Nossa, esta semana estou apocalíptica. Nostradamus ficaria assustado comigo! Bem, vamos ao que interessa. O funcionamento do LHC, que seria em maio, foi adiado para junho por questões técnicas e de segurança. Aliás, tem gente com medo de que os minúsculos buracos negros – que possivelmente serão formados dentro dele – engulam toda a Terra. Acabando com a nossa ínfima vida. Os cientistas Walter Wagner e Luis Sancho entraram com um processo na corte federal do Havaí contra o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), responsável pelo LHC.
O Large Hadron Collider (LHC) ou, em português, Grande Colisor de Hádrons é um monstruoso acelerador de partículas. Com ele, será possível ter uma noção mais palpável de como o universo foi formado, obter informações sobre o Big Bang, unificar – ou não – leis da física que não se encaixavam, entender que raios é a matéria escura e do que ela é feita, criar pequenos buracos negros… Alguns cientistas brasileiros, com os quais conversei, falaram que é impossível sermos devorados por eles. Acredito nos tupiniquins.
Algumas informações assombrosas sobre o LHC:
É a maior obra de engenharia civil;
Tem 27 km e está construído a 100 m abaixo do solo;
A França e a Suíça gastaram 10 bilhões de francos suíços na construção;
Sem contar o investimento feito por outros países;
Os cientistas estão em busca do Higgs, uma partícula jamais vista;
Podem descobrir se existem as 11 dimensões extras da “Teoria de Cordas”;
O tubo é revestido com 96 toneladas de hélio líquido resfriado a -271 ºC;
Que vantagem Maria leva? Em cinco anos, nossa internet ficará mais rápida. Poderão ser empregadas novas terapias contra o câncer, menos invasivas e mais eficientes. Os lasers tenderão a melhorar… Entre outras coisas boas que, no futuro, nos aguarda…
Agradecimento: Prof. Dra. Maria Cristina Batoni Abdalla . Ela é super competente.
Durante o projeto Manhatan, que criou as primeiras bombas atômicas, algumas pessoas também temeram pelo pior. Tinham receio de que a explosão queimasse toda a atmosfera, em uma reação sem controle.
Também temiam que a bomba atômica rachasse a Crosta terrestre…
Seu comentário está aguardando moderação.
A verdade é que não há uma certeza real sobre o que vai acontecer. Os estudos indicam que não ocorrerá nenhum tipo de anormalidade no teste, porém, apenas cálculos teóricos e simulações por computador que proporcionam credibilidade sobre as reações do experimento. Cabe salientar que simulações, cálculos e testes preliminares NUNCA simularão todas as reações de um experimento! O LHC proporcionará, aos olhos dos cientistas e da humanidade, uma grandeza, possivelmente, capaz de alterar dimensões e até mesmo criar buracos negros. Porém, acredita-se que a energia liberada será menor que um bater de palmas, apenas a violência da colisão de partículas que será alta.
“Por trás do pânico está o medo do desconhecido, de estarmos nos debruçando sobre uma janela que dá para terras nunca dantes vislumbradas.” (Marcelo Gleiser)
Pow muito show o LHC, vai dar pra saber se a arca de noé realmente existiu ou não.
não Giovani, você está enganado. Nós temos dados concretos de reações de energias bem mais altas que a do LHC que ocorrem na alta atmosfera que comprovam que se uma tal reação em cadeia para engolir a Terra fosse possível no nosso universo, ela já deveria ter ocorrido na alta atmosfera.
O que é importante Giovani, é que pessoas que não fizeram estudos técnicos sobre o assunto não saiam por ai dizendo coisas como “só há calculos teóricos…”. Nós não devemos fazer essas coisas, é uma postura cientificamente incorreta.
I should email you about it.