Mitos sobre a beleza

Existe muita lenda urbana, mais do que sonha nossa vão filosofia. Para ajudar a desvendar as lendas sobre beleza, separei os mais sensacionais mitos que permeiam a dermatologia. Selecionei as questões que causam mais dúvidas e as respostas que, de acordo com entrevistados, são verdadeiras. No final, uma dica sensacional, do médico Ricardo Taddeu, para evitar furúnculos e pêlos encravados pós-depilação.

Tire as dúvidas:

O sol melhora as espinhas?
Mito.  Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.

Os furúnculos são uma doença do sangue?
Mito.  Os furúnculos são causados por uma bactéria da própria pele, que invade o folículo piloso causando a infecção.

Os furúnculos sempre voltam? Quem teve um, vai ter outros?
Mito.  Os furúnculos podem ocorrer de forma repetitiva (furunculose de repetição) ou em um episódio isolado. A pessoa que teve um furúnculo pode não ter nunca mais.

Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?
Mito.  No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

O uso freqüente de tintura pode estragar os cabelos?
Verdade.  O uso continuado de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e da resistência.

Lavar os cabelos menstruada faz mal à saúde?
Mito.  Não há a menor problema entre estar menstruada e lavar os cabelos, não causa absolutamente nenhum mal à saúde.

Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?
Mito.  A crença vem da correlação com a poda das plantas. A diferença é que os galhos das plantas crescem pelas pontas, que são vivas. Já os fios de cabelos crescem pela raiz. As pontas são mortas e o corte não vai interferir com o crescimento.

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer dois no lugar?
Mito.  Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma, não porque aquele primeiro foi arrancado.

Pintar as unhas de vermelho fortalece e acelera o crescimento?
Mito.  O uso do esmalte não interfere na formação da unha pela matriz, portanto, não acelera seu crescimento nem a sua qualidade.

Banho demais faz mal à pele?
Verdade.  A água não faz mal à pele porém, o uso excessivo de sabonetes pode retirar a camada de oleosidade necessária para a manutenção da integridade da pele, causando o seu ressecamento, especialmente nos idosos e em cidades com clima seco.

As simpatias para tratar verrugas funcionam?
Verdade.  As simpatias podem funcionar para algumas pessoas. As verrugas são doenças causadas por vírus. As simpatias provocam uma auto-sugestão de que a pessoa vai ficar curada. Isto pode estimular seu sistema imune a combater os vírus, eliminando as verrugas.

Pele oleosa envelhece menos?
Verdade.  A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?
Verdade.  A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento). O uso de protetores solares diariamente retarda o envelhecimento cutâneo. Saiba mais.

A pele negra envelhece mais devagar?
Verdade.  Como o principal responsável pelo envelhecimento da pele é o sol e a pele negra é mais resistente a ele, ela demora mais para envelhecer.

Fonte: Dermatologia.net.

Tome nota da dica para evitar furúnculo e pêlo encravado. Antes de se depilar, principalmente com gilete, coloque álcool num chumaço de algodão. Em seguida, passe esse pedaço pela pele a ser depilada. Pronto! Já se ajudou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *