Índice Igor da ferroada que você não quer levar

Não vou dizer que roubei a ideia de Atila porque prefiro considerar este artigo como complemento ao seu sobre a ferroada mais dolorida.

Enquanto lia, ficava esperando para ver qual posição a Vespa mandarinia ocuparia. Infelizmente ela não estava lá.

Também conhecida como zangão gigante asiático ou vespa mata-iaque, essa belezinha de mamãe tem um ferrão de seis milímetros.

Para os menos engenheiristicamente inclinados, isso é o comprimento aproximado da ponta de uma caneta Bic:
perspectiva.JPG

O veneno injetado por essa monstruosidade (sim, pois na natureza não basta empalar, é preciso parecer queimar) não é dos mais poderosos, sendo menos tóxico que o de uma abelha comum, mas o zangão da foto a seguir mede seu veneno não em mililitros, mas em copos americanos (e consegue picar repetidas vezes, jamais perdendo seu imenso ferrão).
zangao gigante.jpg

Isso não é uma foto da menor mão do mundo, que fique claro.

Um entomólogo descuidado (Masato Ono, da Universidade de Tamagawa) disse que ser ferroado por essa besta é “como ter um prego incandescente atravessando sua perna”.
De nada.

Acabou? Acho que não.

Não bastasse ser grande o suficiente para engasgar o mais bocudo dos animais e ter um ferrão maior do que muitos outros insetos, essa matéria-prima de pesadelos consegue voar a mais ou menos quarenta quilômetros por hora.

Isso são 40km/h!

Usain Bolt conseguiria escapar nos primeiros cento e poucos metros, mas acho que nem o melhor supermaratonista conseguiria continuar correndo pelos cem quilômetros que a vespa percorre na sua ronda diária.

Achando pouco ser o maior inseto peçonhento voador com um ferrão infinito, litros de veneno, velocidade de carro em segunda marcha e estamina de triatleta, a gigante asiática ainda é capaz de decepar até quarenta abelhas por minutos.

Por diversão.

Não, brincadeira, a vespa come as larvas.

E para isso precisa passar pelas abelhas.

Muitas abelhas.

A frase “deixando um rastro de cabeças e membros decepados” apareceu constantemente nas minhas pesquisas.

Vejam por vocês mesmos a diferença de tamanho e a facilidade com quê as abelhas são eliminadas.

Eu teria escolhido a Cavalgada das Valquírias como tema do vídeo.

Recapitulando: gigante, veloz, resistente, muito veneno, ferrão reutilizável, dor imensa.

Faltou alguma coisa?

Acho que não.
zangao gigante asiatico.JPG

Ah! Como a vespa mata mordendo, o veneno é usado só para defesa e quando uma ferroada é administrada, feromônios de aviso são liberados.

E esse aviso é “EI! UMA AJUDINHA AQUI QUE ESSE É GRANDE!” para qualquer outra colega que esteja nas redondezas.

Talvez daí venha o apelido de mata-iaque.

Pode não ser a mais dolorosa fisicamente, mas sem dúvida é a mais psicologicamente forte de todas.

Discussão - 12 comentários

1. dra_lulu disse:

ela leu a Arte da guerra , do Sun Tzu né? tbem partidária do espírito mais rápido, mais forte , mais veloz, iohhhhhhhhhh!!!!!!!!!
    deu medo.
    e nem sou alérgica.
    em que parte da Àsia eu nao devo andar?

2. Ju Galak disse:

*__* (olhinhos brilhando ainda... não consigo comentar nada)

3. É, eu tenho medo da natureza.

4. Atila disse:

Ele classificou essa vespa como 3,5 na lista, se não me engano. Perto da vespa de cabeça clara ou algo assim.

5. Rafael_RNAm disse:

Não, não NÃÃÃÃO!!!!!
    Ahn, o q?
    Ufa, era só um pesadelo.

6. elvis disse:

se eu me lembro do natgeo, a única forma das abelhas vencerem a maledetta é se agrupando ao redor dela em uma quantidade tão descomunal que consiga aumentar a temperatura em alguns graus (ou décimos de, não me lembro direito), o que faria a gigantona aí sucumbir, enquanto as outras abelhas aguentam melhor o calor.

7. Ca%^&*%$#lho!!!
    (desculpa o palavrão, mas é o que melhor está expressando minha opinião sobre tal ser nesse momento)

8. Igor Santos disse:

Totalmente compreensível, Fernanda.
    Elvis, a temperatura tem que subir alguns graus (até 47, se não me engano). As abelhas se juntam e ficam vibrando ao redor da vespa até ela assar.
    Fafá, não olhe atrás da porta.
    Lúcia, eu evitaria a Ásia de forma geral...
    E quantos ao que têm medo: boa tática.

9. Sibele disse:

QUE MASSACRE!!!
    Vou cancelar A-G-O-R-A minha viagem para a Ásia! 😛

10. Joseph disse:

Na sua lista vc esqueceu de dizer que ela é furiosamente eficiente!
    Teve uma cena que me lembrou o filme tubarão, quado a garota ( ou o cara) está dependurado no helicóptero!
    Caraca!!!

11. Thanuci Silva disse:

Nhó... mas que coisinha fofa da Tia Thata.... NOT
    Só de pensar na ferroada desta pequerrucha já avisto a luz... tenho alergia a ferroadas de algumas vespas e ela não precisaria nem se dar ao trabalho de chamar os amiguinhos.
    =P