Argumento de autoridade (ou de ignorância?)

Quando eu penso que não, leio um negócio que me impressiona pela falta de cuidado.
Estou aqui lendo o tão aclamado e seguido Guia Quatro Rodas – Rio Grande do Norte, da Editora Abril.
Apesar da excelente falta de indicação (que só pode ser fruto de um esforço consciente para esconder a data da publicação), tenho quase certeza que esta versão que tenho em mãos saiu em 2007.
Na página 117, na seção dedicada à praia de Touros, há um quadro de destaque com uma foto do Farol do Calcanhar e o seguinte texto:

O mais alto
O farol do Calcanhar tem 62 metros e 298 degraus. É o maior do Brasil e o segundo do mundo, só perdendo para o fabuloso Farol de Alexandria, que já foi uma das sete maravilhas do planeta. A visitação é só externa. Informações pelo tel. 3502-5402.

Natal já teve a maior loja de colchões do mundo e no município vizinho de Nísia Floresta encontra-se o maior cajueiro do mundo, mas o segundo maior farol?
Indo por partes: eu aprendi no colégio que a única das “sete maravilhas” ainda de pé são as Pirâmides e que o Farol de Alexandria foi destruído por terremotos (mesmo destino da biblioteca de lá) há muito tempo.
“Muito tempo” aqui significa 529 anos.
O tal “maior farol” deixou de existir e deu lugar a um forte vinte anos antes do Brasil ser abordado por europeus.
Então quer dizer que o farol em Touros é o maior do mundo já que seu concorrente direto perdeu a coroa quatrocentos e sessenta e três anos anos daquele ser construído?
Hummm…
Não.
O maior farol do mundo é o da Marina de Yokohama, no Japão, que é 70% mais alto, com 106 metros.
Voltamos ao segundo lugar.
Bem, nem tanto.
Sequer o mais alto das das Américas.
Um tal de Cabo de Hatteras, na Carolina do Norte, EUA, tem 64 metros.
Uh, na trave!
Eu consigo cuspir mais longe que a diferença de altura entre os dois, mas “mais alto” é “mais alto”.
Que pena.
Pelo menos temos o terceiro farol mais alto do mundo.
Mas seria o terceiro mesmo?
É, é o terceiro mesmo. Só quis criar mais tensão.
O erro ‘foi’ e ‘não foi’ do Guia.
‘Não foi’ porque eles se confiaram numa fonte aparentemente confiável, não tendo sido o primeiro lugar a dizer isso e ‘foi’ porque eles não se preocuparam em falsear a informação, procurando por estruturas maiores (e falharam completamente em lembrar das aulas de História Geral).
O motivo da confusão pode ter sido causado por linguagem específica e falta de atenção, já que na página do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste consta a frase “segundo maior do mundo em altura focal”, que não é o mesmo que altura da base ao topo.
Mas, como dizem os Pet Shop Boys: “se a vida é…

Discussão - 3 comentários

  1. Puxa, erro gravíssimo esse aí do guia.

  2. Eu disse:

    O maior do mundo é esse tal do Japão em Yokohama, o segundo mais alto do mundo e mais alto da europa é na França, nas Ilhas Virgens em Bretagne com 82,5m. Esse tal de 64m nos EUA nunca ouvi falar, mas vou pesquisar quando tiver tempo. Depois vem o Farol da Barra (ou Farol de Aveiro) em Portugal com 63m, o maior da Penísula Ibérica e segundo maior da Europa, e sendo assim só depois é que vem o Farol do Calcanhar no Brasil, com os tais 62m. 😉

  3. Eu disse:

    Só para completar meu post anterior, pois só depois de submeter reparei no seu link para o dito farol dos EUA. Sua informção não está correcta, o que tem lá no artigo da wikipédia, é que o farol se eleva 64m acima do nivel da agua do mar, mas a altura da estrutura é de 63m. E a antena acima do telhado está a ser somada para os 63m, o que significa que a estrutura própriamente dita é mais baixa. Foi só para corrigir... 🙂

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias