História das publicações brasileiras sobre ciência

Do Rio de Janeiro que continua lindo… A Biblioteca Nacional possui o projeto “Rede da Memória Virtual Brasileira“. Seu objetivo é facilitar o acesso da população à história brasileira. O melhor é que, finalmente, alguém lembrou-se da ciência. Há uma parte no site apenas sobre o assunto. Ele aborda o que foi publicado sobre o tema desde o descobrimento do país, oferece um guia de fontes para pesquisa e conta a história do Observatório Nacional.
A Biblioteca Nacional é imponente. Possui o maior acervo latino com mais de nove milhões de peças. Ela recebe uma cópia de todos os livros, letras de músicas, etc do que é registrado no Brasil. Quem não pode visitar pessoalmente seu acervo – e de quebra as belezas cariocas – tem como opção fazer pesquisas pelo site Biblioteca Nacional Digital. Encontrei obras digitalizadas dos anos de 1700 e tralalá. É perfeito para quem realiza trabalhos acadêmicos. Sem contar os achados! São mapas antigos de cidades, manuscritos de escritores consagrados, letras de músicas famosíssimas e por aí vai. Dica: digite um assunto de seu interesse e veja quanta coisa bacana aparece… Muitas obras do tempo do onça – como diriam meus avós.
Obs.: A imagem acima retirei do acervo de ciências da Biblioteca Nacional. São desenhos de tonéis e de veículos para o transporte de dejetos sanitários – écati -, da cidade do Rio de Janeiro em 1854.

2 comentários em “História das publicações brasileiras sobre ciência”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *