Coisas que não sei 2: cores de lasers
Por que todo apontador “laser” é vermelho?
Aliás, eu geralmente só escuto falar em laser vermelho, raramente sobre um de outra cor.
Seria possível criar um laser infravermelho para transmissão de calor à distância?
Eu pensei numa arma não-letal para o combate a crimes. Um feixe de luz infravermelha esquentando a mão de um bandido empunhando uma arma apontada para uma cabeça inocente, por exemplo (vocês viram aqui primeiro!).
Discussão - 7 comentários
Existem apontadores laser de outras cores, um amigo da faculdade tem um com laser verde, e no www.dealextreme.com já vi vermelho, azul e verde pra vender.
Pelo que já li por aí existe a possibilidade de usar laser de microondas como arma. E o tal "Blue Ray" tem esse nome por causa da cor azul do feixe de laser que utiliza.
Depende dos materiais, das junções usadas para gerar o laser. Demorou bastante até conseguirem fazer um LED azul eficiente (foi um japonês, ganhou prêmios e tudo mais). Por isso os lasers verdes, azuis, são bem mais caros.
Há lasers de infravermelho, na verdade, os primeiros "laser" eram de microondas, eram masers, só que eles não eram de estado sólido. Parece que quanto menor a frequência mais fácil. Em tese deve ser possível criar lasers de raio-X, gama...
Sobre a arma, ao invés de infravermelho o governo americano já usa uma arma tática que emite um feixe dirigido (não é um laser, nem maser) de microondas que aquece intensamente a camada superficial da pele até a profundidade em que estão os nervos sensíveis ao calor, diz a lenda que é bem desagradável.
http://www.youtube.com/watch?v=Ak2j9x9Ts_k
Olha só, Igor... Um laser para esquentar a mão do bandido, ainda não há... Mas existe uma mira de laser que projeta um pontinho de luz, exatamente onde o tiro de uma arma vai pegar.
E – pelo menos em teoria – é possível fazer um laser de qualquer "cor". Já estão chamando de "luz" qualquer onda eletromagnética e qualquer feixe concentrado de fótons de "laser" (inclusive os de micro-ondas, antigamente chamados de masers).
Mas João, nem o pontinho vermelho garante que a bala atingirá o local exato onde ele aponta nem a bala irá necessariamente parar na mão do meliante.
Eu só tenho idéias boas quando já é tarde demais...
Pois é, a trajetória de um laser é linear, a trajetórioa de uma bala, pasmem, é balística.
Quanto maior a distância, menos o laser ajuda.
É isso que dar deixar de assistir televisão. Já teve um documentário no Discovery que falou sobre armas modernas, inclusive essa de cozinhar o bandido a distância.