Doutor, socorro! #consultavirtual

Sexta-feira passada eu estava quase me afogando enquanto trabalhava e não conseguia parar de tossir.
Me recomendaram um expectorante que era certeza me curar em um dia e a situação estava tão fora de controle que eu quase comprei, mesmo sabendo que estava no fim do ciclo do resfriado que havia adquirido na semana anterior e muito provavelmente acordaria curado de todo jeito no sábado.
Foi exatamente isso que aconteceu.
Acordei ainda meio embotado mas bastaram algumas assoadas de nariz, um banho quente e uma xícara de café para que estivesse 100% curado antes do almoço.
Eis que então me ocorreu: e se eu tivesse comprado o diabo do xarope (mesmo sabendo da sua ineficácia)? Por mais cético que fosse, teria atribuído a ele minha recuperação instantânea e talvez até passasse a recomendá-lo e tomasse de novo ano que vem, no meu próximo acesso de tosse (ou caso quisesse ficar doidão).
Toda doença (ou pelos menos a maioria delas até onde eu saiba sem pesquisar) tem um histórico, uma linha começo-fim.
Tomar quantidades industriais de vitamina C não vai prevenir gripe, e mesmo que não fosse o caso, depois de gripado já era! Você pode tomar todo o estoque regional de Redoxon que vai continuar gripado por pelo menos mais uma semana.
Mas, na hora que a mazela sumir: “Ó aí! Fiquei bom por causa da vitamina!”
É difícil raciocinar o contrário pois não existe controle. Não dá para a mesma pessoa tomar E não-tomar a vitamina e ver no que dá.
Sempre vem aquela sensação de “se não tomar agora vou ficar doente mais tempo” ou “só fiquei bom dez dias depois porque tomei o negócio”.
É algo parecido com a barganha da Síndrome do Jogador: e se eu não jogar agora, justamente na hora em que ia ganhar?
Isso tudo me lembrou de um conselho sobre automedicação que deveria estar na primeira página de todos os jornais: Gripe é causada por vírus. Antibióticos (que matam apenas bactérias) não devem ser tomados em hipótese alguma para tratar gripe pois você estaria perdendo tempo, dinheiro e imunidade.
Finalizando, com uma frase de X, onde X é alguém sensato, razoável e, de preferência, antigo (melhor ainda se for um sábio oriental que viveu antes da Grande Muralha ser construída):
“Um resfriado não tratado desaparece em 14 dias. Um resfriado medicado é curado em duas semanas.”

p.s. leiam as respostas tocantes à minha aflitiva situação e também se emocionem:
@Karl_Ecce_Med @uoleo Me diga onde é que dói, meu filho!
@carloshotta @uoleo por quanto tempo vc quer q a gente mantenha o seu blog depois do seu falecimento?
@clauchow @uoleo @carloshotta consulta médica via twitter?
@renanpicoreti @uoleo Fique feliz em ter achado um biólogo. Você poderia ter achado um proctologista. =P
@oatila bom dia senhores e senhoritas! o @uoleo ainda tá vivo?
Só posso ser alguém muito querido…

Discussão - 14 comentários

  1. Clarissa disse:

    Hahahahaha, bem colocado. E não tinha parado para pensar nisso. Realmente seus amigos são preocupados (e muito engraçados)

  2. Fernanda disse:

    Oi, Igor
    Legal você mencionar sobre o uso de antibióticos em casos de gripe. Automedicação com antibiótico, além de não servir para nada em muitos casos (como doenças virais), contribui para a seleção natural de bactérias. E aí, sofre toda a sociedade com o aumento dos casos de infeção por bactérias resistentes à medicação. Para quem não liga a mínima, sempre é bom lembrar que a próxima “vítima” dessas bactérias “incuráveis” pode ser qualquer um, até a gente ou pessoas queridas.
    Abraço,

  3. Carlos Hotta disse:

    Eu até demonstrei um pouco de compaixão, que foi morta brutalmente pela ironia. 🙂

  4. VP disse:

    Quer matar virus,bactéria, fungo, mycoplasma?? Toma água com prata coloidal.
    Mesmo a água guardada no filtro Salus com revestimento
    de prata coloidal já ajuda bastante. Depois me conta.

  5. VP disse:

    Igor, não confunda sais de prata com prata coloidal, sim?
    Prata coloidal em suspensão não faz mal coisa nenhuma…
    O FDA proíbe a venda da solução de prata coloidal porque
    fere os interesses da ind. farmacêutica que produz os antibióticos patenteados…mas ela (a água) pode ser vendida
    como suplemento alimentar sem receita médica (over the counter).
    Eu faço a água em casa, tenho filtro revestido de prata coloidal(Salus) e não sei o que é uma tosse sequer há muuuuito tempo.
    Cuidado com a gripe suína que já está circulando livremente no país…
    VP

  6. Igor Santos disse:

    Sério? Você respondeu com a teoria conspiratória da Big Pharma?
    Mas você escreve tão bem, com concordância boa e todas as letras das palavras, como pode?

  7. Tha disse:

    Todos deveriam usar Prata Coloidal ionico……..é o melhor antibiotico natural que existe…..se informem bem e usem a inteligencia,se é possibile ter um sistema imunitario forte e em um modo economico porque nao usar Prata Coloidal ionico?

  8. Igor Santos disse:

    Por que não usar? Eu respondo em três pontos.
    Em primeiro lugar, prata tem o terrível efeito colateral de deixar o usuário azul (argiria).
    Segundo, por não ser considerado um medicamento já há 40 anos, dificilmente um produto vai conter a mesma mistura de ingredientes entre lotes (que dirá entre marcas diferentes), pois os fabricantes não são checados pela ANVISA.
    E terceiro, eu uso a minha inteligência e não acredito em toda propaganda que vejo, principalmente para produtos que não existem “abertamente” no mercado e que não me dão garantia real alguma.

    • Walter disse:

      Fiz centenas de testes com prata coloidal iônica em laboratório de biologia “in vitro”.

      Usei cepas padronizadas de E.Aureus, Salmonela, Krebsiela, Acinetobacter B. Aspergilus nigger, coliformes e outros…

      Na maioria dos casos houve redução acima de log 5 (>99%) em menos de duas horas. Testei em UTI e Enfermarias diversas, incluindo KPC, A.Nigger, Staph, HPV, Cadida A. e Pseudomonas “in vivo”, também com resultados surpreendentes.

      Ninguém vai ficar tomando remédio se está saudável. O uso da prata iônica, ou citrato de prata ou sulfadiazina de prata deve ser feita apenas para resolver o problema pontual de infeção e encerrada logo após atingir o objetivo.

      A preparação da prata coloidal deve ser feita corretamente, empregando água de elevada pureza e esterilidade, preferencialmente WFI…

      Agora, você pega água da torneira da cozinha, em um copo qualquer, com estas mãos sujas e quer fazer remédio? E fica tomando esta imundície anos e anos?

      Antes de ter argíria você vai ter muitas outras doenças. É só esperar.

  9. Wagner disse:

    Caro Igor,a prata coloidal já é usada pela “big farma”em tratamentos em grandes queimados,em pulverização de roupas e lençóis de hospitais com intuito de diminuir a contaminação.A Unicamp esta com estudos de seu uso como carreador de substâncias anti tumorais e buscam um meio de impregnação em ataduras para tratamentos de feridas diabéticas.A diferença é que os curativos industriais feitos com base na prata,comercializados pelos Laboratórios Farmaceuticos,custam uma fábula.O ultimo ataque a prata coloidal é bizarro.Dizem que como uma parte dos colóides são eliminados pela urina do usuário,ela contaminaria a natureza.Tá explicado a poluição do Tiete.
    Evidente que não duvido de sua inteligência por discordar de sua opinião,mas lembre-se por exemplo da Acupuntura.Era tratada pelos médicos como uma crendice e seus aplicadores chamados de charlatões.Hoje é especialidade médica e tentam impedir que “não médicos” trabalhem com ela.Cabe uma pergunta. Com quem os médicos aprenderam e continuam a aprender as técnicas e diagnostico? Com os “charlatões” é claro.A Saúde e o Futebol são umas caixinhas de surpresas.

  10. Kris disse:

    Adorei! Já add aos favoritos.

  11. tathyane caetano disse:

    Dr°eu estou precisando de ajuda,algumas semanas atrás, a minha gengiva, todas as manhâs qdo eu vou ao banheiro escovar os meus dentes senti gosto de sangue na boca quando cuspi saiu sangue…E ai então hoje em volta da mandibula está enchadoas landras, e eu ñ possso comer nada que sai muito sangue e elas estão muito enflamadas,até se eu colocar a lingua saí sangue….o q o senhor diz sobre issso???
    Sem falar no encomodo que está,ñ posso nem engolir direito que é como se eu estivese chupando limão…e agora??mim ajude por favor

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM