podem perguntar ao Marco, que passou uma temporada aqui lixando isopor).

“Pra quê estudar taxa de deformação, arrasto, aerodinâmica e movimento parabólico se eu posso simplesmente dar um bicudo na bola?”
– Algum jogador cujo nome acaba em ‘son’ –

Discussão - 8 comentários

  1. Pedro Toscano disse:

    Vamos esquecer Deus e dar
    Graças ao "telencéfalo super desenvolvido" !! Ao menos Igor vc não perdeu o hábito de ligar os pontinhos, so que agora como gente grande. Muito boa a matéria!
    Mas como faziam os Romanos, Pão e Circo (!!)
    E mais cuecas, malas, cartões e nosso dinheiro indo ladeira da corrupção a baixo.

  2. Igor Santos disse:

    Valeu Pedro.
    Eu não quis insinuar que muito desse dinheiro vai acabar perdido, mas nem precisa dizer, né?
    Porque os 20 milhões (sete na primeira, treze na segunda leva) do observatório já estão no limbo...

  3. Rafael [RNAm] disse:

    Por isso quando me perguntam pra que time eu torço eu sempre digo: SOU ATEU PARA FUTEBOL!!!
    Pior que as pessoas dão aquele risinho nervoso, de quem nunca pensou na possibilidade de não ter um time de futebol...

  4. Igor Santos disse:

    Rafael, coincidentemente eu respondo exatamente a mesma coisa, mas incluindo uma pausa dramática para um choque maior: "Sou ateu... para futebol."

  5. Renan disse:

    Hhuahaauhahua, vou começar a usar essa expressão também! Ótimo texto, Igor!

  6. maria disse:

    entendo ser ateu para futebol, por um tempo até fui - mas por um motivo muito diferente do vosso: porque gosto demais do esporte para ter que me filiar e torcer contra uma bela jogada.
    o que não entendo é isso: não gostar de futebol!
    acho (mas devo estar errada, não precisam ficar irados) que é como ciência: quando a gente começa a entender, começa a gostar.

  7. Igor Santos disse:

    Maria, eu até gosto de futebol, acho interessante.
    Eu não torço porque não gosto de torcedor. No momento em que uma pessoa passa a torcer por time X, tem que, invariavelmente, torcer contra time Y (eu chamo isso de Síndrome de Torcedor) e eu não acho isso muito "esportivo".
    Não são todos os torcedores que fazem isso, mas 100% dos que eu conheço são assim.

  8. Adorei o "ateu pra futebol". Vou adotar também.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias