Coisas que não sei 2: cores de lasers

Por que todo apontador “laser” é vermelho?
Aliás, eu geralmente só escuto falar em laser vermelho, raramente sobre um de outra cor.
Seria possível criar um laser infravermelho para transmissão de calor à distância?
Eu pensei numa arma não-letal para o combate a crimes. Um feixe de luz infravermelha esquentando a mão de um bandido empunhando uma arma apontada para uma cabeça inocente, por exemplo (vocês viram aqui primeiro!).

Discussão - 7 comentários

  1. Nélio Vieira disse:

    Existem apontadores laser de outras cores, um amigo da faculdade tem um com laser verde, e no http://www.dealextreme.com já vi vermelho, azul e verde pra vender.

  2. Sandro disse:

    Pelo que já li por aí existe a possibilidade de usar laser de microondas como arma. E o tal “Blue Ray” tem esse nome por causa da cor azul do feixe de laser que utiliza.

  3. Mori disse:

    Depende dos materiais, das junções usadas para gerar o laser. Demorou bastante até conseguirem fazer um LED azul eficiente (foi um japonês, ganhou prêmios e tudo mais). Por isso os lasers verdes, azuis, são bem mais caros.
    Há lasers de infravermelho, na verdade, os primeiros “laser” eram de microondas, eram masers, só que eles não eram de estado sólido. Parece que quanto menor a frequência mais fácil. Em tese deve ser possível criar lasers de raio-X, gama…
    Sobre a arma, ao invés de infravermelho o governo americano já usa uma arma tática que emite um feixe dirigido (não é um laser, nem maser) de microondas que aquece intensamente a camada superficial da pele até a profundidade em que estão os nervos sensíveis ao calor, diz a lenda que é bem desagradável.
    http://www.youtube.com/watch?v=Ak2j9x9Ts_k

  4. João Carlos disse:

    Olha só, Igor… Um laser para esquentar a mão do bandido, ainda não há… Mas existe uma mira de laser que projeta um pontinho de luz, exatamente onde o tiro de uma arma vai pegar.
    E – pelo menos em teoria – é possível fazer um laser de qualquer “cor”. Já estão chamando de “luz” qualquer onda eletromagnética e qualquer feixe concentrado de fótons de “laser” (inclusive os de micro-ondas, antigamente chamados de masers).

  5. Igor Santos disse:

    Mas João, nem o pontinho vermelho garante que a bala atingirá o local exato onde ele aponta nem a bala irá necessariamente parar na mão do meliante.
    Eu só tenho idéias boas quando já é tarde demais…

  6. Erick Moreno disse:

    Pois é, a trajetória de um laser é linear, a trajetórioa de uma bala, pasmem, é balística.
    Quanto maior a distância, menos o laser ajuda.

  7. O_Saci disse:

    É isso que dar deixar de assistir televisão. Já teve um documentário no Discovery que falou sobre armas modernas, inclusive essa de cozinhar o bandido a distância.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM