Vacina contra a gripe aviária

Um grupo de pesquisadores da Baxter Internacional – empresa da área da saúde que desenvolve produtos de biotecnologia, terapias especializadas e equipamentos médicos – anunciou o desenvolvimento de uma vacina contra gripe aviária segura e eficaz. Os resultados dos estudos clínicos acabam de ser publicados no The New England Journal of Medicine (NEJM). Mostram que a vacina é capaz de proteger contra três variantes do vírus H5N1, causador da doença.

Cerca de 75% dos voluntários envolvidos na pesquisa desenvolveram anticorpos contra o vírus da gripe aviária depois de receber duas doses da vacina, denominada Celvapan. Segundo a empresa, esse é o melhor resultado já obtido com vacinas contra a doença. Nesta etapa do estudo, foram imunizadas 248 pessoas saudáveis, de 18 a 45 anos, na Áustria e em Cingapura.

Esta é a primeira vez que cientistas desenvolvem uma vacina contra gripe utilizando cultura de células em vez de ovos embrionários de galinha – a principal tecnologia utilizada para produção de vacinas nos últimos 50 anos. Com esse novo processo – chamado Vero Cell -, as vacinas podem ser produzidas em cerca de três meses, metade do tempo de fabricação que a tecnologia baseada em ovos requer.