Quer perder peso? Pergunte-me como.

COM UMA NECROSE NO FÍGADO! Que tal?
Garantido lhe deixar de cama por alguns meses numa dieta extremamente controlada que é tiro-e-queda para lhe fazer perder peso.
Essa é, por enquanto, a única garantia real que a companhia Herbalife pode lhe dar.[1]

Segundo uma pesquisa de suíços e israelenses, culminando numa publicação no Journal of Hepatology, os produtos “naturais” que a Herbalife vende sem testes prévios de toxicidade são tão naturais quanto cianeto e urtiga.
Num estudo anterior realizado em Israel pelo seu equivalente ao nosso Ministério da Saúde (Association between consumption of Herbalife nutritional supplements and acute hepatotoxicity) ao se constatar que quatro usuários de Herbalife estavam com hepatite, doze pessoas com lesões no fígado, causadas por um agente desconhecido, foram observadas enquanto lhes era dado os sumplementos daquela empresa.
Resultados: onze meses depois do início da pesquisa, um dos pacientes quase morreu (o termo “lesão fulminante” aparece em referência ao caso) e precisou de um transplante de fígado enquanto todos os outros apresentaram hepatite.
Após a descontinuação do uso do Herbalife, todos melhoraram e tiveram suas enzimas normalizadas. Três, no entanto, voltaram a tomar o suplemento e, pasmem, voltaram a ter hepatite.

Mas não é só isso! Você pode também perder peso fazendo a famosa Dieta do Liso (ou “do Quebrado”, dependendo do idioma da sua região), que é aquela dieta que o faz emagrecer por faltar-lhe dinheiro para comprar comida.
Porque Herbalife é vendido da seguinte forma:alguém, geralmente com cara de desespero, aborda você dizendo que a sua chance de ficar rico sem trabalhar é aquela.

Provavelmente vão lhe mostrar um cheque de uns trocados e dizer coisas como “você não precisa trabalhar, as gordinhas vêm até você!” e explicar o seguinte sistema: você compraria mercadoria dele e revenderia para quantos quisesse, ficando com um lucro.
O nome disso é marketing multinível, pois alguém no topo vende para quem está abaixo dele, por um preço X. A segunda pessoa repassa para uma terceira por X + comissão de venda.
O terceiro trouxa vendedor faz o mesmo, repassando a um preço um pouco maior para tirar algum lucro, e assim por diante.

Os dois maiores problemas nisso são:
1 – Ninguém usa os produtos. Eles apenas são comprados e quem o faz tenta a todo custo repassar para um subvendedor. Ninguém compra para usar, apenas para passar a frente. Como dinheiro falso.
2 – A cada etapa, o preço sobe mais e mais e o número de vendedores cresce exponencialmente, saturando o mercado que (esfericamente, no vácuo) chega a um ponto onde só existem pessoas tentando vender para quem já está tentando vender.
(Um número 3 seria a insegurança, pois não há contrato. Seu subvendedor pode pedir vinte caixas de pó -a Herbalife é uma empresa que trabalha vendendo pó- e desistir depois, deixando você com a mercadoria e a dívida com o seu superior. Mais disso, lá na frente.)

O que impede que um vendedor (ou até mesmo um consumidor) no quinto degrau passe por cima da cabeça do seu superior imediato e passe a comprar, por um preço menor, direto do chefão (que é quem vende mais barato)?
Competição agressiva, eu acho.
A primeira vez que fui abordado foi por um conhecido, grande fazedor de piadas que havia conhecido na faculdade e a quem cinco quilos não fariam falta.
O vi num shopping, incrivelmente mais magro mas também sem a menor indicação de que já havia feito uma brincadeira na vida, com os olhos sem brilho e a pose murcha, como quem está caminhando em direção a uma cadeira elétrica.
Alternativamente, ele se movia com muita rapidez. Isso era evidente.
Via qualquer pessoa que talvez um dia houvesse conhecido e corria para discursar ao seu lado, mostrando um cheque de mil reais e dizendo que não precisava mais trabalhar, que estava ganhando muito dinheiro com aquilo e perguntando a todos se eles não queriam também ficar com um amarrotado cheque de mil reais na carteira o dia todo abordando semi-conhecidos.
Quando ele veio falar comigo, eu imediatamente perguntei o motivo daquele cheque estar na carteira dele e não sendo depositado e transformado em dinheiro.
Ele não tinha resposta, apenas olhou para mim e piscou vaziamente os olhos.
Estava notadamente abatido e poderia incluir “desesperado” em sua descrição sem me afastar demais da realidade da situação.

Eu sei porque o cheque estava lá, certamente.
Aquele dinheiro não era dele, mas do seu superior imediato, a quem ele devia provavelmente mais do que o valor ali contido.
Apenas andava com ele por mais algumas horas, antes do banco fechar, para tentar atrair outros para lhe salvar a pele do bolso.
Ele me conhecia através de um amigo comum e nunca nos falamos muito, mas ele veio charlar como se fossemos excelentes companheiros de outrora.
Esse tipo de desalento me assusta.

Nesse dia eu notei que Herbalife é mais que marketing multinível. É um bom e velho Esquema de Pirâmide, onde todo mundo tem tudo mas ninguém tem nada.
Dinheiro sobe das camadas inferiores na forma de pagamentos de dívidas até o topo, que é quem realmente fatura. Sem que seja necessário produto algum circulando.
Os pedidos são feitos, bem como as dívidas. Se alguém quebrar a linha, quem estiver imediatamente acima vai ter que arcar com os “custos” (pois não há de fato custo algum, visto que ainda não foi produzido uma só unidade do que quer que seja), e a melhor maneira de fazer isso é “contratar” mais pessoas para “trabalhar” para si.
Muito dinheiro circula para pagar por uma encomenda imaginária.

Pois bem, alguns dizem que Igreja é pior que governo, pois além do seu dinheiro, quer a sua alma. A Herbalife não quer só o seu dinheiro, quer também que você morra!

E agora, com vocês, os consumidores:

Quando comprei o produto com a revendedora ela me informou que todos os produtos eram naturais e qualquer pessoa poderia tomar inclusive diabéticos, cardíacos, crianças porém em momento algum me disse que quem tivesse problema de tireoide não poderia. O que aconteceu foi que n emagreci e ainda engordei mais por causa da disfunção da Tireoide.

Retirado de Herbalife só me fez mal, do ReclameAqui.com.br
LINK – http://www.reclameaqui.com.br/48651/herbalife/herbalife-so-me-fez-mal/
[1] É quase certeza que você, como vendedor, vai acabar perdendo todo o seu dinheiro para eles também, mas não é tão garantido assim porque sempre há a possibilidade de se cansar de ser enganado e desistir dessa vida miserável.

P.S. Agradecimentos ao Atila e à Lúcia Rodrigues pelo material.
P.P.S. Dia desses eu reencontrei aquele sujeito do shopping, que aparentava estar muito bem de vida; saudável, falante e animado. Perguntei: “Continua vendendo aquele esquema lá?” e obtive como resposta: “P… nenhuma! Saí daquela vida! Hahahaha!”
=¦¤þ

Discussão - 20 comentários

  1. Muito bom o post Igor, se prepare para a chuva de comentários dos “low level” da Herbalife… muita gente vai querer te xingar por diminuir as chances já pequenas de se fazer $ em cima disso.
    Pouco antes de me formar na faculdade, tive um problema financeiro (basicamente, a fonte secou), e saí atrás de emprego. Um anúncio me dizia para comparecer à uma loja de informática, e pensei, “pq não? trabalho é trabalho”.
    Cheguei lá, e o dono da loja falou “entra aqui na minha sala que quero que você assista um vídeo. Quando começou aquela musiquinha edificante, já pensei “f#deu… emprego é o cacete, vai tentar me enrolar”, e automaticamente meu modo entrou naquele “Relax-O-Vision” que aparecia no Freakazoid, até ele falar “e aí, animado?”
    Respondi um “vou pensar”, limpei a baba no canto da boca, e fui atrás de alguém que quisesse que eu trabalhasse de verdade.
    Sabe o que realmente incomoda? Ver aluno da USP (a tão falada “gloriosa”) vendendo isso… eu já vi. Mais de uma vez.
    É a elite intelectual do país dando o (mau)exemplo…

  2. Tatiana disse:

    Excelente post, Igor!
    Parabéns pela ótima análise do “esquemão”. Vou mandar pra vários “amigos” que já me abordaram com essa traquitana (alguns uspianos, como disse o Gabriel no comentário acima) e também pra algumas amigas que tomam o raio do shake emagrecedor.
    Abração!

  3. Igor Santos disse:

    Muito obrigado Gabriel e Tatiana pela velocidade das respostas.
    Dois céticos conseguiram bater os tru-believers! \o/

  4. Rafael [RNAm] disse:

    Muito obrigado viu moço.

  5. Alan disse:

    Esse post seria mais persuasivo se fosse mais imparcial. Está parecendo que o autor tem raiva do produto o que põe em cheque a veracidade das informações que ele postou.

  6. Igor Santos disse:

    Não seria “põe em xeque”?
    E o que dizer do caráter de uma pessoa que assina comentário com email falso? Tá com medo de quê?
    Eu tenho raiva do produto não, sujeito que não sabe interpretar texto.
    Tenho raiva da empresa, assim como tenho raiva de qualquer indivíduo/corporação/esquema que explore a fé e a ingenuidade alheia em benefício próprio.
    ESPECIALMENTE quando desconsideram a saúde dos explorados e o desespero dos endividados.
    E imparcialidade deve ser reservada para quem merece o mínimo de crédito.
    Não se deve dar o menor cabimento a empresas como essa, principalmente se engajando em discussões, dando um falso senso de equilíbrio, como se sua proposta fosse de alguma forma válida.

  7. Larissa disse:

    Nossa achei aqui a melhor definição pra picaretagem da Herbalife, jamais fui consumidora, mas ja me estressei várias vezes com esses vendedores de saúde. O pior mesmo é que a lavagem cerebral feita pelas reuniões da empresa é tão forte que o povo se cega. Aí algums mil reais endividados como que por milagre caem em si. Os possiveis resultados que eles vendem são absurdos ja vi um vendedor de Herbalife discutindo com um fisiologista resultados absurdos que o tal produto vende sem exercicios. Bom mas ficaria aqui horas escrevendo as mil maravilhas da Herbalife.
    Parabéns pelo post. Com certeza vai abrir os olhos de muita gente.

  8. Amway
    Noni
    São legais também… 🙂

  9. dra_lulu disse:

    =)
    show

  10. Dani disse:

    Excelente texto… Gostei do espaço…

  11. O_Saci disse:

    Igor, ouça esse podcast falando sobre o assunto. É cheio de histórias de vítimas de diversos esquemas de pirâmide, inclusive da Herbalife. O melhor é que é engraçado também.
    http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-145-quer-enriquecer-pergunte-me-como/

  12. MHL disse:

    Post nota 10 !

  13. Anonymous disse:

    Algumas coisas até fazem sentido, mas a grande maioria é algum consumidor ou possivel vendedor que não obteve sucesso.

  14. Ronaldo disse:

    Realmente Herbalife, Amway, Forever e afins é pura picaretagem, e das mais escrotas. E pra perder peso não tem mistério, é só fazer um balanço de massa. O_que_entra – O_que_sai = O_que_eh_armazenado.

  15. Igor Santos disse:

    Anonymous (se é que esse é o seu verdadeiro nome), algumas coisas sim fazem sentido.
    Seu comentário não foi uma delas.

  16. Ótimos posts e ainda me divirto pacas com os comentários!
    “Anonymous” porventura entende sucesso como hepatite (certo ao consumidor, possível para a criatura que se entrega à venda do produto)!
    Faz mais sentido…
    Aliás, impagável a trilogia: “Se você acha que pensamento positivo vai ajudar a manter doenças longe, sugiro que consulte um londrino do século 17 e use palavras-chave como: “miasma”, “bubônica” e “Tâmisa”.”
    Hehe… e ainda rola a propaganda “Shake Herbalife – de R$90 po R$54” nos “Comentários-anúncios google”…
    Igor, parabéns pelo blog!

  17. KELLY CRISTIANE disse:

    NOSSA
    EU AREDITO NO AMIGO!!!
    ESSAS EMPRESAS MANIPULAM A PESSOA MESMO!
    EU JÁ FUI PARA ALGUMAS PALESTRAS E CHEGA A SER RIDICULO A FORMA COM QUE ALGUNS TENTAM ESTIMULAR AS PESSOAS. EU JÁ OUVI DA HERBALIFE E USO O SHAKE, NÃO TENHO COMO FALAR SE O PRODUTO É BOM OU RUIN PQ ESTOU NA PRIMEIRA SEMANA DE USO.
    EU NUNCA FUI ESTIMULADA POR ESSES MORCEGOS COM HISTORIAS DE CRESCIMENTO, DE RIQUEZA, MUITO DINHEIRO ETC. GENTE SE FOSSE TÃO FACIL E DESSE DINHEIRO TODO MUNDO ERA SISTRIBUIDOR OU ETC. TEMOS QUER TER MALICIA COM RELAÇÃO A ESSE TIPO DE COISA, OUTRA VEZ FUI PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO E A MOÇA RESPONSAVEL PELA ENTREVISTA COMECOU A DIZER: PQ EU GANHO MUITO DINEHIRO AKI, PQ ESSA EMPRESA PROPORCIONA CRESCIMENTO RAPIDO, PQ ISSO E AQUILO… NOSSA DEU FOI RAIVA… SERÁ QUE ESSES “TIPINHOS” PENSAM QUE TODO MUNDO É BESTA? KKKK EU NÃO CAIO NESSAS, E NEM DOU MEU SANGUE POR ESSES MORCEGOS QUE FICAM MILHONARIOS AS CUSTAS DE PESSOAS COM O PSICOLOGICO FRACO
    MAIS DEUS É MAIS

  18. […] um cheque sem fundos e uma dívida imensa com o banco, real possuidor da tua condução.” Conselho da Herbalife 1:1 É meio como disseram os Filipenses no capítulo 4, versículo 17: “Não que eu esteja […]

  19. Herknork disse:

    É uma telex free do emagrecimento.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM