Manchete comentadas – Medicina Ortomolecular

Se o título acima parecer familiar é porque vocês frequentam o blogue de Bessa. Muito bem, continuem assim.

Ontem eu recebi um email de um amigo (que escreve o excelente Capsaicina, inspiração total para o meu blogue gastronômico) recomendando uma matéria do Fantástico sobre Medicina Ortomolecular e não quis clicar pois estou meio doente e fiquei com medo de que o súbito aumento de pressão estourasse alguma coisa no meu cérebro.

Só cliquei no link porque ele lê MEDICINA+ORTOMOLECULAR+APRESENTA+FESTIVAL+DE+IRREGULARIDADES.

Levei um susto ao ler a manchete “Médico ortomolecular atribui sintomas a problemas espirituais” mas, ao ler o subtítulo (sic) “São testes proibidos, diagnósticos errados, tratamentos perigosos, falsas garantias de emagrecimento e rejuvenescimento. Um escândalo.“, percebi que se tratava de (pasmem!) uma reportagem cética!

Eu fiquei tão excitado que vomitei um pouquinho dentro da boca e senti uma súbita vontade de conferir se o fogão estava desligado, uma curiosidade intensa quanto ao conteúdo da minha geladeira e um desejo incontrolável de organizar meus livros por ordem alfabética de endereços das editoras, mas sei que isso foi só uma desculpa do meu corpo para gastar energia dando uma voltinha pela casa.

Quando parei de tremer, me sentei novamente e li o artigo até o fim, sempre retornando ao cabeçalho sem acreditar muito que estava lendo algo associado ao programa Fantástico.

Mas já chega de insultos à revista digital de variedades, vamos ao muciço da reportagem.

Não existe evidência alguma da eficácia da prática ortomolecular e já é bastante claro que a maioria dos testes usados pelos ortomoleculares são inúteis.

E, por venderem ilegalmente remédios em suas clínicas, alguns praticantes ainda são criminosos!

Ou contraventores. Não sou jurista, não sei bem a diferença.

Mas sei que, de toda forma, isso é anti-ético.

E feio, muito feio. Una! =¦¤P
hipervitaminose ortomolecular.jpg

“Não se preocupe, eu sei o que estou fazendo. Isso é apenas dez mil vezes mais que a sua dose diária recomendada. O que poderia dar errado?”

Por favor, leiam a matéria completa (eis o link novamente, por escrito e incrustado – http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1539131-15605,00-MEDICINA+ORTOMOLECULAR+APRESENTA+FESTIVAL+DE+IRREGULARIDADES.html -copiem e colem ou cliquem) porque vale a pena.

Pelo menos para mim valeu. Eu sorri com tanta força do início ao fim que descobri dentes que achava que não tinha.

Verdade deve ser dita, o texto é meio mal escrito, como se não houvesse sido revisado. Mas eu entendo caso o escritor (que eu morro de procurar mas não descubro quem é) seja alguém como eu. Se eu tremi tanto ao ler o título, teria sofrido convulsões permanentes enquanto escrevesse tudo. Gramática e pontuação é o de menos.

Frases lindas adornam o texto, como essa a seguir:

“A nova resolução do Conselho Federal de Medicina também determina: altas doses de vitaminas e minerais, só se o paciente tiver falta dessas substâncias no organismo. Fora isso, basta se alimentar direito.”

Isso aí é poesia! Eu quero montar um sarau para declamar isso aí!

Um dos praticantes daquele ramo da merdicina usa a velha defesa do argumento de autoridade ao dizer que o criador da Medicina Ortomolecular foi Linus Pauling e que ele ganhou dois prêmios Nobel. Infelizmente, porém, ganhar um prêmio em química e ser defensor do desarmamento nuclear não o torna especialista em biologia ou medicina nem o salva de virar um velho cabeça-dura, gagá e rabugento).

O mesmo sujeito, Felippe Júnior, num contorcionismo argumentativo extraordinário, diz: (sic) “Ortomolecular chegou ao Brasil um pouco com o pé quebrado. Fizeram propagandas indevidas. Por isso, eu uso biomolecular.”

¿Hein?

A página do Instituto de Medicina Biomolecular sequer cita “ortomolecular”, mas ambas são exatamente a mesma coisa, com confirmação da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular[1] e tudo!

Rá! Pegue esse argumento de autoridade e esfregue na sua cara!

Essa segregação implícita nas palavras do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular para mim tem cheiro de briga entre facções, como uma religião acusando a outra de adorar a divindade errada.

O antepenúltimo parágrafo da reportagem me fez rir tão alto que eu fiquei alguns minutos tossindo.

Uma “terapeuta” (aspas introduzidas pelo/a brilhante autor/a da peça) chamada Marina Pieroni se defende de acusações de que está ilegalmente vendendo fármacos e praticando medicina sem licença da seguinte forma:

“Eu estou fazendo uma coisa totalmente legal, não estou fazendo nada ilegal. Não tem por que eu ficar dando entrevista”.

Será que ela falou isso aí com os braços cruzados, punhos cerrados, marcando as sílabas com fortes pisadas enquanto tentava manter o lábio inferior tesamente apontando para a frente em postura de desafio à verdadeira autoridade da Lei?
birra ortomolecular.jpg

“Hmmmmmm… eu não quero dar entrevista…”

Darwin cuida.

[1] Detalhe interessante: apesar de orgulhosamente expor em seu rodapé “© 2004 Associação Brasileira de Medicina Complementar. Todos os Direitos Reservados“, a página, já entrando em seu sexto ano de existência, não informa aos internautas exatamente quem eles sejam.

Discussão - 31 comentários

  1. Rendeu a indicação, hein? Vou fazer isso sempre!
    A bióloga de Porto Alegre estudou comigo e tem MESTRADO em Biotecnologia. Parece que "medicina" biortoplacebomolecular dá mais dinheiro que biologia...
    A irritação dos médicos de verdade era visível. Será que era por causa da cor da roupa dele?

  2. Sibele disse:

    Nada como começar uma manhã de terça dando boas gargalhadas com esse seu jeito todo uoleo de desconstruir argumentos!
    Parabéns, Igor. Ortomolecular e Biomolecular: um é seis e o outro, meia dúzia.

  3. O texto é uma transcrição da reportagem do Fantástico.
    []s,
    Roberto Takata

  4. Wellington disse:

    Esta Reportagem me fez perder o horário do jantar em frente a TV...Transitando pelos "ótimos" programas de Domingo à noite da TV aberta ouvi a singela palavra Ortomolecular...Já pensei que era alguma recomendação das Globais - o que me fez lembrar do post de um vizinho seu, o Rafael [RNAm] http://scienceblogs.com.br/rnam/2010/02/cuidado_com_a_pratica_ortomole.php - ou algo do tipo...Surpresa...O Fantástico tinha uma reportagem cética sobre o assunto!!!
    Ótimo post...Pra variar!!

  5. Muito bom! (e, faço coro à Sibele, com um jeito todo uoleo de desconstruir argumentos)
    Eu confesso que também fiquei um tanto surpresa quando vi que se tratava de uma reportagem crítica sobre ortomolecular. Tomara que esse tipo de reportagem não seja um ponto fora da curva....

  6. Luís Brudna disse:

    O Fantástico está um pouco mais cético. Não sei quem é o responsável por esta mudança. Mas tenho aquele sentimento de que não é algo da filosofia-do-programa, mas apenas um modo de encontrar temas polêmicos e conseguir audiência com isso.

  7. Lacy Barca disse:

    Igor,
    Já disse hoje que adoro seus textos?
    O Luís Brudna acertou em cheio. A "Fantástica Academia de Medicina"só fica cética quando perde audiência (torcendo para cair sempre).
    O texto é mal escrito, como você comentou, porque foi feito para TV. A maior parte dos jornalistas de TV pensa que o telespectador é imbecil e só conhece cerca de 400 palavras.
    Mas vale a pena ver a matéria. Está em http://bit.ly/bVEDOh.
    Beijos e, por favor, não nos poupe de seus comentários.
    Lacy

  8. Igor Santos disse:

    É verdade, eu não havia assistido ao vídeo e achei que fosse uma reportagem para o site.
    Faz mais sentido agora.

  9. Elisangela disse:

    Caros amigos, infelizmente o médico que aparece na reportagem é meu marido, ele foi mais uma VÍTIMA da Poderosa REDE GLOBO. na VERDADE ele caiu em uma ARMADILHA, pois pegaram uma consulta gravada escondida pela FALSA PACIENTE PRODUTORA do Fantastico e juntaram com outra reportagem da qual ele concedeu ao Programa SEM SABER QUE HAVIA SIDO GRAVADO ESCONDIDO ANTERIORMENTE, e daí fizeram uma MONTAGEM PERFEITA...Salvaram a audiência deles...
    Mas esqueceram de mudar o nome do programa Fantastico
    "O Show da Vida" para "O Show que destroe Vidas". Pois pegaram injustamente um médico com 30 anos de profissão e em menos de 15 minutos destruiram a sua vida, sua família... Fiz uma comunidade no Orkut TODOS CONTRA A REDE GLOBO quem quiser e tibver coragem pode se tornar membro. Na semana passada a VÍTIMA foi o cantor baiano Netinho, onde relata o acontecido no seu Blog, pois também ficou indignado com a edição do Programa. Tenho inclusive material escrito e gravado que prova tudo que estou falando.

  10. Igor Santos disse:

    Elisangela, então seu marido não é praticante ortomolecular?
    Aliás, qual dos dois "médicos" que aparecem na reportagem é o seu marido, o que diagnostica a presença de espíritos no sangue ou o presidente da SBMB?
    Porque, a não ser que você seja casada com Carlos Lima, eu não vejo como o Fantástico possa ter feito a vocês pior do que vocês fazem aos outros, vendendo mentiras, muitas delas ilegalmente.
    Se editaram o que ele disse, foi, muito provavelmente com frases proferidas por ele. Acho muito difícil terem cortados palavra por palavra para formar frases que ele não disse.
    Eu acho que reconheceria se isso houvesse sido feito. Fui treinado para reconhecer coisas assim (sou engenheiro de áudio).
    Você pretende divulgar esse material que "prova" o que está falando ou vai mantê-lo em segredo por medo dele ser "apagado" pelos "poderosos"?
    Uma declaração de interesses rápida: eu não vejo TV e tenho abuso genérico da Globo logo de saída pela péssima qualidade de divulgação que faz parte do "Padrão Globo de Qualidade", mas sei ler e tenho uma capacidade cognitiva razoável e sei que essa "medicina" ortomolecular merece qualquer adjetivo negativo que seja direcionada a ela e a seus perpetradores.
    Se seu marido for o gordinho que recomenda injeções de água oxigenada, ele merece ser preso.

  11. Elisangela disse:

    Respondo ao amigo sobre suas indagações com muito prazer até porque tenho interesse em resolver o caso.
    1 - Meu marido é o Dr. Carlos de Carvalho, formado há mais de 30 anos, é Especialista em Neurocirurgia, Neurologia, Clinica Interna, Homeopatia e Nutrologia.Sendo habilitado e competente para trabalhar na area da Ortomolecular.
    2 - Não vendemos MENTIRAS e tão pouco ilegais como você afirma SEM CONHECER, pois todo o tratamento feito é LEGAL, comprado em FARMACIAS HABILITADAS E AUTORIZADOS PELA ANVISA, com Nota Fiscal.
    3 - Você é Engenheiro de Audio? Tem Certeza? Pois é muito fácil observar na reportagem que a mesma foi CORTADA e FEITA em vários momentos DIFERENTES, só observar os detalhes da mesma, peço a gentileza que observe melhor antes de afirmar o que não sabe.
    4 - O material que possuo já esta em poder legal inclusive para PROVAR o que falei, até porque não falo as coisas sem ter certeza e como prová-las.
    5 - Acho que você deveria procurar saber melhor o que é Medicina Ortomolecular e seu objetivo, pois infelizmente nós brasileiros estamos acostumados com a Medicina Curativa, onde esperamos ficar doente para irmos ao médico, já a Medicina Ortomolecular é uma medicina preventiva, da qual vc a procura como prevenção de futuras doenças e obter melhor qualidade de vida, provavelmente vc deve ter confundido com outra coisa, mas a Ortomoleuclar é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e é muito eficaz.
    6 - Por fim, meu marido é o "gordinho" sim, e gostaria de saber com que base ou fundamento vc chegou a conclusão que ele ter ser preso? até porque antes de falar uma coisa tão séria como essa, devemos primeiro ter certeza de quem é a pessoa e o que ela fez, certo? O problema que as pessoas se acham no direito de julgar os outros e isso é um grande erro, pois todos temos o direito de defesa, até os maiores bandidos tem.
    7 - Sinceramente fiquei muito triste com seus comentários, pois quando o li, achei que fosse um blog democrático e não acusatório.
    8 - Em relação a água oxigenada na veia, a mesma existe sim, mas é um tratamento sério e a mesma, ou seja, o Peróxido de Hidrogênio é preparado para tal procedimento nas formas convencionadas e vendido somente para médicos habilitados, e só vc pesquisar, ou se quiser posso de mandar a literatura sobre o assunto.
    9 - A propósito o médico que aparece na reportagem falando que não existe o tratamento de água oxigenada o Dr. Daniel Tabak, não sei o que ele é, mas sei que NÃO É HEMATOLOGISTA como se intitulou na reportagem, só consultar no CFM.
    10 - Em relação a prejudicar nossas vidas, acho que esta certo, eu me equivoquei, pois nada acontece por acaso, pois agora eu vi quem são meus amigos de verdade, e graças a Deus, ou a quem vc quiser, os pacientes do meu marido estão satisfeitos e estou colhendo declarações deles para provar a conduta e a competência dele.
    12 - Obrigada pelo espaço e me desculpe em alguma coisa, mas não poderia deixar de responder ao absurdo que vc escreveu. Elisangela.

  12. Igor Santos disse:

    Elisangela, obrigado pelos esclarecimentos.
    Se tornou completamente claro para mim que você é uma completa imbecil.
    A reportagem foi cortada porque é assim que reportagens funcionam. Eles não iriam perder tempo levando ao ar tudo o que seu marido disse. Quando eu mencionei que achava difícil terem cortado palavra por palavra me referia ao fato de que tudo que apareceu na matéria foi dito por ele, do jeito que ele disse.
    Edição maldosa seria terem cortado cada palavra e rearranjarem de um jeito que o fizesse dizer algo diferente do que ele disse. Mas estou explicando para quem não tem capacidade de entender, então perco meu tempo aqui.
    Ser especialista em homeopatia já confere ao seu esposo um diploma de inútil, visto que não há um só traço de evidência de que homeopatia funcione além do efeito placebo, que pode ser administrado por qualquer criança especialista em "sopre aqui que passa".
    Ser especialista em homeopatia é equivalente a ser especialista em nada.
    Medicina ortomolecular é outra picaretagem levada adiante por pessoas (prefiro acreditar) ingênuas e preguiçosas, que não se dão ao trabalho de testar as próprias convicções para evitar ter que abandonar suas crenças.
    Porque, do ponto de vista da Ciência Médica, "medicina" ortomolecular é uma crença, pura e simples, tão eficiente quanto homeopatia, simpatia e praga de rezadeira.
    Infelizmente eu sei que tanto homeopatia quanto ortomolecular (e acupuntura, já que estamos no ramo da medicina mágica) são reconhecidas pelo CFM, tendo sido aprovadas em processos puramente políticos que nada têm a ver com Ciência.
    Por favor se informe e evite espalhar mentiras por desinformação. Não fale do que você não sabe.
    Suas palavras: "devemos primeiro ter certeza de quem é a pessoa e o que ela fez, certo?"
    Concordo. E se as atividades da dita cuja envolverem o estupro da inocência alheia via modalidades pseudocientíficas e medicina-curandeira, continuo achando que o processo deveria incluir cadeia.
    E você prova sua afirmação de que é fácil julgar os outros nos itens 2 e 3 do seu comentário acima.
    Quem alega que Tabak é hematologista não é ele, mas a produção do programa. A mesma produção que você acusa de armar contra o seu marido. Poderiam também eles estarem armando para um desconhecido que será surrado de hoje em diante nas ruas por ortomoleculares enraivecidos? Você pensou nisso? Por favor, use o mesmo peso e a mesma medida para todos, pois o mundo não gira ao redor do seu umbigo.
    Não sei se você confia na Secretaria de Saúde do Distrito Federal ou no Jornal do Brasil, ambos os links a seguir o põe como "ex-diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea" e isso para mim é quase (mas não totalmente) sinônimo de um possível hematologista. (LINK 1, da Secretaria de Saúde do DF, e; LINK 2, do JB Online, com direito a foto!).
    E consegui esses links procurando na Internet por quinze segundos.
    Você deve ser nova na Internet, então vou lhe dar uma informação importante: blogues não são democráticos. O dono tem poder e controle total sobre 100% do conteúdo, incluindo comentários. Eu apenas escolho publicar todos os comentários aqui feitos, sem exceção (por mais absurdos e xingatórios que sejam), mas que fique claro que isso é uma escolha minha. Eu não tenho o couro fino e não me importo com acusações ou malcriação alheia, então aqui vale tudo.
    Esteja à vontade para escrever o que quiser na área reservada. E pode chamar os amigos também.
    Este blogue tem a proposta de ser (quase sempre) sobre Ciências. Medicina Ortomolecular não é ciência, pois não possui rigor científico e jamais comprovou eficácia. O ônus da prova é de quem alega eficiência, não de quem denuncia a falta de evidências (só avisando para que você não me peça para provar que não funciona).
    Eu não creio realmente que você seja uma imbecil completa como afirmei no começo deste comentário. Tenho mudado de ideia, em face a dados melhores (isso é praticar ciência) e hoje acho que a maioria das pessoas que utilizam pseudociência e fazem mal a outras é apenas ignorante e não o fazem por maldade, mas por falta de informação.
    Medicina Ortomolecular pode até funcionar, mas vai ter que provar cientificamente.
    Ah, uma última coisa: relatos não constituem provas. Estudos bem feitos, por outro lado, sim.

  13. Igor Santos disse:

    AH! Quase esqueço!
    Espiritismo também não é Ciência e, sem dúvida, também não é Medicina.
    Se seu marido acha que "só dá isso nesses casos", é bom ele consultar ajuda profissional, pois pode estar sofrendo de alucinações.
    E, mais uma vez, disponha totalmente deste espaço.

  14. Tumtum... tiiiisssssssssssssssssssssssssss!!!

  15. Vesper disse:

    Olá Igor,
    Quanto ao comentário da acupuntura, já estão sendo feitos estudos científicos sobre o assunto, inclusive já há doenças cuja eficácia já se apresentam acima dos efeitos placebo. Segue link da OMS: http://apps.who.int/medicinedocs/en/d/Js4926e/5.html

  16. Igor Santos disse:

    Vesper, obrigado pelo link.
    Mas veja este outro: http://apps.who.int/medicinedocs/en/d/Js4926e/6.html
    Perceba que quanto melhor o estudo, menor se torna a eficácia da acupuntura.
    Como em Biernacki et al (1998), onde um estudo randomizado, controlado e duplo cego concluiu: “There was no improvement in aspects of respiratory function measured after acupuncture or sham acupuncture. There was significant improvement in the Asthma Quality of Life Questionnaire and a parallel reduction in bronchodilators.”
    E Tandon et al (1989), também duplo cego, diz que tanto faz acupuntura normal ou placebo, pois nenhuma das duas foi eficaz no estudo.
    Uma boa parte aí é comparação de um tipo de acupuntura com outra, não acho que isso conte como prova de que o tratamento funciona.
    E outros ainda nem sequer usam acupuntura, mas estimulação elétrica. Chamar isso de prova de eficácia é desonestidade intelectual ou desconhecimento do que seja o tratamento.
    Outros ainda dizem usar controle mas não o fazem corretamente, comparando um tipo de tratamento com outro, sem placebo e um desses ainda tem a cara de pau de divulgar um resultado conclusivo num universo de 48 pessoas onde funcionou para 26 e não para 22 indivíduos, o que é estatisticamente irrelevante.
    Weightman et al. (1987), por exemplo, comparou acupuntura com não-acupuntura num estudo randomizado, controlado e duplo cego (amém) e dizem que não houve melhora significativa quanto a redução de náusea e vômitos pós-cirurgia.
    E a tendência se mantém: quanto melhor o estudo, pior para acupuntura.
    Eu até admito que ela funciona para dores e sensações subjetivas e psicologicamente influenciáveis, mas nunca para algo objetivo, como má posição fetal (como é alegado no seu link).
    Estou trabalhando agora e tirei dez minutos para analisar o que você me passou. Pretendo me aprofundar mais quando chegar em casa.
    Mais uma vez, obrigado pelo link. Foi muito útil.

  17. Elisangela disse:

    Eu sei que o DONO DO BLOG tem poder e controle de 100% do conteúdo, mas EDUCAÇÃO é uma coisa que devemos ter independentemente de sermos "Poderosos" e sinceramente vc é muito mal educado e arrogante.
    Vc se acha tão SÁBIDO então não confunda o "PODER do seu BLOG" com o DIREITO DE OFENDER E XINGAR AS PESSOAS.
    Escrevi no seu Blog com respeito e educação com o intuito de abrirmos uma discussão sobre o assunto que sabemos que é polêmico, mas em momento algum lhe deu o DIREITO DE ME OFENDER, tão pouco de me xingar de IMBECIL, quem é vc para isso "UM DONO DE UM BLOG"?
    Vc é quem vive em torno do próprio umbigo.
    Tenho família, um filho, não sou uma qualquer, trabalho muito. Pena que fui recebido tão mal por vc. Lamento que vc seja uma pessoa tão pequena e IMBECIL.

  18. Rafael_RNAm disse:

    Elisangela, que tal se o seu marido se pronunciasse?

  19. Igor Santos disse:

    Elisangela, ler você também não sabe, né?
    E quando você diz "educação" acho que está querendo dizer "modos" e não conhece palavras suficientes.
    Eu sou bastante educado (possivelmente até mais que você que acredita em charlatanices sem questionar), mas minha educação não me impede de ser grosso, arrogante e pedante.
    E quem está confundindo a posse de um blogue com o direito de xingar é você. Eu sei exatamente a diferença entre os dois e sei, ainda, que eles são totalmente independentes.
    Não preciso ser dono de nada para ter o direito constitucional de expressar minha opinião nem ser dono me impede de fazê-lo, sua tapada.
    Mais uma vez, não é você que tem poder de me dar o direito de lhe xingar, sua idiota.
    Eu adquiri esse direito no momento em que nasci no Brasil.
    O mesmo direito que você possui para criar uma comunidade no Orkut contra a Globo (que vai revolucionar o mundo, note-se).
    Sua capacidade intelectual é tão próxima de zero que você reclama que eu faço exatamente o que você fez antes.
    Abra os olhos para o resto do mundo, certo?
    E ter filho, família e emprego não lhe garante um cérebro totalmente funcional. São, mais uma vez, situações independentes.
    Você precisa aprender um pouco de relações causa-efeito.

  20. Elisangela disse:

    vc mais uma vez você esta corretíssimo, preciso aprender mais um pouco de relações causa-efeito, um exemplo claro esta aqui, eu entrei em seu blog achando que estava falando com um pessoa civilizada, crítica e sintonizada e no entanto foi detonada, mal tratada por um completo idiota, imbecil que é você.
    Lamento profundamente ter escrito em seu blog, mas a vida é assim, cheia de gente hipócrita como você, que não sabe reconhecer erros e acertos. Parabéns por ser apenas mais um.

  21. Homero disse:

    Vesper: "Quanto ao comentário da acupuntura, já estão sendo feitos estudos científicos sobre o assunto, inclusive já há doenças cuja eficácia já se apresentam acima dos efeitos placebo."
    Sempre recebo esse tipo de informação quando falo sobre a ineficácia da Acupuntura (com A maiúsculo), mas parece que há um erro aqui, de alcance e definição. Acupuntura (com A maiúsculo) é um conhecimento ancestral chinês/oriental, que defende que todas as doenças são causadas por desequilíbrios energéticos místicos, e que a cura para todas as doenças é o reequilíbrio dessas energias, pelos meridianos indetectáveis de nosso corpo, através de agulhas aplicadas em locais específicos.
    Isso é bem diferente do que os estudos médicos reais, que envolvem enfiar agulhas metálicas no corpo (acupuntura, com a minúsculo, apenas porque usa agulhas..:-), e descobrir que isso causa efeito na síntese de prostaglandinas ou reação metabólica que produz pequenas doses de analgésicos.
    Esses dois "conhecimentos" só tem em comum o nome, acupuntura, mas são totalmente distintos em tudo o mais.
    Não seria a primeira vez que alegações ancestrais nos inspiram a descobrir coisas novas, mas nada disso valida as alegações da Acupuntura Chinesa, sobre meridianos enérgéticos indetectáveis, forças místicas causando doenças, etc, etc.
    O mais provável é que, confundindo a pequena melhora em relação a sensações dolorosas, causadas pelas agulhas, os antigos médicos chineses tenham criado toda uma mitologia, falsa e irreal, para tentar explicar esse efeito nas pessoas, e não o contrário.
    Sobre o texto e a medicina ortomolecular, ótimo, parabéns e continue assim..:-) Noto também que todo o "espernear" da esposa do doutor citado na reportagem se resume a "cometeram injustiças comigo e meu marido", mas nenhum argumento, evidência, estudo ou publicação que demonstre o acerto de sua "técnica" médica.
    Uma abraço
    Homero

  22. fernando Requena disse:

    Esse Igor alguma coisa é um grande pensador !!!
    colocando toda sua maestria no blog
    Vai dar meia hora de aula para mim, que sou idiota !!!

    • Igor Santos disse:

      Obrigado, Fernando.

    • Marisa Vannucci disse:

      Perdoem a intromissão de uma leiga em qualquer especialidade em medicina, porém, fui paciente de um conceituado médico ortomolecular e mais uma série de especialidades, que é o *********. Fiz um pequeno tratamento de 10 seções com ele que me renderam 10 anos de bem estar e saúde! A medicina ortomolecular, pode não ser reconhecida pelos tradicionalistas e conselho de medicina, (sei lá quem autoriza ou deixa de autorizar) mas, que funciona, isso funciona! Talvez, o que tenha acontecido com vário médicos capacitados para exercer tal medicina, seja a irresponsabilidade de programas de tv de quinta classe que abrange um público muito "esclarecido", que usam de meios duvidosos só para terem ibope. Fui perfeitamente informada pelo meu médico na época ***********, todo procedimento e "medicamento" usado em mim. Coloquei entre aspas "medicamento", porque minerais não são medicamentos. Depois de pesquisar, notei que o ocidente tem o solo pobre em minerais e que os mesmos são imprescindíveis para nossa saúde e bem estar. Espero que o Sr. *************, tenha oportunidade de ler meu comentário
      para que eu possa dizer-lhe MUITO OBRIGADA e se existir alguém em que eu confie, esse alguém é o Sr. Grande abraço!

      ---------
      COMENTÁRIO EDITADO PARA REMOÇÃO DE PROPAGANDA.

      • Igor Santos disse:

        Nota-se facilmente que você realmente não é familiarizada com medicina, como também é incrivelmente ignorante em vários outros assuntos.
        Afirmar que “minerais não são medicamentos” é de uma ignorância galopante que nega boa parte da farmacologia.
        Tentar fazer uma falsa divisão entre ocidente e oriente para dizer que aquele “tem o solo pobre em minerais” numa tentativa infantil de insinuar que este é, de alguma forma, mais avançado na área de saúde é não entender de geologia, geografia, história, além de saúde e lógica.
        É mesmo claro que você não sabe de muita coisa mas é também notável como você é familiarizada com crendices e superstições.

        Pode-se também inferir que você seja uma pessoa desonesta, visto que tentou fazer propaganda (notável pelo CTRL+C, CTRL+V aplicado aqui) disfarçada de comentário. Editei seu comentário para remove-la, no entanto.
        O mesmo médico que matou uma criança de três anos. Vou deixar aqui um link para a reportagem. http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL565602-10406,00-DENUNCIA+DE+UMA+IRRESPONSABILIDADE.html

  23. […] em apologistas de pseudociências como auto-hemoterapia, homeopatia, florais de Bach, shiatsu, ortomolecular e demais charlatanices. Eles já começam partindo do pressuposto de que X faz mal, onde X é […]

  24. Anônima disse:

    Sei que a matéria é antiga. Mas conheço o "Dr." em questão, esposo de uma senhora que fez alguns comentários.
    Trabalhei com ele e posso afirmar que esse cara é um escroto, não sabe respeitar as pessoas, maltrata seus funcionários, não age dentro da lei e é um mentiroso, engana seus pacientes! E a esposa em questão, só o defende pois é sem escrúpulos como ele!
    Ele presta tanto que a própria filha dele o odiava, até tinha o denunciado, pois ele não pagava pensão dela, e também sonegava impostos.
    Ele devia apodrecer na cadeia, mas estamos no Brasil, e aqui da - se um "jeitinho" pra tudo.

  25. SILVA MOREIRA disse:

    DR IGOR VC COMO MÉDICO É UM ÓTIMO ENGENHEIRO DE ÁUDIO, SEM NOÇÃO PREPOTENTE NINGUÉM DEVERIA PERDE TEMPO COM ESSE BLOG FANTASMA .

    • Igor Santos disse:

      Ao contrário dos charlatões sem caráter que defendem ortomolecular porque é uma fonte imensa de lucro bandido (e, pelo seu tom, você deve ser um desses), eu não finjo ser um médico. A diferença é essa.
      E se você acredita que ninguém deveria perder tempo mas veio aqui e se deu ao trabalho de postar um comentário semilúcido no meu blog, só posso concluir que você é um ninguém. Eu sei que você só quer que alguém na vida lhe dê atenção, mas tente ser menos cretino ao defender seu ganha-pão criminoso.

  26. José Carlos Micherif disse:

    Olá, sei que a matéria é antiga, e de fato, se trata de algo sério.
    Porém, eu sou médico há 21 anos, fiz recentemente, um curso de nutriendocrinologia, com o MESTRE Lair Ribeiro ( assumidade no Brasil em ortomolecular ) bem como modulação hormonal, e te garante que, com RESPOSABILIDADE E CIÊNCIA, não existe nada de clandestinidade e nem mutretagem. Eu me trato, trato minha familias e meus pacientes com a prática ortomolecular, mediante como já mencionei a ciência, nunca usando substancias não conhecidas com potencial de risco,.
    Cuidado com as generalizações.
    Abraço

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias