Quem gosta de passado é…

Museu! Ao menos alguém tem que cuidar do “de onde viemos” para sugerirmos o “para onde vamos”. Os museus são importantíssimos para as sociedades – não vou enumerar todas as relevâncias. Principalmente, em um país como o nosso, onde muitos não estão nem aí para o passado.
Digo isso porque, entre os dias 12 a 18 de maio, no Rio de Janeiro (RJ) acontecerá a 6ª Semana Nacional de Museus. O tema abordado será Museus: Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento“. No período, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) fará uma programação especial. O que inclui lançamento de livros, palestras, cursos, oficinas e a observação do céu pelos telescópios. Uma das principais atividades ocorre no dia 14, quando o Museu estará aberto para que os visitantes conheçam suas instalações e conversem com os funcionários.
A Semana Nacional de Museus é feita sempre no mês de maio desde 2003 – ano em que foi inserida a “Política Nacional de Museus”. Na programação estão projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, filmes, oficinas, espetáculos teatrais, shows, gincanas e outras ações que intensificam as relações dos museus com a sociedade.
Na edição deste ano serão realizadas 1.420 atividades em 447 museus de todas as regiões do país, com destaque para a região Sudeste, com 569 eventos em 169 instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *