Coisas que não sei – espinhas

Esta deve ser a mais rápida de todas: qualé a das espinhas?
Qual (se algum) é o benefício em ter a face banhada em sebo durante um momento crucial em nossas vidas, então sociais?
Sem dúvida (na minha cabeça, mas isso pode ser mudado) elas estão relacionadas a hormônios (e tubos, como a Internet), mas por que?
Teria o óleo que nos escorre da cara quando estamos amadurecendo sexualmente um aroma agradável aos antigos receptores olfativos dos nossos predecessores?
Essa dúvida (e a possível resposta acima) me veio durante uma conversa sobre ciclo menstrual e o aparecimento inevitável de espinhas durante o mais vermelho dos dias.
Mas desconsiderando tudo isso para que não se influenciem (tarde demais, eu sei), qualé a das espinhas? Por quê durante a adolescência? E por que a já derrubada relação causal chocolate/espinha não funciona comIgor (é batata! Comi, espinhei)?
Por favor, meus ObiWans, vocês são a minha única esperança!

Discussão - 9 comentários

  1. Anakin disse:

    Não sei exatamente se é isso, mas até onde sei, na puberdade a testosterona vai a altura, e testosterona em excesso atrapalha o sistema imunológico.
    O suor é resultado de hiperatividade, que também é resultado da testosterona e outros ciclos hormonais da puberdade.
    Nas glândulas sudoríparas, na pele toda, sempre tem bactérias, e elas adoram comer sebo! (gostam mesmo, elas tem cérebro capaz de produzir preferências alimentícias 😛 brincadeira) É nutritivo, elas metabolizam e se reproduzem mais, e excretam mais. Aquelas bactérias específicas e suas fezes são meio tóxicas pra gente, e elas causam infecção nas glândulas.
    A glândula entope de excreção de bactéria, pele morta e outras sujeiras, a pele cresce por cima, e continua infeccionado dentro, elas querem crescer sua colônia. Daí fica purulenta! (Nham nham!) Cheio de leucócitos e a inflamação quentinha acelera ainda mais o metabolismo.
    É mais ou menos isso, aprendi faz tempo. 😀

  2. Igor Santos disse:

    Então é o suor que excreta o sebo? Preciso de mais informação.
    Para que serve o óleo?

  3. Andressa disse:

    point for you… =D

  4. Clarissa disse:

    Argh, que curioso.
    Eu estava falando para uma amiga ontem sobre isso. Ela reclamava que todo mês aparecem espinhas em seu rosto e eu disse para ela reparar que sempre era durante o período menstrual.
    Acho que é uma consequência indesejável, sem nenhuma vantagem evolutiva

  5. maria disse:

    e qual é o benefício evolutivo de adolescentes ficarem com umas proporções esquisitas, braços compridos demais, essas coisas?
    assim como as espinhas, para mim é exemplo de que nem tudo é adaptativo. transformar um corpo infantil num corpo adulto não é moleza! o organismo tem que fazer um monte de coisas novas e não me surpreende se tiver uns subprodutos indesejados. além disso, acho que adolescentes (sobretudo meninos) deixam a desejar em termos de higiene.
    vale também para o ciclo menstrual, mas nesse caso até que é adaptativo. tem dias em que é melhor evitar contatos íntimos. já vi estudos que dizem que mulheres ficam de forma geral menos atraentes durante a menstruação. não é mesmo momento de conquistas amorosas…

  6. Igor Santos disse:

    Quando perguntei do benefício evolutivo foi do óleo, não da feiúra adolescente.
    Ficou meio confuso porque eu não sei chegar e perguntar na lata, tenho que escrever pelo menos mil palavras.

  7. maria disse:

    continuo achando que o óleo é um efeito colateral

  8. Luciana disse:

    hum… fiquei pensando se o excessso de óleo não teria muito a ver até com o crescimento do corpo pois nesse período é comum termos muita espinha e pelo corpo todo….
    já que estamos crescendo mais, aumenta a produção de óleo para acompanhar e proteger o crescimento da pele o que propicia mais “comidinha” pras bactérias que estão ali esperando…

  9. Anakin disse:

    Humm, não tem mil palavras, então divaguei bastante ali sobre espinhas também. 😛
    Imagino que o oleo seja pra manter a elasticidade da pele. mas do ponto de vista evolucionario eu não sei.
    Talvez pessoas sem pele macia e oleosa morreram de rachadura e sangramento antes de conseguir procriar na adolescência. Por isso só os herdeiros sebosos continuaram iluminando o mundo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM